Mais uma vez no City Jaraguá

Este ano foi a segunda vez que o CineB Solar esteve no City Jaraguá, Zona Norte da capital, no último dia 21/09, e nem o friozinho de fim de inverno assustou o público que foi conferir a Mostra de Curtas Infantis na Quadra da EMEF City Jaraguá IV.

Nem o frio e a garoa fina afastaram o público da sessão

City Jaraguá é um dos mais populares e populosos conjuntos habitacionais da Zona Norte de São Paulo. As cerca de 10 mil pessoas que moram nos prédios construídos no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) City Jaraguá IV já puderam acompanhar várias sessões do CineB Solar, que acontecem sempre no campo de futebol ao lado da escola.

Mas desta vez, o friozinho bastante atípico para o mês de setembro, e uma garoa fina e intermitente, bem no estilo paulistano, fez com que a sessão, que aconteceria ao ar livre, fosse para a quadra coberta da EMEF, que fica bem ao lado do campo de futebol. Mas o tempo não desanimou o público, que compareceu para prestigiar o projeto e acompanhar os seis curtas-metragens selecionados na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e que estão sendo exibidos pelo CineB Solar: os premiados “Bicho do Mato” (15’33”); “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13’00”); “Mytikah – O Livro dos Heróis” (7’14”); “Dela” (8’15”) “O Véu de Amaní” (14’54”) ; “Dono de Casa” (8’00”). Saiba mais sobre os filmes aqui.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB Solar e Marli Siqueira, liderança comunitária na abertura da sessão

Segundo Marli Siqueira, liderança comunitária que desde o ano passado está a frente na mobilização das sessões no City Jaraguá, a comunidade tem solicitado com bastante frequência as exibições do CineB Solar, que sempre reúnem muitas crianças e adolescentes. “Os pais agradecem muito porque não existe nenhum tipo de evento cultural no bairro. O povo até já sabe o nome do pipoqueiro do projeto. ‘O seu Antonio virá de novo?’”, questionam.

Mas em toda a sessão tem sempre gente nova aparecendo. Patrícia dos Santos Silva, dona de casa, estava pela primeira vez numa sessão de cinema. Moradora há mais de sete anos do conjunto habitacional, estava acompanhada do filho Estevão Silva dos Santos, de 9 anos. Ela conta que nunca teve oportunidade de ir a uma sessão de cinema na vida, mas estava encantada com o projeto, a organização e os curta-metragens. “Hoje eu gostei. Quero ver mais vezes”, pediu.
Já a estudante de pedagogia Emanuelle Oliveira da Conceição, moradora do Jardim Damasceno, conta que foi à sessão por acaso. “Estava visitando o namorado e percebi que teria algo diferente na quadra da escola e falei, ‘vamos lá ver’”.

Patrícia Silva com o filho Estevão: pela primeira vez numa sala de cinema

VOTAÇÃO
Nas sessões em que são exibidos os curta-metragens da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, está acontecendo uma escola do melhor filme pelo público, que recebe uma cédula ao final da exibição, vota em uma cabine e deposita o voto em uma das duas urnas montadas pela produção. E o público tem registrado sua preferência. No City Jaraguá, foram 53 votos: 47% escolheram o curta “Bicho do Mato”; “Dono de Casa” e “Dela”, tiveram 17% dos votos; “O Véu de Amaní”, 9% dos votos; “Mytikah – O Livro dos Heróis”, 7,5%; e “Vivi Lobo e o Quarto Mágico”0,5% dos votos.

Hora de escolher o melhor curta-metragem, um dos momentos de grande animação das crianças no City Jaraguá

Emanuelle avalia que cada filme retrata uma realidade deferente e que ajuda a refletir a realidade brasileira. “Eu mais gostei do ‘Bicho do Mato’, porque retrata algo que acontece na nossa sociedade, quando as pessoas que moram no interior vêm para a cidade grande em busca de uma vida melhor e acabam sofrendo bulling. Mas o que eu mais gostei do filme foi a parte em que a garotinha é escolhida como a que fez a melhor redação da escola”, finaliza.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Texto: Carlos Rizzo. Fotos: Fábio Eufrásio e Carlos Rizzo

CineB Solar No City Jaraguá

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *