Pela primeira vez no Jardim Riviera

Público ocupou todas as cadeiras disponíveis

Mesmo depois de quase 13 anos de projeto, é uma alegria quando o CineB Solar chega pela primeira vez em um local e vê a comunidade animada e envolvida com a organização da sessão. Foi assim na última sexta, 14/02, no Centro de Formação e Recreação Jardim São José, na região do Guarapiranga, zona Sul de São Paulo, para a exibição do longa-metragem “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende.

No filme, Cebolinha precisa encontrar seu cachorro, Floquinho, que desapareceu misteriosamente. Para isso irá contar com a ajuda de seus fiéis amigos, Mônica, Cascão e Magali. Estrelado pelos atores mirins Kevin Vechiatto, Giulia Benite, Gabriel Moreira e Laura Rauseo, a Turma da Mônica irá viver mais uma de suas clássicas aventuras.

Crianças que frequentam o Centro fizeram uma apresentação antes do filme

A sessão envolveu todos os integrantes da entidade, que atua desde 1996 e atende cerca de 400 pessoas por dia entre crianças, adolescente, jovens e adultos em atividades de contraturno escolar e oficinas de panificação, confeitaria, informática, alfabetização de adultos dentre outras ações, inclusive para idosos. O contato para que a sessão acontecesse foi de Doni Araújo, coordenador do espaço e integrante da Paróquia Santos Mártires, no Jardim Ângela.

Para Osni Santos Gomes, gestor do Centro São José há cerca de 20 anos, a presença do CineB Solar é uma forma de valorizar o cinema brasileiro “nós sempre exibimos filmes aqui, mas o projeto qualifica, inova com o carro que capta energia solar. Tudo feito de forma magnífica” elogia.

Osni Gomes (Centro São José), Cidálio Vieira (CineB Solar) e Doni Araújo (educador) na abertura da sessão

A sessão foi um sucesso. Com o telão na quadra coberta, cerca de 240 pessoas prestigiaram a trama de Cebolinha e sua turma. O casal Edinho e Maria Fabiana, pais do Yuri, disseram ter gostado muito da sessão. “O Yuri na verdade queria vir, ele soube do filme da Mônica e queria muito vir”, contam os pais, quem moram bem perto do Centro.

Antes do filme, cerca de 15 crianças com idades entre 6 e 11 anos que frequentam o espaço, comandados pelo educador Júlio César Sabin do Amaral, fizeram uma apresentação de street dance. “A ideia foi abordar a temática do filme. Então pegamos uma música, criamos coletivamente alguns passos e tiramos uma coreografia sobre amizade”, destacou.

DEBATE

Debate reuniu crianças que analisaram o filme da Turma da Mônica

Ao final da sessão, o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos organizou uma mesa de debate com as crianças presentes na sessão. Participaram Mirella de 9 anos, Paulo, 7 anos, Tainá, 10 anos, Maria Eduardo, 9 anos e Joana, 7 anos, todas frequentadoras do espaço. Mirella destacou que se divertiu muito vendo as estripulias da turminha do Limoeiro. “Gostei de ver todo mundo assistindo junto”, destacou. Joana contou que foi pela primeira vez numa sessão de cinema, já Paulo, que assistiu o filme pela segunda vez contou que se emocionou “com a parte que a Mônica chorou” e Tainá lembrou que o filme é “um por todos e todos por um”, comemorou. Ao final, o grupo colaborou no sorteio de brindes do projeto.

Muitas fotos em família ao lado dos personagens do filme

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Solar No Jardim Riviera

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

3 comments

  1. Tivemos a Alegria de ver a comunidade muito feliz e grata.
    Obrigado a toda a equipe que organiza, e a proposta maravilhosa do CineB.
    Queremos outros momentos.

  2. Muito bom, trazendo a cultura e tecnologia para aqueles que não tem condições de irem ao cinema

  3. Foi uma experiência fantástica, as famílias se sentiram muito bem acolhidas. Adoramos, ja estamos aguardando a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.