CINEB agora terá energia solar

Um furgão equipado com sistema de captação de energia solar vai gerar a energia para exibir os filmes da temporada 2018. Primeira sessão acontece no próximo dia 26/4, 19h, na ONG Juntos, na Zona Leste da capital.

CineB Solar une o trabalho sociocultural com ações de sustentabilidade e educação ambiental.

O CineB retoma sua temporada de filmes a partir deste mês com uma novidade: as sessões serão exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Com essa mudança o projeto agora passará a se chamar CineB Solar. A proposta com o CineB Solar é integrar o trabalho social realizado pelo CineB há mais de 10 anos nas comunidades de São Paulo, Osasco e Região, com um trabalho de consciência ambiental e sustentabilidade.

Painéis fotovoltaicos transformam a energia do sol em tensão elétrica que alimenta projetores e caixas de som.

O filme que fará o lançamento do novo equipamento na temporada será “João, o Maestro”, dirigido por Mauro Lima, que conta a história do pianista e maestro João Carlos Martins, que estreou no circuito comercial no final do ano passado. A sessão acontece no próximo dia 26/4, quinta-feira, 19h, na ONG Juntos, localizada no Jardim Brasília, Zona Leste de São Paulo, com entrada franca.
O veículo adaptado para captar a energia solar para exibir filmes é um projeto desenvolvido pela Brazucah Produções, parceira do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região na produção do CineB. O Cinesolar, como o projeto é conhecido, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas. O veículo circula por comunidades de todas as regiões do país levando cinema brasileiro e educação ambiental. Saiba mais em cinesolar.com.br.

O veículo conta com uma estação de educação ambiental em seu interior, onde é possível conhecer o processo que transforma a energia solar em energia elétrica.

Segundo o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos, o veículo utilizado no projeto mantém as mesmas características daqueles utilizados pelo Cinesolar. “O veículo recebeu uma pintura especial, valorizando a fauna e as histórias da cultura brasileira. Por dentro, é uma estação de ciências, com equipamentos que ajudam a explicar como se transforma energia solar em energia elétrica”, explica. Já estão programadas exibições para o mês de abril, maio e junho. Veja a programação completa do CineB Solar aqui.
O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

SERVIÇO
CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM BRASILIA
FILME: João, o Maestro
DIA: 26 de abril | Quinta-feira | 19h
LOCAL: ONG Juntos
ENDEREÇO: Rua Canfora,90 – Jardim Brasília – São Paulo
CONVITES: Na ONG, com Douglas (11 95865-3572) ou Sr. Humberto. Tel. 2746-1117
ENTRADA: Franca

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.