CCA Juntos – Uma comunidade cultural

O CineB Solar esteve, na última quinta-feira, 26/9, pela primeira vez na CCA Juntos 1, no Jardim Eliane, Zona Leste da capital, para exibir, ao ar livre, a Mostra de Curtas Infantis do Festival de Cinema de Florianópolis. Antes da sessão, os alunos apresentaram um espetáculo de clowns para o público presente.

Público formado por alunos do CCA e familiares

O CineB Solar e a ONG Juntos – Jardins Unidos Num Trabalho de Obras Sociais – tem uma parceria de mais de 10 anos, mas essa foi a primeira vez que o projeto organizou uma sessão no Centro da Criança e Adolescentes (CCA) Juntos 1, localizado no Jardim Eliane, Zona Leste de São Paulo, na última quinta-feira, 26/09, para exibir os curta-metragens premiados na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Segundo a coordenadora do Centro, Telma Cristina Aguiar, o CCA Juntos 1 é uma parceria entre a ONG e a prefeitura de São Paulo que atende 138 crianças de 6 a 15 anos no contraturno escolar – manhã e tarde – com atividades socioeducativas nas áreas de esportes, música, dança, reforço escolar, acompanhamento das famílias, além de oferecer alimentação. A sessão aconteceu ao ar livre, no pátio de entrada da unidade, na última quinta-feira, 26/09, quando a comunidade pôde assistir os seis curtas-metragens selecionados na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e que estão sendo exibidos pelo CineB Solar: os premiados “Bicho do Mato” (15’33”); “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13’00”); “Mytikah – O Livro dos Heróis” (7’14”); “Dela” (8’15”) “O Véu de Amaní” (14’54”) ; “Dono de Casa” (8’00”). Saiba mais sobre os filmes aqui.

Antes da exibição, uma apresentação dos alunos de teatro e circo

Telma conta que acompanha as sessões do CineB Solar há bastante tempo nos outros espaços que a ONG Juntos administra. Ao todo são 12 projetos, e o CineB Solar já esteve em seis deles segundo o diretor administrativo Humberto Canavesi. “Nossa comunidade é super vulnerável, não tem possibilidade de ir a um cinema convencional, tanto é que as crianças estão muito felizes no dia de hoje e eu também, é uma gratidão viver essa experiência”, salientou a coordenadora do CCA.
Canavesi agradece ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região pela oportunidade de levar cultura a quem de fato precisa: “as famílias, os trabalhadores e trabalhadoras precisam ter mais acesso à cultura, ao lazer de qualidade e gratuito, então nada melhor que ter um cinema próximo de casa e com energia solar”, elogia.

Os frequentadores do espaço fizeram uma apresentação de um espetáculo que mistura teatro, dança. O trabalho vem sendo organizado pelo professor de teatro e circo Ney Arucará há cerca de um mês e foi a primeira vez que as crianças e adolescentes se apresentaram para um público. “A gente pode despertar neles um pouco do cômico, usando o teatro como antigamente, como uma forma de se comunicar, e através do teatro levar um olhar crítico. O palhaço ensina a gente reconhecer a nossa fragilidade, o nosso ser simplório e ingênuo que esquecemos, com a fase adulta”, explica.

A abertura da sessão, com Humberto Canavesi, diretor da ONG Juntos, Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto e Telma Aguiar, coordenadora do espaço

VOTAÇÃO
O pátio do CCA Juntos 1 lotou com crianças e familiares e todos receberam uma cédula ao final da exibição, e puderam escolher qual dos seis curta-metragens mais agradou. A produção montou cabines de votação e duas urnas que receberam ao todo 47 votos. “Bicho do Mato”, foi o escolhido pelo público, com 36% dos votos, seguido por “O Véu de Amaní”, com 23,5%, “Vivi Lobo e o Quintal Mágico”, com 15%, “Dono de Casa”, com 13%, “Dela” com 8,5% e “Mytikah – O Livro dos Heróis”, com 4%.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Texto: Carlos Rizzo. Fotos: Fábio Eufrásio e Carlos Rizzo

CineB Solar No Jardim Eliane

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

13 comments

  1. Excelente trabalho, somente a cultura é capaz de transformar uma comunidade com tantas dificuldades.
    Parabéns ao CINEB e a ONG JUNTOS!

  2. Ao Cine B agradeço pela parceria,a comunidade gostou muito ja estão perguntando sobre quando voltarão a medida que . Visto que é de suma importância que a cultura cinematográfica seja democratizada para com aqueles que pouco têm, sendo assim mais uma vez obrigado e voltem sempre.

  3. Muito bom todo este trabalho com o Cine B. Que está parceria continue rendendo muitos sorrisos as famílias, crianças e comunidades.

  4. É bom saber que tem pessoas trabalhando em pró dos menos favorecidos parabéns juntos

  5. É uma iniciativa muito nobre, precisamos valorizar mais nossas produções. Nosso país é um celeiro criativo dado o multiculturalismo presente de Norte a Sul. Parabéns aos envolvidos que possibilitaram e possibilitam o acesso democrático ao cinema. Que esse projeto se expanda cada vez mais.

  6. PARABÉNS cineb , voces fizeram um exelente trabalho para nossas criancas.
    foi tudo maravilhoso e de boa qualidade !!!
    continue realizando esse projeto e espalhando esses olhares de emoção ao ar livre

  7. Orgulho de conhecer e fazer parte dessa história.
    A ONG JUNTOS em parceira com o CINE B já proporcionou à inúmeras
    pessoas das comunidades que nos cercam a oportunidade de se sentirem mais próximas da realidade cultural que o cinema brasileiro nos oferece.
    Parabéns

  8. Foi muito interessante os filmes gostei muito muito mesmo foi uma ótima iniciativa para mostrar que não e qualquer filme que lança no cinema que e bom o do CineB também e bom e ate melhor então palmas pro cineb.

  9. Parabéns CineB Solar, pela iniciativa, por democratizar o acesso ao cinema nacional a comunidade do Jardim Eliane (CCA JUNTOS I).

  10. Foi um evento maravilhoso para a comunidade,e um conteúdo super legal para todos.
    Parabéns pela inciativa, e pelo cuidado com todos presentes.

  11. Nossa que lindo trabalho com todos do cca juntos 1 que tenha mais e mais

  12. parabéns a todos que fazem parte dessa equipe.. que estão de forma incansável
    fazendo um trabalho de transformação
    levando cultura informação lazer intretenimento oportunizando a todos acesso a cultura cinematográfica e a oportunidade de interação entre as comunidades .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *