CineB Solar em São Bernardo do Campo

Sessão ao ar livre no Parque São Bernardo, sábado, 11/08, reuniu público para acompanhar o longa-metragem “Encantados”, de Tizuka Yamazaki.

CineB Solar ao ar livre no Parque São Bernardo. Rua Celso Zoratti fechada para exibir o filme.

A cidade de São Bernardo do Campo recebeu, mais uma vez, o projeto de cinema itinerante do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. A primeira vez que o CineB esteve na capital do automóvel, berço do novo sindicalismo e do Partido dos Trabalhadores, foi em dezembro do ano passado, na ocupação do MTST Povo Sem Medo, no bairro Planalto.

Já no último sábado, 11/8, o CineB Solar, esteve no Parque São Bernardo, em uma das regiões mais densamente ocupadas em toda a Grande São Paulo, para exibir o longa-metragem “Encantados”, de Tizuka Yamazaki (Gaijin – Caminhos da Liberdade) . A sessão, organizada pela ONG Periferia Social ABC, aconteceu ao ar livre, na rua Celso Zoratti, fechada exclusivamente para exibir o filme.

Pipoca de graça para o público.

Nem mesmo o frio de quase 10 graus impediu do público acompanhar a história de Zeneida (Carolina Oliveira) uma das filhas de um importante político do Pará. Com mais dez irmãos, ela se destaca por seu jeito atrevido, perseverante e teimoso. Sensitiva, vê e escuta coisas que mais ninguém enxerga ou ouve, e após se mudar para a Ilha do Marajó fica encantada com Antônio (Thiago Martins), figura misteriosa que encontra nas andanças pela propriedade da família. A paixão pelo estranho e a intimidade com a natureza não são vistas com bons olhos por seus pais e a rebelde jovem passa a enfrentar um grande conflito dentro de casa ao ser considerada lunática.

Segundo Edinaldo Souza Oliveira, diretor da Periferia Social ABC, a comunidade há tempos pede que a ONG organize atividades culturais. “Nós temos o trabalho de sacolinha, quando padrinhos, na maioria donos de comércio, adotam uma criança no Natal, dando um kit com roupas e brinquedo, e o almoço de Natal, que acontece há mais de 20 anos”, explica.

Abertura da sessão com Alex Amaral, Belmiro Moreira, Sandra Bezerra, Luiz Claudio Marcolino, Cidálio Vieira Santos e Edinaldo Oliveira.

Sandra do Santos Bezerra, também da ONG, que ajudou a montar toda a estrutura do CineB Solar com cadeiras com identificação do projeto, telão, som, banners e carrinho de pipoca e distribuiu convites e panfletos na comunidade, lembra “o quanto é difícil para as famílias poder levar os filhos para o cinema, por conta do alto custo, então a gente trouxe o cinema até eles”, comemora.
Luiz Claudio Marcolino, diretor da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), um dos idealizadores do CineB, em 2007, quando era presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo explica que o projeto hoje consegue chegar a muito mais lugares: “com o CineB Solar é possível diversificar o atendimento. Antes era somente em escolas, SABs, entidades fechadas. Agora estamos indo aonde a gente sempre quis, nos bairros, nas ruas, chegar de fato próximo à população que não tem acesso ao cinema”, comemora.

O CineB Solar dispensa o uso de energia elétrica, porque utiliza somente a energia solar para exibir os filmes. Uma van adaptada com placas fotovoltaicas sobre o teto, conversores e baterias transformam a energia do sol captada durante o dia em energia elétrica para fazer funcionar todo o sistema de imagem e som e iluminação à noite. Na sessão, o sistema foi apresentado ao público, que pode entrar na van e conhecer como tudo funciona.

Público ligado no filme.

Para o presidente dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira, presente na sessão, a categoria está de parabéns por oferecer um projeto como o CineB Solar para as comunidades de toda a Grande São Paulo. “De fato muita gente não tem acesso à cultura, não tem acesso ao cinema de qualidade, brasileiro”, pondera. Outro que elogiou a iniciativa foi Alex Amaral que, através de Moreira, está organizando uma sessão no Jardim Santo André: “a gente viu nesse projeto uma coisa muito bacana para levar para a população de Santo André, então a gente veio hoje conhecer como funciona e prestigiar o trabalho”, analisa.

Muitas crianças e famílias moradores do Conjunto Habitacional do Parque São Bernardo, construído pelo ex-prefeito Luiz Marinho, acompanharam a sessão, agasalhados com cobertores e mantas para aguentar o frio, como Mayara Luzia, que trabalha no sistema de estacionamento rotativo da cidade. Ela estava acompanhada dos cinco filhos, Tifani, 14 anos, Sofia, 4 anos, Romão, 3 anos, Aluá, 2 anos e Heitor, 9 meses. “Achei bem legal a sessão, bem divertida”, comenta.

O friozinho não foi problema para os moradores do Parque São Bernardo.

Já Crislaine Tainara Silva Barros, diarista, moradora do bairro Boa Vista trouxe a família e até a vizinha. “Foi muito bom porque ensina a respeitar a natureza e não brincar com ela. Já estou esperando a próxima sessão”, finaliza. O projeto agradece o Diário do Grande ABC que mais uma vez publicou uma matéria sobre a sessão na região.

O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, que agora passa a se chamar CineB Solar quando estiver nas comunidades, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB Solar No Pq. São Bernardo

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

4 comments

  1. Fantástico projeto, fiquei emocionado com o convite para conhecer o Cine B, obrigado pela oportunidade Naldo, Sandra, Cidálio, Marcolino e Belmiro… sou fã de vcs

  2. QUERO PRIMEIRAMENTE PARABENIZAR PELAS ESSAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE TIVERAM ESSA INICIATIVA POIS ESTÃO REALIZADO UM SONHO DE MUITAS CRIANÇAS POIS POR SUA VEZ NUNCA FORAM EM UM CINEMA POIS OS PAÍS GOSTARIAM DE LEVAR CONCERTEZA MAIS TBM ELES TEM QUE ESCOLHER ENTRE O LAZER E O ALIMENTAR SUA FAMÍLIA ENTÃO ELES PREFERI ALIMENTAR SUA FAMÍLIA ENTÃO VENHO PARABENIZAR PELA ESSA INICIATIVA DESSE CASAL MARAVILHOSO E NOSSO CANDIDATO LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO NOSSO DEPUTADO ESTADUAL E DESSAS PESSOAS QUE PRECISAMOS PARA NOSSO FUTURO PARA GOVERNAR NOSSO BRASIL E TBM NÃO VAMOS ESQUECER DO NOSSO CASAL ABENÇOADO POR NOSSO DEUS POIS ELES JÁ ME AJUDARAM COM SEXTA BÁSICA E SACOLINHAS DE NATAL PARA MEUS FILHOS E SOBRINHO E ESTÃO SEMPRE PRONTOS A AJUDAR POIS MESMO QUE AGENTE PEÇA UMA AJUDA ELES NUNCA FALAM NÃO ELES SEMPRE DAR UM JEITO DE AJUDAR OBRIGADO PELA ESSA INICIATIVA MARAVILHOSA QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE TODOS VOCÊS E CONTINUA REALIZANDO E SIMPLES O GESTO MAIS E IMPORTANTE PARA QUEM ESTAR REALIZANDO O QUE SEMPRE SONHOU ESTÁ NA FRENTE DE UM TELÃO DE CINEMA COMO EU UM DIA REALIZEI MEU SONHO DE ASSISTIR UM CINEMA MAIS ONDE TIVE A HONRA FOI NA POVO SEM MEDO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E DEUS ABENÇOE SEMPRE NALDO E SANDRA BJS TCHAU AMO MUITO VOCÊS E O QUE PRECISA CONTE COMIGO SEMPRE.

  3. Parabéns a toda a equipe que organizou esse lindo trabalho pensando na população

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *