CineB Solar mais uma vez em Heliópolis

Sessão aconteceu na última sexta-feira, 9/8, na quadra da ONG Unas, na comunidade de Heliópolis, Zona Sul da capital, com a exibição de seis curtas-metragens selecionado no Festival de Curtas de Florianópolis. Ao final, público escolheu o melhor curta.

Alunas de balé da Biblioteca Comunitária apresentaram coreografia antes da sessão

O bairro do Heliópolis, conhecido como a maior comunidade da cidade de São Paulo, com mais de 100 mil habitantes, recebeu, na última sexta-feira, 9/8/2019, o CineB Solar para exibir curta-metragens selecionados na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A sessão aconteceu na quadra da Unas, a União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis.

A entidade oferece uma série de serviços como Centros da Criança e Adolescentes (CCA) e Centros Educacionais Infantis (CEI) em parceria com a prefeitura de São Paulo e conta com uma Biblioteca Comunitária, que recebeu o projeto para exibir os curta-metragens Bicho do Mato (15’33”); Vivi Lobo e o quarto mágico (13’00”); Mytikah – O livro dos Heróis (7’14”); Dela (8’15”) O véu de Amaní (14’54”) ; Dono de Casa (8’00”). A exibição aconteceu na quadra poliesportiva coberta da entidade. Saiba mais sobre os filmes aqui.

Maikon Azi, diretor do Sindicato, Cidálio Santos, coordenador do projeto, e Angela Ferreira, da ONG, na abertura da sessão

Segundo Angela Ferreira, coordenadora de projeto social da Unas e gestora da Biblioteca Comunitária, a comunidade ficou muito feliz por receber pela primeira vez o CineB Solar. “A gente trabalha a literatura através das artes e o cinema não é diferente. Tem pessoas que nunca foram no cinema e nós como propagadores da cultura temos que trazer o cinema para dentro do Heliópolis”, destacou.
Crianças que fazem aulas de balé na biblioteca com a professora Juliana de Souza Martins fizeram uma apresentação antes do início da sessão. “Apresentamos a coreografia das gatinhas, que faz parte do espetáculo baseado no livro ‘As princesas’”, explicou Juliana.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e funcionário do Banco Itaú Maikon Azi, morador da região, levar a “cultura popular para os brasileiros e brasileiras é a coisa mais linda que existe, porque a cultura educa para formar o cidadão para enfrentar todos os ataques que estamos sofrendo no nosso país”, avalia. Para ele, o trabalho do CineB Solar é fazer com que as pessoas “pensem e “tenham ideologia para construir um país melhor”, destaca.

Votação do público para escolha do melhor curta-metragem

O público, de mais de 150 pessoas que lotou a quadra do projeto, acompanhou todos os curtas e no final escolheu o melhor. O CineB Solar montou uma estrutura com cabine de votação e urna. Em Heliópolis, o mais votado foi o curta “Bicho do Mato”, com 32% dos votos, seguido por “Dela”, com 22%, “Dono de Casa”, com 16%, “O Véu de Amaní” com 14%, “Vivi Lobo e o quarto mágico”, com 10% e “Mytikah – O livro dos Heróis”, com 6%.

Para a autônoma Analice de Siqueira Cruz, moradora de Heliópolis há 24 anos, que estava acompanhando a filha, que faz balé na biblioteca, foi uma oportunidade única para as “crianças do bairro que nunca foram ao cinema, porque os pais não têm condições de levá-los. Quem tem 3, 4 filhos, como vai pagar para ir ao cinema?”, compara. Já a auxiliar de produção Bianca Bernardes Correa, foi à sessão porque adora cinema. “Fiquei sabendo pelo grupo de whatsapp e me programei para estar aqui hoje. Vim com meu filho Nicolas de 9 anos e eu adorei o ‘Véu de Amaní’”, destaca. Para ela, os moradores de Heliópolis são carentes de cultura, de “diversão sadia, por isso é bacana essa iniciativa de vocês”, finaliza.

O CineB Solar agradece a Elani Tabosa, que indicou a ONG Unas para a realização da sessão, a Vivian Dantas, Analu Camargo (professora de dança cigana no CEU Heliópolis) e todos os funcionários da Biblioteca Comunitária que colaboraram na organização do evento.

Funcionários da Biblioteca Comunitária,  visitantes e o diretor do Sindicato (á direita)

SOBRE O PROJETO
O CineB/CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 65 mil espectadores em mais de 520 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 126 longas-metragens e 74 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Atualmente, o CineB Solar tem levado o cinema brasileiro às comunidades utilizando um veículo que capta energia solar para exibir os filmes em um telão. Além das exibições comunitárias, o projeto também realiza programações em universidades parceiras.

CineB Solar Em Heliópolis

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

2 comments

  1. Parabéns a todos envolvidos pelo CineB Solar, em especial ao Cidálio, que põe muita energia boa, para que as comunidades recebam esta maravilha de projeto, dando a oportunidade de muitos que nunca foram no cinema se realizarem na sessão. Muito obrigada pela presença de vocês em Heliópolis! (Elani Tabosa (E&V Consultoria na Biblioteca Comunitária de Heliópolis)

  2. Essa sessão em especial não tem nada mais lindo ver o brilho no olhar das criancas, e muito gratificante esses riquezas estão tendo oportunidades de
    terem momentos gostosos… além do filme
    se deliciar com uma gostosa pipoca bem
    fresquinha parabens equipe do filme solar
    parabéns Cidalio e todos da equipe.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *