Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Elis encerra temporada no Jardim Ipê

Elis encerra temporada no Jardim Ipê

DSC_0192

O CineB esteve no último sábado, 15/7, no salão da Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, no Jardim Ipê, Zona Sul, para exibir o filme “Elis”, de Hugo Prata. Ao final da sessão, público cantou Romaria, música de Renato Teixeira, imortalizada na voz de Elis Regina.

As crianças sempre acompanham as sessões do CineB.

A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores foi palco, no último sábado, 15/7, de uma sessão do CineB, a terceira desde o ano passado. Localizada no Jardim Ipê, na região de Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, comunidade pode acompanhar, no salão paroquial, o longa metragem “Elis” que conta a vida de Elis Regina Carvalho Costa. Cantora desde criança, entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos. Com direção de Hugo Prata, traz no elenco Andreia Horta, Gustavo Machado e Caco Ciolcler entre outros. Foi a quarta e última sessão da temporada do longa “Elis” no CineB, exibido durante os meses de maio e julho.

Ganhadores dos livros doados pela ONG Eh Aqui.

Edivan e Verônica interpretam "Romaria", de Renato Teixeira, que virou sucesso nos anos 70 na voz de Elis Regina.
Para Verônica Barros Medeiros Lima, professora do Movimento de Alfabetização (MOVA) na igreja e responsável pelo eventos da paróquia, o convite para uma nova sessão “era esperado com expectativa, porque o pessoal já estava cobrando”, comentou, antes do início da sessão.
O pároco João Bonifácio saudou o projeto, que completou dez anos de existência em junho. “Nós só temos a agradecer por contar sempre com vocês na vida de nossa comunidade. Não conseguimos mais viver sem essa parceria, que agora completa dez anos. Espero estar com vocês por muito mais de dez anos”, completa.

Padre João Bonifácio e o coordenado do CineB, Cidálio Vieira Santos.

Após a exibição do longa, uma surpresa: o motorista de Uber Edivan Albino Rocha de Souza, que toca em todas as missas da igreja apresentou, ao lado de Verônica, a canção “Romaria”, de Renato Teixeira, imortalizada na voz de Elis Regina, que lançou a canção e o compositor para o estrelato no final dos anos 1970. A comunidade, em êxtase, entoou numa só voz, o refrão da canção:
Sou caipira pira-pora Nossa Senhora de Aparecida,
Ilumina a mina escuro e funda o trem da minha vida.

As irmãs Angela, Conceição e Vera Maria são fãs de carteirinha do CineB.

A comunidade providenciou um bolo para cantar parabéns pelos 10 anos do CineB.

Após a bela interpretação de “Romaria”, teve ainda um parabéns aos 10 anos do projeto, com direito a bolo e velinha. o público saiu com o riso no rosto. É o caso de Maria José da Siva Gomes, também conhecida como Maria Pula-Pula. Para ela, “melhor que o CineB não tem”, elogiou. As irmãs Vera Maria, Conceição e Angela também aprovaram a sessão. Conceição acompanhou as três sessões que o CineB fez na paróquia. Na primeira, Conceição estava sozinha. Na segunda convidou Vera e as duas chamaram Angela que estava pela primeira vez na sessão. “Sempre é tudo perfeito. Da próxima vez quero ver ‘Em ritmo de Aventura’ de Roberto Carlos”, cobrou.

Até a próxima sessão!

Na sessão, que contou com apoio do designer gráfico Odair José Rocha Nascimento, bastante atuante na paróquia, foram sorteados livros doados pela ONG Eh Aqui, uma parceira que funciona como uma facilitadora na doação de livros, visando democratizar o acesso à cultura. O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 56 mil espectadores em mais de 430 sessões gratuitas realizadas em comunidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Foram exibidos na tela do CineB mais de 100 longas-metragens e 69 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>