“Tito e os Pássaros” no City Jaraguá

Muitas crianças na sessão

CineB Solar exibiu animação brasileira no campo de futebol ao lado da EMEF City Jaraguá IV, Zona Norte da capital.

Nem o friozinho de outono impediu que os moradores do City Jaraguá, localizado na Zona Norte de São Paulo acompanhassem, no dia 25/05/2019, a estreia da animação “Tite e os Pássaros”, no CineB Solar. Pelo contrário, a estrutura montada pelo projeto, que leva a cada exibição cadeiras, tela, iluminação, som e até carrinho de pipoca, não foi suficiente para receber todo o público, que acompanhou o filme das arquibancadas do campo de futebol que fica ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEF) City Jaraguá IV.

Dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, “Tito e os Pássaros” apresenta o visual de uma pintura expressionista. Tito é um garoto de dez anos que vive com a mãe. O pai, um inventor, deixou os dois após um acidente com uma de suas máquinas. Quando uma epidemia do medo passa a atingir o mundo, Tito e seus amigos tentarão descobrir alguma forma de salvar a população. Para isso, buscará a ajuda dos pássaros.

Cidálio Vieira, CineB Solar, e equipe que colaborou na organização da sessão

A sessão, ao ar livre, foi comemorada pelos moradores do bairro, que consideram o local pouco atendido por políticas públicas, como aponta Marli Siqueira, liderança comunitária, que está sempre envolvida na luta por melhorias. “Falta muita coisa, principalmente para as crianças, então [o projeto CineB Solar] ajuda bastante, tanto que está vindo pela segunda vez”, destaca.

Nizabete de Souza Oliveira, que colaborou com a organização da sessão no campo de futebol explica que a comunidade está tentando oferecer algum lazer para as mais de 1.000 famílias que moram nos conjuntos habitacionais criados para atender os moradores que viviam em áreas de risco da cidade de São Paulo. “Eu era da Vila Penteado, região da Freguesia do Ó, e tínhamos um projeto lá, voluntário. Eu mudei para cá, achei a Marli como parceira, outras pessoas entraram conosco e vamos iniciar esse projeto aqui também, de fazer uma festa no dia das crianças”, revela.

Moradores acompanharam a sessão da arquibancada

A demanda por atividades para a família é grande, como aponta Ana Cristina Cardoso de Jesus, empregada doméstica e mãe de sete filhos. Ela estava acompanhada de Gabriel, 11 anos, João, 10 anos (“fez ontem”), Juri, de 8 anos e Samira, de 6 anos. Ela conta que os filhos estavam eufóricos desde a manhã do sábado, esperando o momento para ir ao cinema. “A gente não tem condições de levar para o cinema, para passear, e isso aqui para eles é uma festa”, reflete.

Após a sessão, o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos organizou brincadeiras com perguntas sobre a animação que renderam brindes do filme ao público. Ao final, Marcia Batista Lima, cuidadora de idosos, contou que no ano passado acompanhou com o sobrinho Victor Henrique, outra animação [Historietas Assobradas – O Filme]. “É maravilhoso, porque é bom para todo mundo”, finaliza.

Foram distribuídos brindes ao público presente

O CineB/CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 65 mil espectadores em mais de 520 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 126 longas-metragens e 74 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Solar No City Jaraguá

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *