Cidade A.E.Carvalho prestigia “Benzinho”

O CineB Solar esteve mais uma vez na Paróquia Cristo Ressuscitado, localizada na Cidade A.E. Carvalho, na Zona Leste da capital, na última sexta-feira, 19/07, para exibir o longa-metragem “Benzinho”, de Gustavo Pizzi.

Público acompanha explicação sobre funcionamento do CineB Solar.

A Zona Leste de São Paulo recebeu, na última sexta-feira, (19/07), mais uma sessão do CineB Solar. O salão da Paróquia Cristo Ressuscitado, localizada na Cidade A.E. Carvalho, virou uma sala de cinema para exibir o longa-metragem “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, que retrata a vida e os conflitos de uma família de classe média. O primogênito é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), lidar com as instabilidades do marido (Otávio Müller) e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.

Boa parte do público presente já tinha acompanhado a sessão do ano passado, que exibiu o documentário sobre Dom Paulo Evaristo Arns (veja aqui), caso da professora de educação infantil Francisca Ferreira Galvão. “O projeto é excelente, traz cultura, entretenimento, e ajuda a comunidade a estar junto”, destacou.

Sidnei Chaves de Oliveira, aposentado, é voluntário na paróquia e conta que o documentário de Dom Paulo Evaristo mexeu com ele e com muitos que acompanharam a sessão. “Isso fez com que eu tivesse vontade que vocês voltassem novamente. Então a gente só tem a agradecer a presença de vocês e queremos que venham mais vezes”, elogiou.

Paulo Oliveira Rodrigues, analista de sistemas e coordenador da comunidade na paróquia lembrou que a atividade é das poucas que oferece cultura para o bairro. “É muito legal para as pessoas que não têm a possibilidade de assistir filmes no cinema, e também traz aquela abordagem boa da cultura nacional para a gente dar um valor ao que é nosso”, analisa.

Sidnei de Oliveira, Cidálio Vieira Santos (centro) e Paulo Rodrigues, na abertura oficial da sessão.

Na sessão, tinha gente que estava pisando em uma sala de cinema pela primeira vez. Caso de Isaura dos Reis. Ela conta que nunca teve paciência para assistir um filme porque “dá sono”. Mas no CineB Solar ela confessou que foi diferente. “Foi gostoso porque o filme trata do dia a dia da família”. Isaura conta que convidou vizinhas, mas nenhuma podia, “então eu vim só e foi legal”, explica.

O destaque da sessão foi a presença de José Coelho da Silva, morador do bairro desde 1955. Seu José, como é conhecido, é o decano das atividades da igreja com seus 96 anos. “Vou fazer 97 em setembro”, comemora. “Nasci no Crato, no Ceará, em 1922”. Ele conta que frequenta semanalmente o grupo de idoso da paróquia e revela: “eu não assisto cinema em nenhum lugar, mas esse que vocês trazem eu gosto”, elogiou.

TV Câmara acompanhou a sessão e entrevistou Santos, coordenador do projeto.

TV Câmara
A sessão foi acompanhada pela TV da Câmara Municipal de São Paulo (canal digital aberto 61.4), que registrou a atividade, entrevistou o público, o coordenador do projeto Cidálio Vieira Santos e como funciona o sistema de captação e exibição de filme com energia solar. Veja a matéria aqui.

 

Sobre o projeto
O CineB/CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 65 mil espectadores em mais de 520 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 126 longas-metragens e 74 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Atualmente, o CineB Solar tem levado o cinema brasileiro às comunidades utilizando um veículo que capta energia solar para exibir os filmes em um telão. Além das exibições comunitárias, o projeto também realiza programações em universidades parceiras.

Texto e fotos: Carlos Rizzo

CineB Solar Na Cidade A.E.Carvalho

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

7 comments

  1. Muito bom ter a companhia do CineB em nossa paróquia! Apoiando o nosso cinema nacional Voltem sempre! <3

  2. Foi muito gratificante o nosso encontro
    Dia 19/07/19 aqui na igreja do Cristo Ressuscitado na cidade AECarvalho
    Com a equipe do projeto cine solar
    Assistimos um lindo filme, foi muito
    Agradável o projeto proporciona para
    As comunidades a opção de lazer Cultura
    Intretenimento e convívio entre as comunidades, parabens pela a oportunidades aguardamos um próximo
    Encontro .muito obrigada .

  3. Gostei muito do projeto e do filme também, o filme mostro a realidade de muitas familias que passam pelas mesma situação quando os pais precisam se despedir dos filhos para tentar algum melhor em outro Estado ou País.

  4. Adorei a sessão do Cineb.
    Um ambiente muito acolhedor e cultural.
    Espero que venha mais vezes para cá.
    Gratidão.

  5. Filme muito bom,retrata os problemas de nossa sociedade carente,por emprego,por moradia,e seus sonhos de uma vida melhor no exterior!

  6. Parabenizo ao sindicato dos bancários pela excelente iniciativa de propiciar a populacão a cultura brasileira. Hoje infelizmente é dificil um cidadão poder desfrutar de momentos de cultura sozinho devido ao elevado custo e deixar esse legado aos seus familiares e impossivel. São pequenas atitudes que se transformam em grandes gestos de inclusão e participação em uma sociedade mais justa e fraterna ao próximo. Vi muitas pessoas rir, se emocionar e até expressar sua opinião sobre ofilme. É preciso resgatar cada ser humano para a vida com ações como essa do cinema que nos fazem renascer para ousarmos ser um sujeito mais participativo e ativo na sociedade a qual estamos inseridos.O senhor Cidalio e todos da equipe presente foram de uma simpatia e uma receptividade tanto na nossa chegada quanto na saida nos deixando com vontade de voltarmos.Deus abencoe cada uma das pessoas que tem contribuido para a realizaçao desse maravilhoso cinema Brasileiro.

  7. …LSNSJC, agradeço a oportunidade para todos nós aqui da Paróquia Cristo Ressuscitado. Que o Senhor os proteja e abençoe.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *