Dia 15/12 tem Cine B na Ocupação Povo Sem Medo, em SBC

O maior projeto de democratização do cinema brasileiro vai exibir, ao ar livre, no dia 15/12, 19h, o média-metragem “Apart Horta”, de Cecília Engels, na Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo. A diretora do filme participará de um debate com o público.

O Cine B, como um projeto de democratização e acesso à cultura, apoia o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que luta por moradia e qualidade de vida nas cidades. Por isso estará no dia 15 realizando uma exibição ao ar livre e gratuita do filme “Apart Horta” (2015), de Cecília Engels, na Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, em comemoração aos 20 anos de atuação do Movimento e aos 10 anos de existência do Cine B.

Segundo o coordenador do Cine B, Cidálio Vieira Santos, nesses 10 anos de existência atuando nas comunidades de São Paulo, o projeto tem oferecido uma experiência única às pessoas que não têm acesso ao cinema e à cultura. “Levamos toda a estrutura para transformar qualquer espaço em uma sala de cinema, com telão, cadeiras, sistema de som e até pipoca de graça com saquinhos estilizados. Os filmes que exibimos são produções brasileiras de qualidade que nem sempre chegam às salas de cinema ou ao grande público”, explica.

Cidálio reforça a importância da iniciativa depois que o show de Caetano Veloso e outros artistas como Criolo, Maria Gadu e Péricles, que apoiam o movimento, foi proibido de acontecer por uma decisão preconceituosa e elitista da justiça brasileira. “Esta população tem direito à cultura”, destaca. O show que aconteceria na Ocupação foi remarcado para acontecer no domingo, dia 10/12, no Largo da Batata em São Paulo.

Apart Horta, foi escrito e dirigido por Cecília Engels, jovem cineasta paulistana. Conta a história da baiana Nazaré que vai a São Paulo pela primeira vez para visitar seu irmão Natanael, que tem um estilo de vida voltado ao trabalho. Nazaré vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Aos poucos trazendo seu axé e cultivando alimentos no apartamento, Nazaré germina a transformação no ambiente da vida de Natanael e do prédio em que ele vive. O filme é entrecortado com quatro mini-documentários de personagens reais que realizam experiências de cultivo de alimentos na cidade de São Paulo. A cineasta participará de um debate após a exibição do filme.

O Cine B é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da capital paulista e adjacências. O projeto, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do Cine B mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

SERVIÇO
CINEMA BRASILEIRO NA OCUPAÇÃO POVO SEM MEDO EM SBCAMPO (ao ar livre)
FILME: APART HORTA
DIA:  15 de dezembro de 2017 | Sexta-feira | 19h
ENDEREÇO: Rua João Augusto de Sousa, 70 – Planalto, São Bernardo do Campo
REFERÊNCIA: Portão 3 da Scania
CONVITES: com a coordenação do movimento
INFORMAÇÕES: producaocineb@brazucah.com.br

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *