Novo filme no CineB Universidades

Alunos do Centro Universitário Fiam-Faam unidade Ana Rosa acompanharam, no último sábado, 15/06, a pré-estreia do longa-metragem “O Olho e a Faca”, de Paulo Sacramento, e realizaram um debate sobre as características do filme.

Sessão do CineB Universidade aconteceu durante festival universitário.

O Anfiteatro do Centro Universitário Fiam-Faam Ana Rosa, localizado na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, foi o palco, no último sábado, 15 de junho, da pré-estreia do longa-metragem “O Olho e a Faca”, de Paulo Sacramento. O filme, que entra em cartaz no circuito comercial no próximo dia 27, está sendo exibido na programação do CineB em sessões especiais. No longa-metragem, Roberto (Rodrigo Lombardi) trabalha numa base de petróleo, e passa longos meses afastado da esposa e dos dois filhos. Nos momentos de distância, inicia um relacionamento com outra mulher. Um dia, Roberto recebe uma promoção no emprego, forçando-o a ficar ainda menos presente para a família e os amigos.

Sacramento, que dirigiu “O Rio Corrente” (2014) e o elogiado documentário “Prisioneiro da Grade de Ferro” (2004), tem uma longa carreira como editor de filmes como “Quanto Vale ou É por Quilo” (2005), de Sérgio Bianchi e “Amarelo Manga” (2004) de Cláudio Assis.

Alunos debateram o filme com os professores.

Sessão especial
A sessão, especial, aconteceu na Fiam-Faam durante o festival Teorias na Tele e no Rádio, que premia trabalhos de alunos do primeiro, segundo e terceiro semestre de Rádio e TV e Produção Audiovisual da universidade. Segundo o professo Bruno Casalotti, “a atividade é um projeto integrado, que envolve todas as disciplinas, e no final do semestre a gente faz como se fosse um festival de audiovisual e premia os alunos”, explica.

Para a coordenadora adjunta dos cursos de Rádio, TV e Vídeo, Produção Audiovisual e Produção Multimídia da Fiam-Faam, Isabela Goulart, o feedback que os alunos dão das sessões do CineB é muito positivo. “Têm sido muito variadas (as sessões), abordando desde questões de linguagem e estéticas, que os nossos alunos trabalham durante o curso, até os conteúdos que esses filmes trazem, e questões de mercado, porque a gente está falando de produções de audiovisuais brasileiras, e de um mercado onde esses alunos vão se inserir, então tem sido uma parceria muito positiva”, avalia.

Debate e prêmios
O filme possibilitou inúmeras leituras por parte do público presente, destacando tanto as questões estéticas quanto aquelas relacionadas ao drama psicológico que o personagem principal vive. Na sequência, os alunos participaram da premiação do festival organizado pelo centro universitário.

Até a próxima sessão!

CineB Solar
O CineB/CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 65 mil espectadores em mais de 520 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 126 longas-metragens e 74 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Universidade Na Fiam-Faam Ana Rosa

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *