Cinema brasileiro para o Povo Sem Medo do Capão

Ocupação do MTST na Zona Sul recebeu, no dia 31 de agosto, o CineB, que exibiu o longa-metragem “Encantados” de Tizuka Yamazaki e o curta “BMW Vermelho”, de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro.

O barracão da Ocupação Povo Sem Medo do Capão virou uma sala de cinema.

O CineB esteva mais uma vez em uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), na última sexta-feira, 31/08/2018, para exibir um filme brasileiro para esse povo trabalhador que luta por moradia e melhores condições de vida. Dessa vez, a sessão aconteceu na ocupação Povo Sem Medo do Capão, localizado na Zona Sul de São Paulo.

A ocupação existe há dois anos na região do Capão Redondo e o MTST conquistou uma importante vitória no final do ano passado com a negociação, bem-sucedida, com o proprietário do terreno, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e União que beneficiará cerca de 3.100 pessoas com a construção de 5 prédios de 18 andares.

E a pipoca no CineB é de graça.

A sessão aconteceu no barracão cultural do movimento, um bonito espaço comunitário reservado para aulas de costura, capoeira, jiu-jitsu, cursinho para os jovens e aulas para idosos, além de um privilegiado espaço para realização de eventos. O barracão virou uma perfeita sala de cinema, com espaço para a enorme tela de 200 polegadas.

No centro, Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB, e integrantes do movimento social da Zona Sul e da ocupação.

Em cartaz, o filme “Encantados”, de Tizuka Yamazaki, que conta a história de Zeneida (Carolina Oliveira) uma das filhas de um importante político do Pará. Com mais dez irmãos, ela se destaca por seu jeito atrevido, perseverante e teimoso. Sensitiva, vê e escuta coisas que mais ninguém enxerga ou ouve, e após se mudar para a Ilha do Marajó fica encantada com Antônio (Thiago Martins), figura misteriosa que encontra nas andanças pela propriedade da família. A paixão pelo estranho e a intimidade com a natureza não são vistas com bons olhos por seus pais e a rebelde jovem passa a enfrentar um grande conflito dentro de casa ao ser considerada lunática.

Pouco antes, foi exibido o curta-metragem “BMW Vermelho” (2000), de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro, com Otávio Augusto no elenco. O curta, é uma comédia sobre uma família que recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir. O tempo passa, e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados.

Após a sessão, uma roda de conversa sobre o filme.

Segundo Cecília Gomes de Souza Gladchi, que trabalha com vendas e integra a coordenação do movimento, foi através de Alberto Duarte, ex-bancário e atuante nos movimentos sociais na Zona Sul, que o MTST tomou contato com a possibilidade de levar a sessão à ocupação. “Nós temos um espaço que precisa ser utilizado, e um projeto como o CineB é sempre bem vindo. Achei maravilhoso o filme, não esperava que fosse tão interessante assim, falando sobre a natureza”, comentou, logo após a exibição.

Para o músico Josenildo Barros Bispo, também do movimento MTST, a sessão atendeu a expectativa: “foi um ótimo filme e um bom curta-metragem também. É um projeto bem bacana. A periferia igual em qualquer lugar, precisa de cultura”, destaca. Ao final da sessão, o grupo formou uma roda e realizou um descontraído debate sobre o filme e a realidade da população brasileira, carente de atividades culturais.

O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, que agora passa a se chamar CineB Solar quando estiver nas comunidades, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB Na Ocupação Povo Sem Medo Do Capão

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

3 comments

  1. Queria aqui parabenizar esse projeto lindo que leva um minuto de lazer pras pessoas que teem poucas oportunidades de ver filmes eu adorei o projeto e vou Divulgar em todas as minhas páginas pessoais

    Parabéns

  2. Bom primeiramente eu agradeço a todos que participaram adorei o filme muito bom e um projeto muito lindo valeu mesmo

  3. Boa tarde..
    Gostaria de parabenizar á todos os integrantes que participaram na organização do nosso cinema e agradecer ao movimento por ter cedido o espaço para todos nós nos divertimos com tanta Cultura e privilégio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *