“Sobre Rodas” encerra temporada no CCA Vila Anglo

Projeto exibiu o filme “Sobre Rodas”, de Mauro D’Addio para familiares de alunos do CCA Vila Anglo, localizado na Zona Oeste da capital. Antes do filme, alunos do Centro fizeram apresentação de capoeira comandada pelo mestre Cabinha.

Alunos do CCA jogam capoeira acompanhados pelos mestres nos instrumentos musicais

O Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Vila Anglo recebeu, no sábado, 27/04, pela primeira vez, uma sessão do CineB Solar. A atividade aconteceu na quadra coberta do Centro, que funciona desde 1985 num prédio ao lado da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, na Vila Anglo Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo Jupira Moreira, assistente social e gerente de serviço do CCA o projeto social atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos e 11 meses em parceria com a prefeitura. Ela conta que conhece o CineB há anos, participou de várias sessões que aconteceram em outras entidades da região, e que “era um sonho fazer o CineB aqui. Hoje estou vendo esse sonho ser realizado”, destaca.

Jupira explica que das 115 famílias atendidas, a maioria são do entorno, mas muitas vêm de longe. “Tem pais que trabalham na região e trazem o filho aqui, ficam meio período com a gente. Tenho pais da Zona Sul, Zona Norte, Zona Leste e até de Polvilho, depois de Cajamar”, explica.

Público foi conhecer como funciona o sistema de captação solar na van do projeto

É o caso do professor de história da rede pública do Estado, Ley Gomes, que não mora na região. “Estou aqui por insistência da minha filha que ficou a semana inteira falando. Vim de uma visita ao Memorial da Resistência com meus alunos. Fomos acompanhados por um preso político da época da ditadura, e de lá vim para cá, peguei a Luíza e vim para cá, que é um espaço dela”, expõe.

“Sobre Rodas”

Foi a última das cinco exibições do longa metragem “Sobre Rodas”, dirigido por Mauro D’Addio, na temporada organizada pelo CineB. O filme, premiado em festivais internacionais e no Brasil, teve uma trajetória excepcional por onde passou, lotando sessões e recebendo elogios do público. Conta a história de Lucas (Cauã Martins), um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Ele então faz amizade com Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, ambos iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a menina descobre o suposto paradeiro do pai. O público acompanhou atento as peripécias da dupla de protagonistas, que estiveram presentes em outras sessões do filme durante o mês de abril.

A gerente do CCA, Jupira Moreira e o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos na abertura oficial do projeto

A diarista Maria Vanderluce Soares Matos, moradora da Vila Anglo há 7 anos aprovou a sessão e o filme: “Amei, adorei o filme, trouxe minha vizinha, o filho, e a outra vizinha, trouxe uma turma. Eu gosto muito de filme brasileiro, compro vários, tenho um monte, estou sempre comprando.  Já tinha visto o filme, comprei no camelô, assisti na minha casa, porque no cinema não dá. No cinema a pipoca fica muito cara, aqui a pipoca foi de graça. A minha filha fica aqui no CCA, ela participou da brincadeira sobre os filmes brasileiros que ela viu e ganhou uma camiseta (atividade organizada pelo coordenador do CineB Solar Cidálio antes da exibição do longa). Eu compro vários filmes brasileiros para ela, porque ela gosta”.

Capoeira

A sessão ainda teve uma atividade cultural organizada pela comunidade. Mestre Cabinha (Oscar Filho), do Grupo Central do Brasil e professor de capoeira e recreação do CCA, acompanhado dos amigos mestre Gia, contramestre Sapo e mestre Zezé animaram a atividade para os alunos jogarem capoeira.

O CineB Solar, parceria entre a Brazucah Produções e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 64 mil pessoas em mais de 512 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 124 longas metragens e 73 curtas metragens.

CineB Solar No CCA Anglo

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *