Em Jandira, estreia de novo filme

O CineB estreou mais um filme na última quinta-feira, 7/12. “João, o Maestro”, de Mauro Lima foi exibido no Centro Comunitário Escola e Vida Tata Loreta, em Jandira.

Foi a segunda sessão em Jandira desde novembro. Veja todas as fotos no final do post.

O CineB retornou a Jandira na última quinta-feira, 7/12, para exibir um novo filme: “João, O Maestro” de Mauro Lima. Em novembro, o CineB esteve na Comuna Urbana Dom Helder Câmara e exibiu “Tapete Vermelho” (veja matéria aqui). A sessão aconteceu dessa vez no Centro Comunitário Escola e Vida Tata Lorena, na Vila Paschoalin, em Jandira, próximo ao município de Cotia. A entidade é mantida pela Associação Cáritas São Francisco, que desde 1983 atua com famílias em situação de vulneabilidade social.

Segundo o Padre João Carlos Pacchin, a Cáritas atende cerca de 1.000 crianças em centros educacionais que atuam com o contraturno escolar como a Escola e Vida. O objetivo é oferecer formação para crianças filhas de mães trabalhadoras. “A gente cuida das crianças até os 12 anos de idade […] estamos iniciando também projetos de formação profissional, através da padaria comunitária, de hortas comunitárias”, explica. O padre comentou que conheceu o CineB através de Luiz Cláudio Marcolino, idealizador do projeto quando era presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “Ele viu nosso trabalho e achou que a proposta cabia, nos colocou em contato com vocês. Para nós é como uma bênção oferecer esse projeto para a comunidade”, finaliza.

Segundo Ana Paula Lima, coordenadora pedagógica da Escola e Vida Tata Loreta, 194 crianças entre 6 e 12 anos recebem atendimento no contraturno escolar com oficinas de apoio pedagógico, reciclagem, jogos e brincadeiras, artesanato, educação ambiental, informática e dança. Para ela, “ter o CineB na instituição é uma oportunidade única de cultura, porque poucos têm esse momento. Trabalham, estudam, vão para a casa e não têm esse momento de lazer.”, avalia.

Muitas famílias com crianças formavam as mais de 100 pessoas que lotaram o patio da entidade e que se divertiram com o “BMW Vermelho” (2000) de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro, o primeiro curta-metragem exibido pelo projeto, em 2007. Em seguida o público pode acompanhar “João, o Maestro”. O filme de Lima, narra a história do maestro João Carlos Martins considerado, quando criança, um prodígio do piano e uma revelação mundial ao se apresentar pela América e Europa. Estabelecido como pianista de sucesso na fase adulta, sobre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. O pianista tenta mudar de carreira mas retorna à vida musical, agora se aprensentando em concertos com uma mão só. No entanto, outro acidente fez com que ele, mais uma vez, tivesse que se reinventar.

Valmir Fagundes, morador do bairro, acompanhou toda a movimentação da sessão desde o início e adorou a iniciativa. “O filme relaciona muitas coisas, a fama, a caída, a recaída, mas sempre com uma retomada, mostrando que nunca nada está perdido”, avalia. Ao final da sessão foram sorteados camisetas e livros doados pela ONG Eh Aqui parceira do CineB e pela ONG Procedu.

O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB Em Jandira

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *