No Instituto Rogacionista, filme sobre Santo Aníbal

O CineB realizou uma sessão especial do filme “Por Amor aos Pobres – A Vida de Santo Aníbal”, no Instituto Rogacionista, na Água Branca, Zona Oeste da capital, na última sexta-feira, 24/11. Evento contou com a participação do diretor, Osmar Koxne.

Mais de 120 pessoas acompanharam, na noite da sexta-feira, 24/11, na Quadra Coberta do Instituto Rogacionista Santo Aníbal, localizado na Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, uma sessão especial sobre a vida de Santo Aníbal, fundador da Congregação Rogacionista no final do século 19, na Itália.
O evento gratuito, organizado pelo CineB, um dos maiores projetos de democratização do Cinema Brasileiro em funcionamento na cidade de São Paulo, contou com a presença do diretor do filme, Osmar Koxne, que participou, ao final da exibição do filme, de um debate com o público. Também estiveram no debate, o Padre Lédio Milanez, diretor-presidente do Instituto Rogacionista, o Padre Juarez Destro, presidente honorífico da instituição e Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto CineB.

O filme foi produzido pelo Instituto Rogacionista entre fevereiro e agosto deste ano. Inspirado na vida de Aníbal Maria Di Francia, “Por Amor aos Pobres” tem como cenário a cidade de Messina, Itália, no contexto da guerra de unificação daquele país, no século 19. Ao escrever uma carta aos diretores de jornais da cidade, padre Aníbal recorda momentos de sua infância e juventude. A intenção da carta é denunciar a injustiça dos governantes frente à repressão aos pobres e excluídos. O filme revela o jovem Aníbal entusiasmado e convicto de seu ideal, de transformar a situação dos moradores de Avinhão (Avignon), local degradado de Messina e que no filme é símbolo das periferias existenciais e geográficas da humanidade.

No debate, o pe. Lédio contou que o objetivo do filme é inspirar os jovens sobre a vocação de se viver “para os pobres”. Koxne contou sobre como  A atividade durou mais de uma hora. O público, formado por famílias e moradores de rua que frequentam os projetos sociais ligados ao Instituto além de moradores da região, participou com questionamentos sobre o processos de pesquisa histórica da produção e as locações escolhidas para retratar o ambiente vivido pelo santo na Itália. Ao final da sessão foram sorteados livros doados pela ONG Éh Aqui, parceira do CineB e camisetas do projeto.

O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB No Instituto Rogacionista

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

2 comments

  1. O filme sobre Santo Aníbal “por amor aos pobres” é antes de tudo uma mensagem para os nossos tempos de intolerância social.
    A carta que o protagonista escreve, denunciando os que acham que as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica é culpa deles é não que eles são vítimas de um sistema injusto, serve muito bem para o nosso tempo.
    Vivemos tempos sombrios, onde práticas higienistas querem tirar os vulneráveis de praças e ruas da nossas cidades. Em São Paulo somos testemunhas dessa ação.
    É preciso compromisso com a transformação social e destinar para estas populações políticas públicas que incluam e transformem a realidade e não a maquie como muitos desejam, inclusive gestores públicos.
    Parabéns ao CineB por trazer tema tão atual e democratizar o acesso ao cinema

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *