União de Vila Nova estreia a temporada 2020

A primeira sessão do CineB Solar na temporada 2020 foi recebida com muito apreço e algumas gotas de chuva na União de Vila Nova, bairro localizado na região de Itaquera, Zona Leste de São Paulo, na sexta-feira, no último dia do mês de janeiro (31). Enquanto a equipe do projeto montava a tela e toda a infraestrutura na praça em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, nuvens carregadas se formavam sob o céu. Mas para alívio de todos, a chuva nem começou a cair e logo cessou. Então, os moradores puderam se deliciar com o gostinho de infância na exibição do longa-metragem “Turma da Mônica, Laços”, do diretor Daniel Rezende.

Com a sessão lotada, foi preciso pegar cadeiras da igreja para acomodar todos os moradores

No filme, Cebolinha precisa encontrar seu cachorro, Floquinho, que desapareceu misteriosamente. Para isso irá contar com a ajuda de seus fiéis amigos, Mônica, Cascão e Magali. Estrelado pelos atores mirins Kevin Vechiatto, Giulia Benite, Gabriel Moreira e Laura Rauseo, a Turma da Mônica irá viver mais uma de suas clássicas aventuras.

A sessão reuniu famílias que aproveitaram o final das férias para uma atividade de lazer, com filme e pipoca de graça. Bem antes de começar a sessão, o público já ocupava todos os bancos do projeto e foi necessário colocar cadeiras da igreja na rua para acomodar quem chegava. E ficaram até o final do debate, organizado pelo coordenado do projeto, Cidálio Vieira Santos, com as crianças presentes.

Zé Mario, funcionário do Sindicato dos Bancários ao lado de Cidálio Vieira na abertura da sessão

 

 

Para os adultos que participaram da sessão, o CineB Solar é de grande importância para as crianças da comunidade, que se empolgam muito quando tem filme no telão. Janai Souza Campus, agente comunitária de saúde da região, conta que gostou muito da sessão. Foi a primeira vez que acompanhou um filme do CineB Solar e levou as filhas, Beatriz de 12 anos e Jaqueline de 10, que adoraram e curtiram muito a sessão e a pipoca. “É mais cultura para o nosso bairro”, destaca.

Evandro Sabino de Araújo, conhecido como Alemão, segurança e dono do bar em frente à praça é um parceiro do projeto todas as vezes que a sessão acontece em frente ao seu estabelecimento, ao ar livre. “É a melhor coisa que tem aqui. As periferias precisam ter mais e mais atividades assim, todos os meses, todos os anos, em todos os lugares”, comenta.

DEBATE
Logo depois da exibição do filme rolou um descontraído debate com cinco crianças e adolescente que acompanharam a sessão. Renata, 15 anos, Pedro e Maiara, 9 anos, Guilherme 8 anos, e Juliano 6 anos, deixaram suas impressões sobre o filme: “A minha prima Ana falou que eu pareço a Mônica”, disse Maiara; Juliano falou que “gosta muito” de todos os personagens da Turma da Mônica; Renata lembrou que é preciso ter “cinema nos bairros para as crianças”; e Pedro reivindicou uma sessão com o filme “Detetive do Prédio Azul”.

Todos voltaram para casa felizes e com muitos brindes.

Todos terminaram o dia felizes e com muitos brindes sorteados, como os álbuns da turminha do Limoeiro, produtos da Mãe Terra e camisetas do projeto. Valentina de 8 anos, filha de Douglas Lourenço Martins, agente de saúde da região e morador do bairro há 30 anos, nunca havia visto uma sessão de cinema antes: “Gostei do filme, porque eles foram para a floresta achar o cachorrinho deles.” diz.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Texto: Mirella Magnani (com supervisão de Carlos Rizzo). Fotos: Carlos Rizzo, Mirella Magnani e Fábio Eufrásio

CineB Solar Em União De Vila Nova

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

One comment

  1. Sessão de cinema ao ar livre, iniciativa muito boa devido a periferia ser muito carente desses projetos. É um meio de ocupar mais as mentes das crianças em muitas coisas erradas. Também um momento de colocar os pais mais próximos da cultura. A periferia é muito mal vista devido à falta de cultura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.