Cinema ao ar livre na Zona Leste

A EE Grohmann, localizada na Vila Campanella, Zona Leste de São Paulo, abriu seus portões no dia 12/09, para exibir, ao ar livre, o longa-metragem Que Horas Ela Volta?, com Regina Casé.

Sessão aconteceu no pátio externo da escola

Numa das noites mais quentes do final de inverno brasileiro, a Escola Estadual Maria Cecília da Silva Grohmann, localizada na Vila Campanella, região de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, transformou o pátio externo da escola em uma ampla sala de cinema ao ar livre. A sessão aconteceu porque a professora Célia Vieira Leal, que conheceu o CineB Solar durante uma exibição na paróquia Cristo Ressuscitado, na Cidade A.E. Carvalho, em agosto, procurou Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto, para que a escola em que trabalha há 20 anos pudesse oferecer uma atividade de cultura e lazer para seus alunos e familiares. “Trabalho na comunidade há muito tempo, e eu vejo que essas crianças e seus pais não vão ao cinema, não têm esse tempo de reflexão, um tempo para a família”, analisa.

Então o CineB Solar entrou em contato com a direção da escola que foi bastante receptiva à ideia de organizar uma sessão de cinema. Camila Brito, diretora da escola, conta que a unidade atende 534 crianças de ensino fundamental com idades entre de 6 e 11 anos e que n local nunca houve nada parecido até então. “Queremos envolver a comunidade num projeto porque a maioria não tem acesso ao cinema, à cultura, ao teatro, por exemplo” explica.

Crianças ligadas na exibição do curta metragem antes do filme principal

Para a sessão da Vila Campanella, o CineB Solar escolheu o longa-metragem Que Horas Ela Volta?, lançado em 2015, um dos maiores sucessos de crítica e público do cinema brasileiro. Regina Casé faz o papel de Val, a empregada doméstica que deixou a filha no interior de Pernambuco para passar 13 anos como babá do menino Fabinho, em São Paulo, e convive com a culpa de não ter criado sua filha Jéssica. Um dia recebe um telefonema da filha que quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Apesar do filme de Anna Muylaert já ter sido exibido em canais pagos e até na TV Globo, praticamente a unanimidade do público presente à sessão na escola não conhecia nem havia assistido ao filme.

Júlio César Silva Santos, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, funcionário do Itaú e morador próximo em um bairro próximo à escola, acompanhou a sessão. Para ele o CineB Solar é uma alternativa ao tradicional, que leva informação, conhecimento e cinema de qualidade às comunidades de São Paulo. “As pessoas que moram numa determinada localidade muitas vezes não se conhecem e não tem acesso à cultura e ao lazer. Então trazer o projeto a um espaço como este é uma forma de integração e um presente que, felizmente, o Sindicato pode proporcionar à comunidade”, declara.

O público ficou atento e permaneceu assim até o final da sessão

O clima durante toda a sessão foi ótimo e o público estava bastante feliz e descontraído, como é o caso de Alexandre Fernandes, que trabalha em uma churrascaria como garçom passador de carne. Ele estava acompanhando a filha Jasmine Lorrane, de 9 anos, aluna da segunda série, e elogiou o projeto: “é uma iniciativa para as pessoas saberem que se vocês não têm dinheiro para ir ao cinema, pode ir dessa forma aqui que é uma maravilha. Ainda mais se for no CineB Solar. Vou ficar ligado e aonde tiver sessão, se for perto aqui de Itaquera, na Zona Leste, estarei indo”, completou.

Quem já virou fã e acompanha o CineB Solar por onde ele passa são as amigas Floripes, Zeneide, Maria do Socorro e Francisca César. Elas conheceram o CineB Solar também na paróquia Cristo Ressuscitado, e já foram às sessões no Auditório Amarelo e agora na EE Grohmann. “Vocês estão de parabéns pela iniciativa”, elogiou Floripes, que é cabeleireira.

Depois da sessão, público conheceu o funcionamento do sistema solar do projeto

Para a coordenadora pedagógica da escola, Paula Maria Pereira, as comunidades de São Paulo precisam de mais iniciativas como a do CineB Solar: “A gente está muito feliz com o evento, que foi maravilhoso. As crianças adoraram, os pais vieram agradecer a atividade. Vocês estão de parabéns. Saibam que as portas do Grohmann estão abertas para voltarem sempre que quiserem”, finalizou.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Bruazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Com fotos de Fábio Eufrásio e texto de Carlos Rizzo

CineB Solar Na Vila Campanella

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

27 comments

  1. Excelente iniciativa do cine B de levar a cultura e entretenimento as famílias da escola Grohmann.

  2. Gostaria de Parabenizar o excelente projeto do Cine B em propiciar cultura entretenimento para toda a família.Foram momentos prazerosos que vi no rosto de algumas famílias.
    No final da sessão muitas pessoas agradeceram e pediram que repetissemos outras vezes.
    Para mim ver muitas mães de família largarem seus lares para terem um momento para elas., foi um presente maravilhoso.Pois ambas dedicam seu tempo a família é Deus afaseres do lar que acabam esquecendo delas mesmas.
    Espero que possamos ter á exibição de outros filmes em nossa escola.
    Consegui realizar um sonho antigo de ver pais e filhos assistindo juntos.Algo tão difícil hj.Precisamos fazer a diferença na vida dessas pessoas.Obrigada Sr.Cidalio por nos visitar e também agradeço a todos os meus amigos professores , coordenadora Paula , vice Adriana e minha querida diretora Camila que aceitaram e vestiram a camisa quando fiz o convite para que participassemos.Muitos professores estavam presente na exibição do filme.Muito obrigada…

  3. O Cineb é um projeto incrível, pois é capaz de levar cultura para locais onde muitas vezes crianças e jovens não possuem condições de cultura e lazer. Fiquei totalmente satisfeita com a organização e planejamento que o Cineb proporcionou aos alunos e comunidade da Escola Estadual Maria Cecília Grohmann. Foi uma noite incrível e de reunião familiar que muitas vezes em nossa sociedade deixamos esses momentos esquecidos.

  4. Oportunidade sensação.
    Comunidade ficou tão feliz. Foi um dia inesquecível para todos.
    A escola ficou tão orgulhosa desse projeto. É tão gratificante ver a comunidade em harmonia, todos em paz, se divertindo com a família.
    Só tenho que agradecer por todo esse trabalho maravilhoso.

  5. Achei a ideia maravilhosa!!! Minha sobrinha chegou em casa e para quem não pode ir, contou super empolgada, detalhes de todo o evento, desde o filme, a pipoca, o funcionamento do sistema solar, o sorteio, enfim, ela amou e certamente, sempre que tiver oportunidade irá outras vezes, assim como a gente. A iniciativa do projeto proporciona, não só que as crianças e adultos tenham um momento de lazer, que muitas vezes não tem condições financeira para usufruir, mas também proporciona uma interação maior da comunidade com a escola, o que é super importante.

  6. Eu sou professora da Escola Maria Cecília Grohmann.
    Fiquei encantada com esse projeto, tanto que comentei com minha irmã que é coordenadora de uma outra escola e gostaria de estar levar o projeto para a sua escola também.

  7. É UM PROJETO MARAVILHOSO, UNI BELEZA, CRIATIVIDADE, HARMONIA E PRINCIPALMENTE A UNIÃO ENTRE TODOS. É SATISFATÓRIA VER NOS OLHOS DE TODOS A ALEGRIA DE UM DIA ESPECIAL, FAMÍLIA E FUNCIONARIOS EM UM SÓ OBJETIVO ALIMENTAR O AMOR!!!!

  8. Gostei muito da iniciativa, precisamos ter mais, Meus Parabéns!!! Pelo trabalho de vcs

  9. Infelizmente não pude estar presente para prestigiar esse evento.
    O projeto é muito interessante, pois ver estes olhinhos vidrados , não tem preço. Da pra notar que as crianças estão gostando e é importante essa parceria com a unidade escolar. Muitas crianças e familiares não tem condições de ir ao cinema ou ter ter um momento de lazer com os filhos e esse deu a oportunidade de estarem juntos! Muito boa essa iniciativa!! Parabéns e que isso venha acontecer com mais frequência!!

  10. Foi uma noite linda que passamos com a equipe do cinema solar, como sempre o cine solar de forma brilhante proporcionou para adultos e criancas a oportunidade de assistirmos um lindo filme …que trás uma história sobre a sociedade brasileira com suas diferenças
    a miséria a ignorância e a submissão, e o
    mais legal e que o fime tambem mostrou
    que podemos mudar esse cenario atraves da educacao ,e aqui vamos lembrar Paulo
    Freire “Educação como prática da liberdade .”

  11. Essa noite ficará guardada na memória de cada um que compareceu… Noite super agradável, onde as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar um momento único com seus familiares e educadores, fato muito difícil de acontecer, ainda mais fora do horário de aula. CineB está mais que parabenizado por uma iniciativa tão maravilhosa. Amei estar com vocês, até a próxima

  12. Noite inesquecível!!! Uma noite de cinema na escola, fortalecendo vínculos e permitindo à todos terem o contato com o lazer.
    Parabéns CineB Solar!!!

  13. Parabéns aos organizadores! Excelente Projeto de cinema! As crianças, pais, professores, direção, comunidade, todos amaram esse evento! Da minha parte muito obrigado!
    E que venham outros!

  14. Foi uma noite incrível, achei a iniciativa maravilhosa e espero que tenhamos mais oportunidadesobre como está.
    Meu filho ficou encantado , pois nunca havia ido ao cinema.
    E esté dia ficou marcado pq assistimos juntos a um filme como se estivéssemos no cinema.
    Parabéns a tdos os envolvidos, para que este dia acontecesse.
    Muitoobrigado!

  15. Excelente iniciativa. Espero, que tenha outras sessões. A nossa comunidade, é muito carente. Tem muitas crianças, e adultos que não tem condições, de irem ao cinema. Espero que retornem, em breve. Parabéns, a todos os envolvidos!

  16. Sou COORDENADORA de uma escola Municipal e gostaria de realizar o projeto na minha escola, como faço,?

  17. Sou professora da escola, Maria Célia da Silva Grohamann. Adorei o projeto nossa comunidade estava precisando de trabalhos como esse. Parabéns equipe por esse excelente trabalho…

  18. Foi muito bom poder ver pais ,filhos, netos e avós assistindo o filme na Escola Maria Cecília. Hj esta cada vez mais difícil de reunir as famílias. Ver crianças dizendo que foi o melhor dia de suas vidas.Não tem preço esses momentos.Tomará que possamos ter outro filme para prestigiar do projeto Cine B.

  19. Fui assistir o filme Que horas ela volta? Na escola Maria Cecília Grohmann com meu filho é foi muito bom poder compartilhar com ele o enredo do filme.Mostrar a preocupação dos pais com o futuro e tb ter momentos de cultura.Obrigado CINE B por esse dia .Espero que voltem.

  20. Excelente projeto Cine B.Levar a cultura e lazer a nossa escola Maria Cecília Grohmann. Muitas pessoas não tem condições de assistir um filme e nem mesmo com a sua família.Inserir e não excluir é isso que faz a diferença na vida das pessoas

  21. Gostaria de parabenizar a toda equipe pela iniciativa, foi muito gostoso poder participar desse projeto que leva cultura a tanta gente de periferia que não tem acesso a isso!! Uma excelente iniciativa, espero que continue dando certo sempre!! Muito obrigado por me deixarem ter o prazer de participar desse acontecimento!!

  22. Parabéns!!! A todos os envolvidos , ver a felicidade das crianças não tem preço
    E que vcs possam espalhar cultura ir varias escolas…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *