2020 vem com tudo no CineB Solar

Três filmes estreiam na temporada 2020 do CineB Solar, ano em que o projeto comemora 13 anos: a live-action “Turma da Mônica, Laços”, o longa-metragem “Selvagem”, que retrata as pressões que os estudantes viveram durante as ocupações nas escolas; e o documentário “Torre das Donzelas”, sobre as memórias das presas políticas, entre elas a ex-presidenta Dilma. Todos com entrada franca.

O filme “Turma da Mônica, Laços” vai ser o primeiro filme a ser exibido em 2020

O ano de 2020 começa com tudo e com muita novidade boa no CineB Solar, em comemoração aos 13 anos de projeto. Já no mês de janeiro, teremos o gostinho de infância dos clássicos do Maurício de Souza e sua turminha do limoeiro com a live-action “Turma da Mônica, Laços”. O filme será exibido no dia 31 de janeiro no Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal (Procedu), na União de Vila Nova, Zona Leste de São Paulo. Aproveitando as férias escolares, a sessão contará com debates com as crianças ao fim do filme, sorteio de álbuns de figurinhas da turma da Mônica e, claro, a oportunidade de se deliciar com Cebolinha e sua turma em mais uma aventura. No longa-metragem, o cachorro de Cebolinha desapareceu, ele desenvolve um de seus planos infalíveis e conta com a ajuda de seus fiéis amigos, Mônica, Magali e Cascão para encontrá-lo. Juntos irão enfrentar desafios e viver uma grande aventura. Kelvin Vechiatto, Giulia Benite, Laura Rauseo e Gabriel Moreira formaram elenco com a direção de Daniel Rezende. O filme estreou no circuito comercial no segundo semestre de 2019 e, além do Procedu, também será exibido no dia 14 de fevereiro, no Centro de Formações e Recreação São José, e 7 de março, no Centro para a Criança e Adolescente (CCA) Nossa Senhora de Fátima, Jardim Herculano, ambos na Zona Sul da capital.

SESSÃO ESPECIAL DE “SELVAGEM”

As novidades não param por aí. No dia 29 de fevereiro, teremos uma sessão especial  nas telas do CineB Solar o longa-metragem “Selvagem”, que aborda as ocupações nas escolas com a história dos protagonistas Sofia e Ciro, que são estudantes em uma escola pública que sofre com a falta de merendas, problemas de infraestrutura e ameaças de fechamento. Quando os estudantes decidem iniciar as ocupações, Sofia e Ciro não participam no primeiro instante, no entanto, percebem a importância das reivindicações. À medida que se integram ao movimento, a pressão policial aumenta para que haja a saída dos alunos a qualquer custo. Com direção de Diego da Costa e com Fran Santos, Kelson Succi e Lucélia Santos no elenco.

A sessão, ao ar livre, acontecerá no bairro Barragem, extremo sul de São Paulo, no terreno do ônibus-biblioteca administrado pela IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) que organiza a atividade em conjunto com o coletivo Perifeminas, e contará com um debates entre os jovens e o produtor do filme Well Darwin.

Cena do filme “Selvagem” exibido também no 26º festival de cinema Latino-Americano

“TORRE DAS DONZELAS”

Em março, o CineB Solar apresenta o documentário “Torre das Donzelas”, da cineasta Susanna Lira, que estreou no circuito comercial no final de 2019. No filme, um grupo de mulheres revisita suas histórias como presas na penitenciária feminina chamada de torre das donzelas, 40 anos após a ditadura militar. Entre as entrevistadas, a ex-presidenta da República Dilma Rouseff. A sessão acontecerá no Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo em parceria com a Comissão de Mulheres do Sindicato, com participação da diretora do filme Susanna Lira. Mais informações pelo e-mail producaocineb@brazucah.com.br.

“Torre das Donzelas”  é o retorno ao local onde as presas políticas conviveram durante a ditadura militar.

SOBRE O CINEB SOLAR

O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Texto: Mirella Magnani (com supervisão de Carlos Rizzo).

 

SERVIÇO

CINEMA BRASILEIRO NA UNIÃO DE VILA NOVA
FILME: Turma da Mônica, Laços
DIA: 31 de janeiro | sexta-feira | 19h
LOCAL: Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal (Procedu)
ENDEREÇO: Rua Rio Boa Esperança, 713 – União de Vila Nova, São Paulo
CONVITES: na recepção do Procedu

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM RIVIERA
FILME: Turma da Mônica, Laços
DIA: 14 de fevereiro | sexta-feira | 19h
LOCAL: Centro de Formações e Recreação São José
ENDEREÇO: Estrada da Riviera, 4624
CONVITES: Ingrid ou Karen – 5517-6040

CINEMA BRASILEIRO NO JD HERCULANO
FILME: Turma da Mônica, Laços.
DIA: 07 de março | sábado | 19h
LOCAL: C.C.A Nossa Senhora de Fátima
ENDEREÇO: Rua Luiz Flávio de Almeida, 156 – Jardim Herculano, São Paulo – SP, 04920-030
RETIRADA DE CONVITES: No CCA
INFORMAÇÕES: e-mail: produçãocineb@brazucah.com.br

CINEMA BRASILEIRO NA BARRAGEM – ao ar livre – sessão especial
FILME: Selvagem
DIA: 29 de fevereiro | sábado | 19h
LOCAL: Em frente a ônibus biblioteca (Escritureiros)
ENDEREÇO: Rua Dois – Bairro Barragem
CONVITES: No ônibus-biblioteca, com Silvani

CINEMA BRASILEIRO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SP
Filme: Torre das Donzelas
DIA: A CONFIRMAR
LOCAL: Auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo
ENDEREÇO: Rua São Bento, 413 – Centro, São Paulo
INFORMAÇÕES: produçãocineb@brazucah.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.