Cine B Solar no City Jaraguá

Cine B Solar exibe “Historietas Assombradas – O Filme”, e reúne moradores no campo de futebol do Conjunto Habitacional City Jaraguá, Zona Norte da capital no último sábado, 29/09.

Antes de começar a sessão, perguntas sobre o cinema brasileiro.

No sábado, 29/9, mesmo dia que aconteceram as manifestações contra Bolsonaro em todo o país, o Cine B Solar organizou uma sessão especial no campo de futebol em frente à escola City 4, localizado no Conjunto Habitacional City Jaraguá, Zona Norte de São Paulo, e exibiu uma animação brasileira: “Historietas Assobradas – O Filme”, de Vitor-Hugo Borges.

O diretor já teve “Historietas Assombradas para Crianças Mal-criadas” incluído no segundo CD de curtas-metragens do selo CineB do cinema brasileiro e depois viu seu trabalho virar uma série do canal Cartoon Network. No longa, Pepe é uma criança que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais.

Muitas crianças e adolescentes acompanharam uma sessão de cinema pela primeira vez.

A organização de toda a atividade foi feita por Marli Siqueira, liderança comunitária, que está sempre envolvida nas lutas por melhorias para a comunidade. Ela conta que conheceu o projeto por meio de Luiz Claudio Marcolino, um dos idealizadores do Cine B quando era presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Ela conta que os moradores do conjunto habitacional são provenientes de áreas de risco e o governo municipal deixa muito a desejar nas áreas de cutura. “Tem muita criança aqui no bairro, mas não existe nenhum tipo de atividade de cultura ou de lazer para nossos filhos”, reclama.

Enquanto a produção montava o telão e as cadeiras, dezenas de pessoas se postaram ao lado do campo, esperando o momento para sentar. Em poucos minutos o espaço ficou tomado por famílias e sobretudo crianças. O coordenador do Cine B, Cidálio Vieira Santos, sorteou alguns brindes para o público antes da abertura oficial da sessão e do início do filme.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB Solar, Marli Siqueira liderança comunitária e colaboradoras.

Ao final do filme, muitos elogios e pedidos de retorno. O casal Ervaldo e Mauriceia de Souza estavam acompanhados da filha Sara, de 1 ano e 9 meses elogiaram a iniciativa. “Moro aqui há 10 anos e a gente nunca viu nada parecido”, comentou Mauriceia. Opinião semelhante teve Lucas Henrique, que trabalha como porteiro e ficou de longe assistindo o filme. Para ele o projeto “é importante porque estimula as crianças a pensar, a sair, a se desligar do celular e da internet”, declarou.

Para a auxiliar administrativa Solange Ferreira do Nascimento, que ajudou na organização do evento, a necessidade de cultura é grande entre os moradores da região: “tem muita criança que nunca foi ao cinema. Hoje eu conheci várias que falaram ‘tia, eu tô sonhando porque eu nunca fui ao cinema’. Isso me deixou tocada, e hoje eles tiveram a oportunidade de vir ao cinema, comer pipoca. Estou feliz”, confessou.

Foi o dia do #EleNão!

O depoimento de Solange confirmou-se poucos minutos depois, quando Fran Pereira, que trabalha com logística, mora no City Jaraguá há 9 anos e é mãe de três filhos pediu para falar com a reportagem para agradecer a organização da sessão de cinema: “Eu estou aqui pelos meus três filhos e gostaria que acontecesse bem mais. Se é legal para as crianças, para mim também é. Tem dia que eu não tenho dinheiro para comprar uma pipoca, então o que vocês fizeram foi importante para a gente. Parece nada, mas é”, finaliza.

O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, que agora passa a se chamar CineB Solar quando estiver nas comunidades, já contabiliza um público superior a 60 mil pessoas em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens.

Cine B Solar No City Jaraguá

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

3 comments

  1. Ótima iniciativa, nosso precisa muito de uns programas sociais para esse público.

  2. Obrigada Cidário,por trazer a comunidade do City Jaraguá,um pouco de lazer e cultura,esperamos repetir em breve,muito agradecida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *