“Sobre Rodas” estreia em Osasco

Primeira exibição do filme aconteceu na Regional Osasco dos Bancários, dia 27/03, e contou com a participação de Lara Boldorini, atriz principal do filme, que participou de um debate com o público.

Sessão lotou o auditório da Regional Osasco. Na foto, a atriz Lara Boldorini, o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos e professores da EE Prof. José Fotunatti

O longa-metragem “Sobre Rodas”, que estreou no circuito comercial em março, também iniciou sua temporada no CineB no último dia 27 de março. O filme foi exibido no auditório da Regional Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com uma participação especial: Lara Boldorini, a atriz de 15 anos que estrelou a obra do diretor Mauro D’Addio.

O filme conta a história de Lucas (Cauã Martins), um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Ele então faz amizade com Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, ambos iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a menina descobre o suposto paradeiro do pai.

Sessão contou com exibição do curta “Yzalú – Rap, Feminismo e Negritude”.

Lara e os pais, Celia Benedito e Marcos Benedito, foram dos primeiros a chegar ao auditório. Lara conta que filmou em 21 dias, em julho de 2016, quando tinha 13 anos. “Sobre Rodas” foi seu primeiro filme. Antes participara de uma minissérie e comerciais. “A novidade de ter um monte de gente lá, fingir ser outra pessoa, entrar num personagem, acho muito interessante. Eu achei incrível, ainda mais porque o filme se passa no interior, então é mais comum para as crianças saírem para uma aventura”, revela.

Antes do longa, o CineB exibiu o curta-metragem “Yzalú – Rap, feminismo e negritude”. O documentário narra a jornada de Yzalú, rapper negra, que encontrou na música uma ferramenta poderosa de combate ao racismo, machismo e classismo. O curta conta a história de seu single mais famoso, “Mulheres Negras”, que se tornou um hino entre as feministas negras. Com direção e produção de Inara Chayamiti e Mayra Maldjian.

A sessão, que lotou o auditório da regional, teve a presença de alunos e professores de ensino médio da Escola Estadual Prof. José Liberatti e um público da região que veio prestigiar a estreia do filme, como foi o caso do bancário Altair Neves, que estava acompanhado da filha Júlia e a irmã Elisângela Neves de Souza. Cauã Freitas de Oliveira, aluno da oitava série da escola Fortunatti, trouxe os pais Antonio de Oliveira e Isabel de Souza para ver o longa. “A professora falou sobre o filme e a gente veio ver como é”, comentou.

Lara conversou com o público após a exibição do longa

Após a exibição, Lara participou de um debate e respondeu questionamentos do público sobre as filmagens e sua carreira. Amigos da família de Lara, que mora em Itapevi, cidade da região metropolitana de São Paulo, também acompanharam a sessão, como é o caso de Nilceia Cavanha Souza e Cristiana de Melo Brochado, vizinhas que ainda não tinham assistido ao longa-metragem. Elas contam que conhecem Lara desde pequena e são “tias do coração” da jovem atriz. “Eu estava viajando, cheguei, vi essa oportunidade e vim correndo. Achei o filme maravilhoso, o tema bem atual”, comenta Nilceia. Já para Cristiana, “apesar dos personagens serem adolescentes, há uma pureza ali, um pouco diferente do que estamos acostumados hoje em dia. É de muito bom gosto”, completa.

Amigos da família de Lara assistiram ao filme pela primeira vez na Regional Osasco

Para Lara, participar da sessão foi uma experiência rica: “a última vez que eu assisti ao filme não teve essa interação. Aqui as pessoas ficaram comentando durante o filme e é muito divertido saber a opinião das pessoas enquanto o filme acontece. Achei incrível, adorei”, avaliou. O filme ainda será exibido em outras quatro sessões. Veja a programação abaixo.

O CineB Solar, parceria entre a Brazucah Produções e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 64 mil pessoas em mais de 512 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 124 longas metragens e 73 curtas metragens.

Programação de “Sobre Rodas” em abril

DIA: 06 de abril | Sábado | 19h
LOCAL: Instituto Prof
ENDEREÇO: Rua Ernest Renan, 261 – Paraisópolis, São Paulo.
CONVITES: na secretaria do Instituto

DIA: 12 de abril | Sexta-feira | 19h
LOCAL: Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal (Procedu)
ENDEREÇO: Rua 5 de novembro, 713 – União de Vila Nova, São Paulo
CONVITES: no Procedu

DIA: 13 de abril | Sábado | 19h
LOCAL: Igreja Santo Afonso
ENDEREÇO: Rua Manuel Pires 201 – Água Funda, São Paulo
CONVITES: na secretaria da igreja

DIA: 27 de abril | Sábado | 19h
LOCAL: CCA Vila Anglo
ENDEREÇO: Rua Pedro Soares de Almeida, 134, Piso Superior – Vila Anglo, São Paulo
REFERÊNCIA: Banco Itaú da Avenida Heitor Penteado
CONVITES: no CCA Vila Anglo

CineB Na Regional Osasco

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *