CineB Solar no Jardim Coimbra

O mês de fevereiro no CineB Solar foi uma festa para as crianças. O filme de Daniel Rezende,”Turma da Mônica – Laços”, circulou os bairros da capital paulista e chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Jenny Gomes, localizada no bairro Jardim Coimbra, zona leste de São Paulo, no último dia 28/02. A sessão teve direito a brincadeiras, e um debate ao final da sessão.

Nem mesmo o tempo chuvoso impediu as famílias de acompanharem uma sessão de cinema

O longa-metragem do diretor Daniel Rezende, com o elenco infantil de Kevin Vechiatto, Giulia Benite, Gabriel Moreira e Laura Rauseo, conta a história do desaparecimento do cachorro de Cebolinha, Floquinho, e a aventura que ele e sua turma enfrentam pela floresta para encontrá-lo.
A escola municipal Dona Jenny Gomes atende um público amplo, de cerca de 1.200 alunos, incluindo crianças do primeiro ao nono ano e ensino para jovens e adultos no período da noite.

Sandra Cristina da Silva Prado, coordenadora pedagógica da escola, foi quem entrou em contato com o CineB Solar e organizou a sessão. Para Sandra, é de extrema importância que projetos de cultura circulem pelas escolas das periferias “Os alunos estavam muito emocionados, iam vir na escola assistir um filme de graça, estavam radiantes, então é importante ter esse tipo de evento, porque muitas das nossas crianças nunca foram ao cinema”, conta.

Na sessão rolou muitas brincadeiras e sorteios

A sessão contou com a colaboração dos alunos do período da tarde que montaram uma caixa para que o público depositasse os convites na entrada. Também contou com a participação de integrantes da comunidade Pacarana, além de alunos do EJA, entre eles, bolivianos.

Társio Luiz Carlos da Silveira, professor, veio com seu filho Eric de 9 anos que estuda no quarto ano da Emef. Morador do bairro, diz ter achado o filme o máximo “achei muito legal, passou uma mensagem muito bacana que é a amizade, gostei muito”, comenta.

O coordenador do CineB Cidálio Vieira e a coordenadora pedagógica Sandra Cristina Prado, na abertura da sessão

DEBATE
Ao final do filme, o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos, organizou um debate entre algumas crianças presentes. Os participantes foram Vitor, Gabriela, Ana Beatriz, William e Emile que falaram sobre o que gostaram no filme e na sessão. Ana Beatriz, explicou que nunca tinha “visto um cinema ir à escola”, como ocorreu na sexta-feira, e pediu para que o CineB Solar vá mais vezes na escola. Já Emile contou ter gostado da cena em que Mônica chorou, quando Cebolinha fala que ela é “gorda”. “Me emocionou e eu chorei junto”, lembra.

Mãe de Emile, Maria Eduarda Conceição Santos, conta que gostou bastante da iniciativa: “espero que vocês mantenham esse projeto, é muito legal, para a escola, para a gente, para quem não frequenta muito cinema”, destaca.

Debate com as crianças que assistiram ao filme da Turma da Mônica – Laços

Ao final da sessão o público participou de sorteios e pode levar brindes do CineB Solar como camisetas e álbuns de figurinhas da Turma da Mônica, além de produtos da Mão Terra Produtos Naturais.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas, realizadas em comunidades e universidades da cidade de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB Solar mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Texto: Mirella Magnani, com supervisão de Carlos Rizzo. Fotos: Mirella Magnani

CineB Solar No Jardim Coimbra

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.