Vem aí o 8º Prêmio CineB Solar

A Brazucah Produções e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizam, em 26/11, a entrega do 8º Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro, valorizando produtores e comunidades que exibiram os filmes do projeto nos últimos três anos. Guta Stresser, a Bebel da “Grande Família” vai ser a mestre de cerimônia.

O Prêmio vai homenagear produtores dos filmes, entidades e movimentos sociais que receberam o CineB Solar

É a festa Lado B do cinema brasileiro. B de Bancários, B de Brazucah e B de Brasil. Com tapete vermelho, troféu e muita comemoração e homenagens, acontece, no próximo dia 26 de novembro, a partir das 19 horas, no Café dos Bancário, no charmoso prédio Martinelli, sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Centro de São Paulo, mais um Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro. O prêmio foi criado para valorizar todos aqueles que se envolveram com o CineB Solar, um dos mais importantes projetos de democratização do cinema brasileiro, sejam produtores, de longa ou curta-metragens, sejam as comunidades, que abrem seus espaços para que o projeto leve o melhor do cinema brasileiro para quem não tem condições ou hábito de ir a uma sala de cinema ver um filme nacional.

A 8ª edição vai ter a atriz Guta Stresser, a Bebel da série “A Grande Família”, como a mestre de cerimônias. Ela vai conduzir a premiação de 33 longa-metragens, XX curta-metragens, e 45 entidades, entre associações, comunidades religiosas, escolas, organizações não-governamentais, ocupações e universidades que, desde 2017, abriram suas portas para receber o CineB Solar. Desde 2018, o projeto vai até as comunidades com um carro adaptado que capta e armazena energia solar, utilizada para alimentar o projetor, sistemas de som e iluminação das exibições.

Guga Stresser, a Bebel da Grande Família vai ser a mestre de cerimônias

Importantes filmes dos últimos anos do cinema brasileiro estão entre os premiados, como “Bacurau”, “Benzinho”, “Que Horas Ela Volta?”, “Era o Hotel Cambridge” entre outros. Até agora confirmaram presença diversos atores e diretores dos filmes: Thomás Aquino, e Thardelly Lima, do elenco de “Bacurau”; Paulo Pepe, diretor de fotografia de “Bienvenidos a Buena Vista”; Willem Dias, montador de “Causando na Rua”; Leonardo Brant e Graziela Mantoanelli, diretor e roteirista de “Comer O Quê?”; Ricardo Carvalho, diretor de Coragem – As Muitas Vidas deo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns; Felipe Kurk e Rodolfo Amaral, diretores de “Detox”; Fábio Zavelli e Hugo Prata, produtor e diretor do filme “Elis”; Amaurih Oliveira e Regina Braga, do elenco do filme “Irmã Dulce”; Newton Cannito, diretor de “Magal e os Formigas”, Fábio Nunez e Adriana Alves, diretor e entrevistada do documentário “Nega Que É Nega Não Nega Ser Nega Não”; Beto Brant, diretor de “Pitanga”; Osmar Koxne, diretor de “Por Amor aos Pobres, A Vocação de Santo Aníbal”; Denis Feijão, produtor de “Por Trás do Céu” e “Sabotage”; Dandara Pagu, representando Anna Muylaert, diretora de “Que Horas Ela Volta?”; Mauro D’Addio, diretor de “Sobre Rodas”; Rafaella Costa, produtora de “Sequestro Relâmpago”; Ivan Vale, diretor de “Sabotage” e Gabriel Bitar e Gustavo Steinberg, diretores de “Tito e os Pássaros”.

O CineB Solar já atingiu 70 mil pessoas em mais de 550 exibições

O diretor de “Bacurau”, Kleber Mendonça Filho, em viagem para promover o filme, já enviou mensagem por conta de sua ausência: “obrigado pelo convite, eu estive aí no ano de ‘Aquarius’, em 2016. Desta vez, não consigo marcar presença por conta das viagens ao exterior. É uma honra ter exibido o filme no Sindicato dos Bancários e no MTST. Acompanhei a sessão via fotos e relatos”.
A cada edição do Prêmio, um artista de destaque ou que tenha se envolvido com alguma das produções exibidas durante a temporada é convidado para comandar a premiação, que oferece um troféu, produzido exclusivamente para o evento, a cada um dos indicados. Em 2016, a última vez que aconteceu o Prêmio, a cerimônia foi apresentada pelo ator Aílton Graça. Nos anos anteriores, contamos com a participação do ator Caio Blat (2015), do cantor e humorista Falcão (2014), da cantora e atriz Negra Li (2013), das atrizes Lucélia Santos e Gorete Milagres (2012), do ator Caco Ciocler (2011) e do rapper Thaíde (2010).

Para Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto desde sua criação, em 2007, O Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro é uma oportunidade única para os realizadores e as comunidades que receberam os filmes exibidos pelo projeto “se conhecerem e confraternizarem. Essa festa têm a missão de unir as duas pontas do mercado do cinema, quem faz e quem assiste, mas tem, sobretudo, o papel de mostrar a importância do cinema nacional e a defesa da nossa cultura, que vem sendo atacada e vilipendiada nos últimos tempos”, destaca.

FILMES PREMIADOS
A Menina Índigo, de Wagner de Assis
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Benzinho, de Gustavo Pizzi
Bienvenidos a Boa Vista, de Elisangela Cordeiro
Causando na Rua, de Tata Amaral
Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita, Guilherme Valiengo
Comer O Quê?, de Leonardo Brant
Coragem – As Muitas Vidas Do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, de Ricardo Carvalho
Democracia em Vertigem, de Petra Costa
Detetives do Prédio Azul, de André Pellenz
Detox, de Felipe Kurc, Rodolfo Amaral
Doméstica, de Gabriel Mascaro
Elis, de Hugo Prata
Encantados, de Tizuka Yamazaki
Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
Fios de Alta Tensão, de Sérgio Gag
Irmã Dulce, de Vicente Amorim
João, o Maestro, de Mauro Lima
Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes
Made In China, de Estevão Ciavatta
Magal e os Formigas, de Newton Cannito
Nega Que É Nega Não Nega Ser Nega Não, de Fábio Nunez
O Olho e a Faca, de Paulo Sacramento
Pequeno Segredo, de David Schurmann
Pitanga, de Beto Brant
Por Amor aos Pobres – A Vocação de Santo Aníbal, de Osmar Koxne
Por Trás do Céu, de Caio Sóh
Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
Redemoinho, de José Luiz Villamarim
Sabotage, de Ivan 13P
Sequestro Relâmpago, de Tata Amaral
Shaolin do Sertão, de Halder Gomes
Sobre Rodas, de Mauro D’Addio
Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg

ENTIDADES PREMIADAS
Centro
Ocupação 9 de Julho

Região Leste
Associação de Moradores de Vila Rica
CCA Juntos II
Escola Maria Cecilia da Silva Grohmann
Movimento Cultural da Penha
NCI José Bonifácio
ONG Juntos
Paróquia Cristo Ressuscitado
Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal (Procedu)
Santuário Nossa Senhora da Paz

Região Norte
Cieja Perus

Região Oeste
CCA Vila Anglo
Comunidade City Jaraguá
Instituto Paredão
Instituto Rogacionista
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Paróquia São José do Jaguaré
Paróquia Natividade do Senhor de Santo Antonio
Centro Social Santo Dias

Região Sul
Paróquia Santos Mártires
Conjunto Habitacional América do Sul, condomínios San Lorenzo, Santiago
Igreja Santo Afonso
Escola Estadual Benedito Ferreira De Albuquerque
Escola Estadual Professor Joaquim Alvares Cruz
Escola Estadual Herbert Baldus
Associação de Moradores e Amigos da Água Funda (Amaaf)
MTST
Associação Nosso Caminho – CEI Miguel Antonio
Associação SSJ São José
Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores
Comunidade Jardim Ibirapuera
Instituto Prof
CEI Jardim Campinas
Unas
EE Professor Leopoldo Santana

Embu das Artes
Igreja Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas

UNIVERSIDADES PREMIADAS
Fiam-Faam Campus Ana Rosa e Morumbi
Unisantana
Universidade Brasil
Universidade São Judas Tadeu Guarulhos

Sobre o CineB Solar
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público de 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

SERVIÇO
8º Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro
Dia: 26 de novembro a partir das 19h
Local: Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e região
Endereço: Rua São Bento, 413 – Centro – SP

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.