De volta a Paraisópolis

CineB Solar esteve no último sábado, 26/10/2019, no Instituto Prof, Paraisópolis, região Sul de São Paulo, para exibir a Mostra de Curtas do Festival de Cinema Infantil de Florianópolis.

Equipe do Instituto Prof, que colaborou na montagem da sessão

Foi a segunda vez no ano que o CineB Solar esteve em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, no Instituto Prof, uma Organização Não Governamental (ONG) que atende 250 crianças de 6 a 14 anos no contraturno escolar e oferece cursos para a comunidade. Na primeira, em abril, o projeto exibiu o longa-metragem “Sobre Rodas”, de Mauro D’Addio (veja a matéria aqui).

Desta vez, na quadra coberta do espaço, o CineB Solar exibiu os seis curtas-metragens selecionados na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: os premiados “Bicho do Mato” (15’33”); “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13’00”); “Mytikah – O Livro dos Heróis” (7’14”); “Dela” (8’15”) “O Véu de Amaní” (14’54”) ; “Dono de Casa” (8’00”) (saiba mais sobre os filmes aqui).

Segundo a coordenadora pedagógica do instituto, Mara Parisi de Moura, quando se anunciou que o CineB Solar retornaria para exibir mais uma sessão, “todo mundo ficou muito empolgado”. Para ela, foi muito importante a passagem do CineB Solar no instituto. “Aqui no Prof, nunca tinha acontecido um evento desse tamanho, aberto para toda a comunidade. Quanto mais projetos tiver, melhor, para que todo mundo consiga aproveitar”, destaca.

Cidálio Vieira, Coordenador do CineB Solar e Mara Parisi, coordenadora do Instituto Prof

A sessão contou até com quem já acompanhou o CineB Solar de outros locais da cidade de São Paulo, como foi o caso de Ester Larissa Ribeiro, jovem aprendiz da Sodexo, que atualmente mora em Paraisópolis, mas conheceu o projeto quando estudava na EE Herbert Baldus, no Grajaú, (A escola sempre recebe o CineB Solar para sessões. Veja a última, que aconteceu em agosto deste ano, quando se exibiu o documentário “Fios de Alta Tensão”, de Guilherme Gag).Ester estava entre os colaboradores do Instituto Prof na organização da sessão. “Fiquei sabendo através do professor de basquete, então como eu gosto de cinema e já conheço o projeto, eu vim ajudar”, comenta.

O público, que lotou a quadra, adorou os curta-metragens exibidos. Ao final da sessão, o público escolheu o melhor curta através de votação, com cédulas e urnas montadas pelo projeto. Adriana Pereira dos Santos, analista de relacionamentos e a filha Julia Alves dos Santos, de 10 anos, aluna do instituto, acompanharam pela segunda vez uma atividade do CineB Solar. “Nós assistimos ‘Sobre Rodas’ e agora esses curtas. Votamos no ‘O véu de Amani’. É sempre muito bom, só queria que fosse um pouquinho mais longa a sessão, terminou rápido demais”, lamentou mãe, com concordância da filha.

Votação para escolha do melhor curta

O casal Luís Fernando Bezerra da Silva, padeiro, e Isabel Hermina, doméstica, acompanhavam o filho Cristian, de oito anos, aluno do instituto. Estavam pela primeira vez numa sessão do CineB Solar. “É interativa, feita para a família, muito bacana. Vocês estão de parabéns”, elogiou o padeiro. Os três votaram no curta “Dono de Casa”, que foi o grande vencedor da eleição do público, com 30% dos votos, seguidos dos curtas “Bicho do Mato” e “Véu de Amaní”, com 25% dos votos cada, seguidos de “O livro dos heróis”, com 8%, “Dela” com 7% e “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” com 5% dos votos.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Solar No Instituto Prof

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

2 comments

  1. Foi minha minha primeira experiência e achei sensacional! Indique para algumas entidades para vivenciarem a ação.

  2. Foi um prazer participar pela segunda vez do Cine B muito obrigada a todos envolvidos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *