CineB Solar chega ao Jardim Campinas

O CEI Jardim Campinas, localizada na Zona Sul da capital, recebeu, pela primeira vez, na última sexta-feira (26/07), uma sessão do CineB Solar, que exibiu o longa-metragem “Benzinho”, de Gustavo Pizzi.

Mesmo no período de férias, comunidade escolar compareceu à sessão.

A região do Grajaú, uma das mais populosas da cidade de São Paulo, recebeu, na última sexta-feira, (26/07), o projeto CineB Solar. O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Campinas, organizou, ao ar livre, uma sessão para exibir o longa-metragem “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, que retrata a vida e os conflitos de uma família de classe média. O primogênito é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), a lidar com as instabilidades do marido (Otávio Müller) e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.

A CEI Jardim Campinas atende 272 crianças de zero a quatro anos e abriu os portões da escola durante as férias para exibir o filme para a comunidade escolar, aos moradores do bairro e amigos, segundo a diretora da unidade, Ariana Lopes da Silva. “É um projeto de muita importância para todo mundo porque leva cultura para essas extremidades [da cidade]. A gente está com a casa cheia, a maioria são crianças e adolescentes e nesse horário não tem nenhum lazer, não tem nada nas férias, e este projeto bacana proporciona isso”, destaca.

Público foi conhecer como funciona o CineB Solar.

Ariana conheceu o CineB Solar quando o projeto esteve na Casinha CCJ São José, outro espaço de educação infantil localizado na região de Interlagos, também Zona Sul de São Paulo. Para Nerise Angelina Lopes, presidente da Associação São José, responsável pela gestão da CEI, conta sobre a importância de integrar a família e a escola na fase da educação infantil. “Família e escola têm que estar juntos. Então esses momentos são preciosos para nós, porque os pais absorvem o nosso trabalho e é uma alegria estar presente num momento tão gostoso como esse”, comemora.

Antes do início da sessão, o público conheceu o trabalho de Henrique Madeiros, de 18 anos, rapper poeta desde 2015 e produtor e articulador sociocultural no território do Grajaú, apresentou seu trabalho pouco antes da abertura oficial da sessão. Madeiros integra o Coletivo Vilanis, que organiza o Sarau Despertar, e recentemente foi selecionado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da prefeitura de São Paulo e apresentou um poema que você pode conferir abaixo:

CineB
2007, nascimento disso que hoje vocês podem ver
Sabe o que é? Não? É o CineB
Quase 13 anos de projeto no ar
Há dois anos é o CineB Solar

Verdadeiro Cinema Itinerante
Finalidade? Comunidade atuante e participante
Na periferia, democrático por inteiro
Aqui a prioridade é o cinema brasileiro

Abertura oficial da sessão, com Nerise Lopes, Cidálio Santos e Ariana da Silva.

A sessão contou com cerca de 100 pessoas, inclusive quem nunca havia pisado numa sala de cinema antes, como é o caso da dona de casa Vera Lúcia Souza Santos. Acompanhada da filha Sofia e do esposo. “Minha filha estuda aqui e eu vim partilhar com ela esse momento […] e fiquei maravilhada. Eu nem sei falar porque nunca fui a uma sala de cinema”, revela.

TV Cultura
A sessão foi acompanhada pela equipe de reportagem do programa Metrópolis, da TV Cultura, que registrou a atividade, entrevistou o público, o coordenador do projeto Cidálio Vieira Santos e a equipe técnica responsável pelo sistema de captação e exibição de filme com energia solar.

Programa Metrópolis, da TV Cultura, acompanhou a sessão.

Sobre o projeto
O CineB/CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 65 mil espectadores em mais de 520 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 126 longas-metragens e 74 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Atualmente, o CineB Solar tem levado o cinema brasileiro às comunidades utilizando um veículo que capta energia solar para exibir os filmes em um telão. Além das exibições comunitárias, o projeto também realiza programações em universidades parceiras.

Texto: Carlos Rizzo. Fotos: Rafael Beraldo, Fábio Eufrásio e Carlos Rizzo

CineB Solar No Jardim Campinas

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

11 comments

  1. Estive com a equipe do CRI CAMPINAS recebendo o cinema CINEB, projeto interessante que vai até a comunidade,levando cultura e entretenimento ,a sessão estava lotada,a comunidade adorou. Obrigada meu querido Cidalio e sua equipe .

  2. Projeto maravilhoso que leva o cinema para as comunidades que nem sempre tem como ir no cinema.excelente esse projeto.Parabéns pela iniciativa doCINEB

  3. A sessão foi linda a presença das crianças e a receptividade da equipe do CineB como sempre foi muito calorosa, gostaria de agradecer mais uma vez a equipe do CineB Solar e ao Cidálio pelo convite e sempre que puder estarei presente para apoiar este projeto maravilhoso e para curtir um bom filme na faixa. Iniciativas como esta precisam ser valorizadas pois levam entretenimento de qualidade e democratizam o acesso a uma atividade tão cara quanto a ida ao cinema.

  4. Prazeroso demais, este momento para tdos…o projeto CINEB é maravilhoso, sustentável além de levar cultural a lugares tão carentes de atenção!
    O público presente simplesmente amou participar, além de ser em um local q tdos ja conhecem!
    Esperamos mais oportunidades como esta! Obrigada a tdos os envolvidos!
    #CINEB
    #CIDALIO
    #EQUIPE
    #CEIJARDIMCAMPINAS

  5. Gostaria de agradece a presença do cine solar na CEI que minha filha estuda.
    Eu gostei do projeto
    E acredito no trabalho de vcs
    Parabéns
    Leide Laura

  6. Parabéns a todos da equipe CINEB, pelo lindo trabalho que proporciona a tantos públicos, ver os adultos e as crianças participarem desse momento foi gratificante.
    Este projeto merece cada vez mais ser valorizado.

  7. Parabéns a toda equipe, foi muito prazeroso participar desse momemto e levar alguns vizinhos para se divertir assistindo um filme bacana e comendo uma pipoquinha. Torcemos para que se repita mais vezes.

  8. Lindo trabalho! Vocês estão de parabéns! Projeto sustentável que leva entreterimento para adultos e crianças de uma forma muito criativa! Espero ter a oportunidade de assistir outros filmes com vocês muito em breve.

  9. Foi um momento maravilhoso,parabéns a toda a equipe e envolvidos. A Comunidade agradece,pois infelizmente não temos espaços culturais que ofereçam esses tipos de atividades para o bairro.

  10. Parabéns por proporcionarem momentos como esse de cultura e lazer principalmente aqueles que não tem acesso ao cinema.
    Que vcs permaneçam c esse projeto lindo sempre..
    Sucesso!!!

  11. Parabéns a equipe CINEB!!!! Foi maravilhoso participar de momentos como este pertinho de casa…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *