Universitários analisam documentário

Estudantes de comunicação do Centro Universitário Fiam-Famm, unidade Ana Rosa, participaram, na última quarta-feira, 23/10, de sessão e debate do documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa.

Marcelo Gonçalves, diretor de Cultura do Sindicato e Cidálio Vieira, coordenador do CineB na abertura da sessão

O projeto CineB e o Centro Universitário Fiam-Faam são parceiros de longa data na organização de sessões de cinema com o melhor da produção brasileira atual. E na última quarta-feira, 23/10/2019, se uniram mais uma vez para exibir, no auditório da Unidade Ana Rosa, Zona Sul de São Paulo, o documentário “Democracia em Vertigem”.

O longa-metragem da jovem cineasta Petra Costa desvela, num tom autoral e intimista, o processo de impeachment da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e analisa todo o processo de polarização política e da ascensão da extrema-direita ao poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Palácio da Alvorada enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma e a prisão do ex-presidente Lula. Circulou por festivais e estreou na Netflix, o site mais popular de streaming do mundo, em julho. Foi eleito pelo jornal New York Times um dos oito filmes mais importantes do ano.

Edu Correa, professor de jornalismo da Fiam-Faam durante o debate

A sessão aconteceu durante a Semana de Comunicação e contou com a presença dos alunos dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas que, ao final da exibição, participaram de um debate com o professor de jornalismo Eduardo Luiz Correia e o diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Marcelo Gonçalves. Os debatedores enfatizaram que produções independentes como a de Petra, ajudam o país a entender, de uma forma mais ampla e crítica, os fenômenos políticos e sociais que o país atravessa. E que profissionais de comunicação precisam ter um olhar para esse mercado.

Correa lembrou que mesmo o filme sendo acessível na plataforma de streaming Netflix, o debate é fundamental para construir uma visão crítica sobre os fatos e acontecimentos. “No debate você tem a oportunidade de ouvir outras vozes sobre o mesmo tema, colocar contrapontos e fazer a reflexão”, o que enriquece quem participa, segundo ele.

Alunos de várias turmas participaram do debate após exibição

Gonçalves, diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários contou que assistiu o documentário pela primeira vez junto com os estudantes e o achou bastante provocador: “ele faz a crítica dos governos Lula e Dilma, mas revela as intenções dos governos Temer e Bolsonaro, o porquê se provocou um golpe, e quais seus objetivos. No final, Petra cita um pensador grego, que fala que a democracia só funciona quando é conveniente para as elites”, destaca.

Sara Corse, aluna do quatro semestre de Rádio TV, contou que já tinha visto o filme. “Ele já foi muito presente nas discussões de bar, mas achei o nosso debate um pouco menos caloroso do que imaginei que poderia ser. Acho que talvez a gente está vivendo um momento de anestesia política, é tanta merda acontecendo que esta é só mais uma e vamos lá, vamos ver como que acaba”, reflete.

Já para Maitê Simões da Parva Araújo, sexto semestre de Publicidade e Propaganda, foi muito bom o debate dentro da universidade. “Falta isso para nós, comunicadores, porque a comunicação é um agente de mudança e quanto mais comunicadores conscientes tivermos, mais a gente consegue transformar, abrir a mente da sociedade”, sugere.

SOBRE O CINEB
O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Na Fiam-Faam Ana Rosa

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *