Moradia é tema de debate no CineB Universidade

“Era o Hotel Cambridge”, filme de Eliana Caffé, que aborda a questão da moradia na cidade de São Paulo, terá duas sessões acompanhadas de debate durante o mês de maio.

Histórias que se repetem na cidade de São Paulo.

O incêndio que destruiu, no dia 1º, o edifício Wilton Paes de Almeida, ocupado pelo movimento de moradia no Largo do Paissandú, Centro de São Paulo, chamou a atenção do mundo para um dos maiores dramas da sociedade brasileira que é o direito à moradia.

Em São Paulo, milhares de pessoas são obrigadas a viver em ocupações precárias porque não há, por parte do poder público, qualquer iniciativa que consiga resolver com dignidade e rapidez o imenso déficit habitacional que atinge a cidade. Isso porque a especulação imobiliária, o mercado financeiro e a concentração de renda impedem que trabalhadores e trabalhadoras tenham acesso a uma casa de baixo custo para morar com seus filhos.

A realidade dessa população é abordada no premiado “Era o Hotel Cambridge”, longa-metragem da cineasta Eliana Caffé, que aborda a questão das ocupações nos prédios do Centro de São Paulo. Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

O filme será exibido em duas sessões do CineB Universidades. No dia 16/05, na Unisantana, localizada na Zona Norte de São Paulo, para alunos dos cursos de História, Cominicação (Jornalismo, Marketing, e Tecnologos), Arquitetura e Urbanismo, Música, Pedagogia, Geografia e Educação Física. No dia 24/05, é a vez da FIAM/FAAM, campus Morumbi, na Zona Sul, exibir o filme para alunos de comunicação. As exibições serão seguidas de debate com a atriz Carmem Silva, que também é uma das lideranças do movimento de moradia na cidade de São Paulo.

O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

SERVIÇO
CINEMA BRASILEIRO NA UNISANTANA
FILME: Era o Hotel Cambridge
DIA: 16 de maio de 2018 | Quarta-feira | 19h
LOCAL: Auditório I – Bloco 1 – Unisantana
ENDEREÇO: Rua Voluntários da Pátria, 257/421 – Santana – São Paulo

CINEMA BRASILEIRO NA FIAM/FAAM
FILME: Era o Hotel Cambridge
DIA: 24 de maio de 2018 | Quinta-feira| 9h
LOCAL: FIAM/FAAM Campus Morumbi
ENDEREÇO: Avenida Morumbi, 501 – São Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.