“Descobrimos muitas coisas boas”

CineB Solar esteve no NCI Nossa Senhora de Lourdes, em Itaquera, região Leste da capital, na última quinta-feira, 31 de outubro, para exibir os curta-metragens selecionados no Festival de Cinema Infantil de Florianópolis

Público conhece o carro que capta a energia solar que alimenta os equipamentos de projeção, iluminação e som da sessão

Foi um final de tarde e início de noite agradável para quem frequenta o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida Pires do Rio, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Os cerca de 150 idosos que frequentam diariamente o espaço, administrado pela ONG Juntos – Jardins Unidos Num Trabalho de Obra Social – pode acompanhar uma sessão de cinema, ao ar livre, numa noite enluarada, um complemento de atividade para quem já participa das oficinais socioculturais do NCI.

A ONG Juntos administra 12 espaços na região leste de São Paulo que atuam com idosos e crianças no contraturno escolar, e indicou, pela primeira vez, a realização de uma sessão do projeto no NCI Nossa Senhora de Lourdes. “É fantástico, porque atinge aquele pessoal que tem toda uma dificuldade de ir a um cinema tradicional, tanto pelo custo como pela distância. Aqui eles podem comer uma pipoca e passar uma noite agradável, com os demais membros da comunidade”, destacou Humberto Canavesi, diretor da ONG, que tem acompanhado o CineB Solar há quase dez anos.
Em cartaz, seis curtas-metragens selecionados na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: os premiados “Bicho do Mato” (15’33”); “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13’00”); “Mytikah – O Livro dos Heróis” (7’14”); “Dela” (8’15”) “O Véu de Amaní” (14’54”) ; “Dono de Casa” (8’00”). Saiba mais sobre os filmes aqui.

A abertura da sessão com Cidálio Santos (CineB Solar), Humberto Canavesi  (ONG Juntos) e Maria Neusa Leão (NCI)

Segundo a coordenadora do NCI, a educadora Maria Neusa Ribeiro Leão, o espaço, que funciona há 15 anos, conta com o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova), além de distribuir leite pelo programa Viva-Leite. E a sessão foi um momento de confraternização muito importante, porque “valoriza a comunidade. Muitas pessoas aqui ainda não conhecem uma sala de cinema. E poder conhecer, junto com o filme um projeto do carro com energia solar é fantático”, comemora.
Para o boliviano Fraser Marcelo, que trabalha com costura e está há 12 anos no Brasil, a atividade é uma oportunidade de sair com os filhos, pequenos. “Soube da sessão porque eu pego o leite, e vim direto da escolinha de Fred Mateus, 3 anos. A Jéssica Isabel tem 9 anos. A gente até já foi ao cinema, mas não é frequente porque com a família fica caro”, revelou.

Roseli Reis Pereira, vendedora da Natura e Avon, estava acompanhada do esposo, Francisco, que a convidou para a sessão, e com o filho menor, Lucas. Segundo Roseli, a filha mais velha não os acompanhou porque estava estudando. “É bom, um momento com a família, entretém crianças e adultos. A sessão foi uma novidade para todos daqui”, explica.

Público escolheu “Bicho do Mato” como o melhor curta-metragem

Já Rosinei Maria dos Santos, dona de casa e moradora da região há 28 anos, estava acompanhada dos filhos Yasmim, Isaías e Lucas, foi uma oportunidade poder participar da sessão. “Descobrimos muitas coisas boas”, referindo-se às temáticas dos curtas e ao funcionamento do carro com energia solar.
A sessão ainda contou com a votação que escolheu o melhor curta-metragem, e como nas outras sessões, “Bicho do Mato” foi o grande vencedor, seguido de o “O Véu de Amaní” e “Dono de Casa”.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Solar Em Itaquera

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *