Cinema ao ar livre na Zona Sul

O CineB esteve no último sábado, 25/11, no Conjunto Habitacional América do Sul, região do Grajaú, para exibir “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, de André Pellenz. A sessão aconteceu ao ar livre na quadra do condomínio. Ao final, as crianças que assisitiram ao filme realizaram um animado debate.

Os moradores do Condomínio San Lorenzo, localizado no Jardim Belcito, Zona Sul de Sâo Paulo, estavam, no último sábado, 25/11, na expectativa para receber o CineB. Isso porque em agosto, o projeto esteve no condomínio Santiago, ao lado do San Lorenzo para exibir “Doméstica”. Ambos os condomínios integram o Conjunto Habitacional América do Sul, inaugurado no início desse ano, com 1.188 apartamentos divididos em condomínios. O projeto foi uma iniciativa do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que uniu os poderes municipal, estadual e federal para garantir moradia de qualidade para a população de várias áreas de risco da região do Grajaú e também de outras áreas da cidade.
A sessão ao ar livre levou mais de 120 moradores à quadra esportiva do condomínio que se transformou em uma belíssima sala de cinema, com a ajuda do tempo, que contribuiu com uma noite agradável.

O filme em cartaz, “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, é uma série exibida na TV Cultura que virou longa-metragem. Os protagonistas são confrontados com o maior caso de suas vidas: salvar o próprio edifício da destruição. Pippo, Sol e Bento se infiltram na festa de Dona Leocádia, a terrível síndica. Lá eles presenciam um crime “mágico”, que condena o Prédio Azul a uma demolição de emergência. Para completar, a única testemunha – o quadro falante da Vó Berta – desaparece. Para resolver o caso, os detetives contam com a ajuda do porteiro Severino, que empresta sua Kombi azul para ser a sede de investigação. A aventura fica completa quando Tom, Mila e Capim, fundadores do clubinho original, entram em cena para ajudar no caso.

Márcia Santos dos Santos, a condômina do San Lorenzo, que conta com 204 famílias, foi quem articulou o retorno do CineB para o América do Sul em menos de três meses. Ela esteve na sessão no Condomínio Santiago. “Eu levei minha família e gostei. Conversei com o Cidálio [Vieira Santos, coordenador do CineB] e tivemos uma nova sessão, dessa vez no nosso condomínio. Todos estavam esperando, muitos só conheceram o que é um cinema quando vieram morar aqui porque tem o CEU”, explica. O Conjunto Habitacional fica ao lado do CEU Três Lagos, que possui uma sala de cinema, que integra o circuito SPCine.

Dona Eva Maria da Silva mora com dois filhos e um neto, mas estava sozinha na sessão. “É bem perto de casa, né, vale a pena vir”. Ela conta que só assistiu a um filme no cinema em toda a vida: “Foi Ghost”. Já Ana Maria da Silva trouxe toda a família para assistir ao filme: as filhas Angela e Gabriela e as netas Ester e Evelyn, que assistiu a todo o filme confortavelmente em seu carrinho de bebê. “A gente sai da rotina, se diverte um pouco”, explica.

Jaqueline Suzan Jesus de Souza, responsável por levar o CineB pela primeira vez no Jardim Belcito, conta que a primeira exibição repercutiu muito. “Somos em sete condomínios e agora todos querem receber o cinema”, completa.

Ao final da sessão, Cidálio organizou um debate com cinco crianças que assistiram ao filme: Guilherme dos Santos (14 anos), Julio Santos Oliveira (12 anos), Thayla Vitória (10 anos), aniversariante do dia, Camila David Alves (12 anos) e Michaelly Conceição, que auxiliou a produção do projeto a montar a sessão na quadra esportiva.
O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB No Jardim Belcito – Condomínio San Lorenzo

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *