Documentário sobre Dom Paulo Arns reflete o combate à ditadura

Num momento em que vivemos os mais intensos ataques aos direitos humanos e ao Estado Democrático de Direito desde o fim da ditadura, o CineB inicia a nova temporada exibindo um documentário sobre Dom Paulo Evaristo Arns.

Dom Paulo Evaristo Arns com Tancredo Neves. Foto Sidney Corrallo/AE

O ano de 2018 começou marcado com um intenso ataque à luta pelos direitos humanos e o Estado Democrático. A repercussão do assassinato da vereadora Marielle Freire e os tiros contra a caravana do ex-presidente Lula, no Paraná, sinalizaram que a violência e o fascismo estão ameaçando cada vez mais a frágil democracia brasileira, que vem sendo atacada desde o impeachment de da ex-presidenta Dilma, em 2016.

A sociedade brasileira já não lembra mais o quanto esse clima favoreceu o golpe civil militar de 1964 que jogou o País num período de trevas que durou 21 anos. Por isso, na abertura da temporada 2018, o CineB irá exibir o documentário “Coragem – As muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, considerado o mais importante cardeal brasileiro do século 20. Ele defendeu os direitos humanos e enfrentou como poucos o regime militar. Co-organizou um dos mais importantes documentos sobre a ditadura, ainda no período militar: o projeto Brasil, Nunca Mais, que virou um livro com denúncia de milhares de torturas, desaparecimentos e assassinatos. Dom Paulo também organizou os pobres da cidade de São Paulo para que pudessem reivindicar os seus direitos fundamentais.

O filme, dirigido por Ricardo Carvalho, e recém-lançado nos circuito comercial será exibido no 19/4, quinta-fera, 19h, no Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, com entrada franca. E será exibido em outras sessões na cidade de São Paulo, como no Jardim Ipê, na Zona Sul da capital. Para o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos, o projeto cumpre um papel fundamental ao trazer para o debate com a comunidade um filme sobre Dom Paulo Evaristo. “Precisamos olhar para o passado para procurar entender o que estamos vivendo hoje. Dom Paulo era um religioso preocupado com os direitos fundamentais do ser humano, independente de sua fé, dor ou ideologia. Um homem preocupado em fazer o bem”, analisa.

O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

SERVIÇO
CINEMA BRASILEIRO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO
FILME: Coragem – As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns
DIA: 19 de abril | quinta-feira | 19h
LOCAL: Auditório Amarelo – Sindicato dos Bancários de SP
ENDEREÇO: Rua São Bento,413 – Centro – São Paulo
CONVITES: producaocineb@brazucah.com.br

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM IPÊ
FILME: Coragem – As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns
DIA: 28 de abril | sábado | 19h
LOCAL: Paroquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores
ENDEREÇO: Rua José Máximo Pinheiro de Lima, 410 – Jardim Ipê – São Paulo
CONVITES: na secretaria da igreja ou com Odair e Verônica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.