Vila Rica recebe mais uma sessão do CineB Solar

Público escolheu o melhor curta-metragem selecionado pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Sessão aconteceu na última sexta-feira, 30/08, na Zona Leste de São Paulo.

Sessão contou com um grande público infantil

Foi a 15ª vez que a Associação dos Moradores da Vila Rica, localizada na Zona Leste de São Paulo, recebeu uma sessão do CineB, agora CineB Solar. A sessão aconteceu na última sexta-feira, 30/08. A entidade, é uma das primeiras parceiras do projeto, e seu salão se tornou, mais uma vez, uma sala de cinema para exibir seis curtas-metragens selecionados na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: os premiados curtas Bicho do Mato (15’33”); Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13’00”); Mytikah – O Livro dos Heróis (7’14”); Dela (8’15”) O Véu de Amaní (14’54”) ; Dono de Casa (8’00”). Saiba mais sobre os filmes aqui.

A Associação dos Moradores, comandada Bia Moreno, sempre recebe muito bem o projeto e os moradores que vão à sessão. A produção do projeto conta até com uma “refeição” especial, preparada a cada sessão, com tortas e lanche de “carne louca” e as crianças e adultos têm refrigerante para acompanhar a pipoca de “Seu Antonio”, que é distribuída gratuitamente pelo CineB Solar.

Professores do EJA da EMEF Roquette Pinto

Além dos moradores da região, também participaram da sessão os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roquette Pinto, que fica próximo à entidade. Para o professor de Ciências, José Jailton Ferreira, que trabalha na escola há 14 anos, a parceria entre a escola, a entidade e o CineB Solar têm rendido bons frutos: “é enriquecedor, conhecer o cinema brasileiro. Dessa vez foram os curtas, então eles (os alunos) entenderem esse conceito de curta, e ter a votação, acho que é um aprendizado fundamental na vida deles”, destaca.

Para Walcir Previtare, bancário e Secretário Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financiero (Contraf) o CineB é uma ação que vai para além da categoria. “A gente precisa olhar para a sociedade, então é importante o CineB Solar que consegue reunir a comunidade para trazer bons filmes brasileiros, muitas vezes com debate. É um olhar diferenciado para a cidade, para as pessoas”, avalia.

Cidálio, coordenador do CineB Solar, Bia presidente da Associação dos Moradores e Walcir, da Contraf-CUT

VOTAÇÃO
Ao final da sessão, as pessoas escolheram o melhor curta em uma votação que elegeu o “Bicho do Mato”, com 38%dos votos, bem a frente de “Dela” e “O Véu de Amaní” que receberam cada um 18% dos votos, seguido de “Dono de Casa” com 15%, depois Vivi Lobo e o Quarto Mágico” com 6% e “Mytikah – O Livro dos Heróis” com 5%.

Giovana Barbosa Ferreira, 12 anos, aluna do 6º ano, adorou os curtas, “porque cada um tinha um objetivo. Um era para a menina se dar bem, tinha um que era para ajudar o outro. Eu amei todos, mas eu votei no ‘Bicho do Mato’”, destaca. Ana Beatriz Donato da Silva, 13 anos, aluna do 7º anos, também escolheu Bicho do Mato, porque o filme mostra que as pessoas ficaram zuando [a personagem principal] e não é legal. E no fim, aquelas pessoas que estavam falando mal perceberam que a menina que fez uma redação bem legal”,conclui.

“Bicho do Mato” foi o curta predileto do público com 38% dos votos

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Texto: Carlos Rizzo. Fotos: Fábio Eufrásio e Carlos Rizzo

CineB Solar Na Vila Rica

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

4 comments

  1. Em nome da associação de moradores de V Rica, quero agradecer por mais uma sessão na nossa comunidade. O público adoraram, principalmente as criancas. Os depoimentos foram bem bacanas e as fotos ficaram lindas.
    Até a próxima sessão !!!

  2. Amamos, que rica essa experiência que a Associação junto com o Cine B nos proporcionou! As crianças ficaram tão encantadas, que na volta para casa, seguimos dividindo entre nós a visão que tivemos sobre cada curta. A unanimidade para elas foi o Dono de Casa, acharam o máximo o menino querer ficar cuidando da casa, enquanto a menina, que na brincadeira, era a sua esposa, saía para trabalhar fora dela. Notei que se sentiram representadas! Também gostaram do Bicho do Mato, acharam triste o que acontecia com a garota no colégio e as dificuldades da família na cidade grande. Eu gostei muito de Vivi lobo e o quarto mágico, achei linda a animação, quanta sensibilidade! Lindo como a menina, em cada abertura de portas, descobre grandes mulheres através de seus nomes, tão peculiares quanto ao dela, usando isso como forma de superação! Parabéns!!! Queremos ir na próxima sessão que fizerem aí na Associação, gostamos do espaço e da pipoca!

  3. O projeto Cine B ,tem proporcionado aos moradores e alunos do Bairro de Vila Rica experiências maravilhosas de interação e conhecimento através dos filmes exibidos.
    A sociedade amigos do bairro de Vila Rica é grande parceira na realização do projeto.

  4. Eu e meu filho adoramos desde a equipe quanto aos filmes, muito educativo sempre que tiver iremos estar presentes parabéns a todos do cine b

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *