Mais uma vez na FIAM/FAAM Morumbi

Pela terceira vez, alunos da Fiam/FAAM, campus Morumbi, receberam o projeto CineB na última quinta-feira, 24/5/2018. “Era o Hotel Cambridge”, filme de Eliane Caffé estimulou, entre os alunos, o debate sobre moradia e a questão dos refugiados ao final da exibição.

Alunos em frente ao auditório aguardam início da sessão.

Está virando tradição os alunos da Fiam/FAAM, campus Morumbi, acompanharem uma sessão do CineB. Na última quinta-feira, 24/5, o auditório da universidade estava repleto de estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Arquitetura e Urbanismo para acompanhar o longa-metragem “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé.

O filme aborda a questão das ocupações nos prédios do Centro de São Paulo. Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas. “Era o Hotel Cambridge” mescla atores profissionais como José Dumont e Suely Franco com moradores e lideranças da ocupação como Carmen Silva, Isam Ahamadi Issa e Guylain Mukendi. O filme foi premiado em diversos festivais de cinema do mundo como o Festival de San Sebatian (Espanha) e Festival de Cinema e Direitos Humanos (Suiça) além da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Abertura oficial da sessão, com o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos e a coordenadora adjunta do curso de Jornalismo, Maiara Lobato.

Para Maiara Lobato, coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da universidade, o CineB traz filmes bastante atuais para exibição. “Traz o pensamento crítico aos alunos e ajuda a promover o debate sobre questões da sociedade brasileira”, analisa. Maiara lembra que muito alunos nem conhecem o cinema brasileiro, e o projeto possibilita conhecer a produção atual do Brasil.
Após a exibição do filme, alunos e professores debateram os temas levantados pelo longa de Eliane Caffé. Para a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Cyntia Molina, que estava acompanhada dos alunos de primeiro semestre do curso, “estamos discutindo aqui a função social da propriedade, o processo de mundialização, a aldeia global, as questões ambientais e sociais, as questões dos refugiados”, destaca.

Para Laís Fiocchi, estudante de Jornalismo do primeiro ano, “é um mundo totalmente novo, porque nas escolas de ensino fundamental, ensino médio a gente não tem isso”, elogiou. Amanda Esteves Viana, aluna do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda, campus Ana Rosa, achou incrível um filme brasileiro abordar as questões presente no dia a dia do Brasil e do mundo. “A gente está acostumado a ver filme estrangeiro, então não tem essa valorização que teve. A gente viu que era ali na República, logo ali, que foi feito o filme, e foi feito com cenas reais”, destacou.

Ao final da exibição, alunos participam de um debate sobre o filme.

Já Cristian Cavalcanti Soares, aluno do terceiro semestre de Jornalismo,destacou a questão dos refugiados apresentada no longa. “Eu tive a oportunidade de participar de um documentário, em 2017, que se chama ‘Babel SP’, que está em processo de finalização, que aborda a vida dos refugiados árabes aqui no Brasil e como os brasileiros estão acolhendo-os. Quando você começa a entender o que eles estão passando, da questão deles não terem uma pátria, só então entendemos que eles precisam de ajuda”, comentou com no debate.

O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB Na FIAM/FAAM Morumbi

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *