CineB participa de inauguração de universidade

O CineB foi até a cidade de Guarulhos, na segunda-feira, 25/02, para exibir o longa-metragem “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé. Projeto participou de inauguração de uma universidade e exibiu o filme em sessão simultânea.

Cidálio Vieira Santos (ao centro), coordenador do CineB, e professores da universidade.

Alunos da Universidade São Judas da cidade de Guarulhos acompanharam, pela primeira vez, uma sessão de cinema brasileiro no último dia 25 de fevereiro. A unidade da Universidade abriu suas portas para os alunos e contou com uma sessão especial do CineB, que exibiu o longa-metragem “Era o Hotel Cambridge”, da cineasta Eliane Caffé.

O filme aborda a questão das ocupações nos prédios do Centro de São Paulo. Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas. “Era o Hotel Cambridge” mescla atores profissionais como José Dumont e Suely Franco com moradores e lideranças da ocupação como Carmen Silva, Isam Ahamadi Issa e Guylain Mukendi. O filme foi premiado em diversos festivais de cinema do mundo como o Festival de San Sebatian (Espanha) e Festival de Cinema e Direitos Humanos (Suíça) além da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Exibição simultânea, em diferentes auditórios, do longa de Eliane Caffé.

Cerca de 200 alunos de gestão (Administração, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Ciências Contábeis) e engenharia (Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção) acompanharam, de forma simultânea, reunidos em auditórios diferentes, ao filme de Eliane Caffé.

Para Denis Lopes, diretor da unidade Guarulhos da Universidade São Judas, inaugurar o campus com uma atividade cultural é um privilégio. “A gente precisa valorizar o cinema nacional. É uma oportunidade essa interação da sétima arte com a educação. Possibilita uma discussão de conteúdo bem interessante para os nossos alunos”, destaca. Os alunos acompanharam a sessão e elogiaram a organização do projeto, que ao final da exibição sorteou camisetas nos dois auditórios.

O Coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos, comemorou a exibição simultânea, inédita nos 12 anos de existência do projeto. “Foi diferente e possibilitou alcançar um público bem maior. Aproveito para agradecer os professores e a equipe técnica da Universidade os quais seria impossível realizar uma exibição simultânea”, elogiou.

O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 64 mil pessoas em mais de 512 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 124 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB Na São Judas Guarulhos

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

One comment

  1. Realmente foi muito importante a participação do CineB na São Judas Guarulhos, percebi o quanto os alunos e docentes entenderam a importância da arte ma academia trazendo a discussão e a possibilidade da multidisciplinaridade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *