CineB exibe “Encantados” em Itaquera

O mais recente filme de Tizuka Yamazaki foi exibido no NCI Juntos Venceremos, no bairro José Bonifácio, na última quinta-feira, 30/8/2018.

NCI Juntos Venceremos virou uma sala de cinema no dia 30/08/2018.

O Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Juntos Venceremos, que fica no bairro José Bonifácio, região de Itaquera, Zona Leste de São Paulo, recebeu, na última quinta-feira, 30/08/2018, mais uma sessão do CineB. É terceira vez que o projeto exibe um filme na entidade que integra a rede de atendimento ao idoso da ONG Juntos – Jardins Unidos Num Trabalho de Obra Social.

Para Humberto Canavesi, diretor administrativo da ONG Juntos, a parceria entre o CineB e a entidade já rendeu muito resultado positivo, pois foram dezenas de exibições, nos últimos anos, nas entidades em que a ONG atua, em diversos bairros da Zona Leste. “Levar o cinema nacional para a periferia, para esse povo que tem dificuldade e não tem, muitas vezes, a possibilidade de frequentar o cinema tradicional pelo preço, pela distância, pelo local aonde mora, pelo transporte foi uma ideia genial, elogia. “E muito tem agradado a nossa comunidade, as nossas vovós, que frequentam o espaço”, conclui.

Humberto Canavesi, diretor da ONG Juntos, Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB e Claudia Martins, gerente do NCI.

Cláudia Marques Martins gerente da unidade, concorda com a opinião. “Da última vez que vocês vieram nosso público pediu para voltar novamente. A maioria dos idosos não vão ao cinema e tem quem fale que o CineB foi a primeira vez”, destaca.

O longa-metragem exibido, “Encantados”, de Tizuka Yamazaki, conta a de Zeneida (Carolina Oliveira) uma das filhas de um importante político do Pará. Com mais dez irmãos, ela se destaca por seu jeito atrevido, perseverante e teimoso. Sensitiva, vê e escuta coisas que mais ninguém enxerga ou ouve, e após se mudar para a Ilha do Marajó fica encantada com Antônio (Thiago Martins), figura misteriosa que encontra nas andanças pela propriedade da família. A paixão pelo estranho e a intimidade com a natureza não são vistas com bons olhos por seus pais e a rebelde jovem passa a enfrentar um grande conflito dentro de casa ao ser considerada lunática.

Luiz Claudio Marcolino, idealizador do CineB, deixa seu recado para o público de Itaquera.

O público acompanhou atento ao filme a ao final elogiou a produção. “Eu não sabia o que esperar do filme e quando vi, foi muito lindo”, confessou a estudante do 9º ano, Gabriela Silva Vilaça, que acompanhava sua vó, Celia Maria dos Santos, que frequenta o espaço há cerca de um ano e mora próximo ao NCI.

Maria Cleide da Silva estava impressionada com a semelhança do roteiro do filme com a peça de teatro que o grupo de idosos ensaiam toda a sexta-feira, e estreou no último dia 31, em São Mateus. “Vai ter curupira, eu vou ser a pagé mais velha, vou ter uma filha e vou falar em tupi guarani”, revela.
O CineB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB O NCI Juntos Venceremos

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *