Democracia em Vertigem estreia na Regional Osasco

O aclamado documentário da diretora Petra Costa foi exibido no dia 22/10 na Regional Osasco do Sindicato dos Bancários, e contou com um debate entre os participantes.

Daniel Reis, diretor da Regional Osasco, Cidálio Vieira, coordenador do CineB e Tafarel, vice-presidente da CUT-SP

O Auditório da Regional Osasco do Sindicato dos Bancários foi o palco, na última terça-feira, 22/10/2019, para a exibição do documentário “Democracia em Vertigem”, da jovem cineasta Petra Costa que, num tom autoral e intimista, desvela o processo de impeachment da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e analisa todo o processo de polarização política e da ascensão da extrema-direita ao poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Palácio da Alvorada enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma e a prisão do ex-presidente Lula. Circulou por festivais e estreou na Netflix, o site mais popular de streaming do mundo, em julho. Foi eleito pelo jornal New York Times um dos oito filmes mais importantes do ano.

A sessão foi acompanhada por bancários, representantes de entidades e movimentos sociais de Osasco que participaram de um rápido debate ao final da sessão. Para Carlos Eduardo de Carvalho, conhecido como Garrafa, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, o filme é o retrato de um momento difícil que o país vive, desde o processo de impeachment da presidenta Dilma, “onde o ataque sobre os trabalhadores é perverso e a nossa luta é grande para fazer os trabalhadores entenderem e abrirem os olhos para esta realidade cruel que a gente está vivendo”, destaca.
Para Valdir Fernandes, conhecido como Tafarel, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e vice-presidente da CUT-SP, o CineB tem um papel importante para a democratização da cultura e da informação: “num ano tóxico como esse, a cultura possibilita você começar a ver outros horizontes”, destaca.

Carla Daniela, expositora de Feira Orgânica que acontece na primeira e terceira quintas-feiras do mês na Regional Osasco

Além da exibição do filme, a sessão contou com a participação da jovem expositora Carla Daniele,de 23 anos, que integra o projeto Trilha Orgânica, formado por artesãos e produtores orgânicos que realizam, na primeira e terceira quintas-feiras do mês, uma feira orgânica na Regional Osasco. Carla expôs, no saguão de entrada do auditório, produtos de seu empreendimento chamado Budega Oz, como temperos especiais, castanhas e cachaças saborizadas. “A gente começou o empreendimento em outubro do ano passado, eu e uma amiga. O nome Budega Oz é porque somos de Alagoas e lá a gente tem esse costume de chamar tudo de budega, aí ficou Budega Oz, e Oz de Osasco”, revela.

Ao final da sessão, o debate rolou soltou, com a participação de vários dos presentes analisando o filme, a situação do país e os processos de mobilização da sociedade nos dias atuais. Ruy de Souza, cineasta da cidade, elogiou a iniciativa do CineB e do Sindicato dos Bancários: “Eu faço documentário, e achei uma grande oportunidade para debater o cinema brasileiro”, elogiou.

Roque da Silva, no debate ao final da sessão

Para o sociólogo Roque Aparecido da Silva foi um momento de encontrar colegas e poder chamar a atenção para as ações culturais que acontecem na cidade de Osasco. Já para a professora da rede municipal, Noana da Silva, o projeto dá a possibilidade das pessoas “terem acesso ao cinema, que não é uma arte tão popular. Merece respeito e carinho porque dá a oportunidade de assistir bons filmes e debater as obras”, elogia. A sessão contou com o apoio e colaboração de Tamires, funcionária da CUT-SP e Ivone, funcionárias da Regional.

SOBRE O CINEB
O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Na Regional Osasco

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *