CineB Janela no Jardim Belcito

CineB Solar na Janela
Depois do sucesso estrondoso no condomínio João Candido na cidade de Taboão da Serra, sábado foi a vez do Condomínio Quito, no Jardim Belcito, Zona Sul de São Paulo receber o projeto CineB Solar na janela. Um dia de inverno atípico, de forte sol durante o dia, mas uma noite propícia para um cinema.

Na chegada da Caravana do Cineb Solar na Janela, o calor não estava só na temperatura que passava dos 33°, e sim na receptividade da equipe do condomínio, liderado pela Creusa – Secretaria do Conselho administrativo do Condomínio, uma recepção que teve direito a bolo e a suco gelado.
Essa equipe que nos recebeu foi a mesma que também ficou incumbida de distribuir os Kits CineB (um balde de pipoca personalizado e milho de pipoca).

Sobre o local:
O Condomínio Residencial Quito, fica no Complexo América do Sul, uma curiosidade, é que todos os condomínios possuem nomes das capitais dos países que compõe a parte sul do continente americano.
O Quito, possui aproximadamente 13 mil metros², um espaço incrivelmente bem cuidado, e esse feito é liderado pelo Elton Oliveira – síndico do condomínio, ele é responsável em manter a aparência de novo, de como era a 3 anos atrás, em 2017, quando foi inaugurado.
São 16 blocos com 192 apartamentos, mas a melhor parte do Quito são as famílias que compõe esse residencial, de pessoas extremamente participativas, famílias que entendem a importância de um local bem cuidado e preservado .
São famílias que saíram que locais de grande vulnerabilidade social para estarem num lugar digno e propício para se viver.

Depois de tudo montado, kits distribuídos, era apenas esperar o sol se despedir e a noite chegar, dando assim ainda mais charme para nossa sessão de cinema.
Tivemos as ilustres presenças do síndico Elton Oliveira, presidente do Conselho administrativo do condomínio Leonardo Silva Batista, a Secretária do Conselho Creuza Dantas Lopes da Hora, além de termos um grande parceiro do Cineb Solar, o presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo- Hélio Rodrigues, um grande líder comunitário e antigo amigo do Cineb.
Representantes de outros blocos que foram conhecer o projeto, também estiveram com a gente.
Claro, a presença da Bruna Silva que representou o Sindicato dos Bancários, grande responsável por tornar esse projeto viável e real.
Todos puderam falar na abertura da sessão, sobre a importância que eles entendem que o Cineb Solar tem enquanto projeto de democratização e acesso a arte e cultura de forma segura e eficaz, mesmo neste momento de pandemia.
Importante reforçar, todas as pessoas que estiveram na produção ou os convidados presentes, seguiram à risca todas as medidas exigidas pela OMS- Organização Mundial da Saúde, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara, e álcool em gel, sempre que necessário.

Nossa programação seguiu com a exibição do filme: “Pandemia do Sistema” um Documentário que denuncia como os moradores de regiões periféricas enfrentam a crise econômica e de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, a grande Naná Prudêncio, diretora do documentário, esteve presente para explanar suas motivações para realizar um filme e sua fala contundente e segura mostrou o quão importante o filme foi não só para ela mas assim como uma grande parcela da nossa sociedade.


O Cineb Solar Janela, agradece o Condomínio Quito, que possibilitou a realização da sessão e ao apoio à divulgação dos canais locais: Jornal Notícias da região e Grupo Sul News.

Próximos eventos:

Cineb on-line
Exibição e debate sobre o filme: Pandemia do Sistema
Data: 22.09
Horário: 19:00 – 20:00
Participação: Naná Prudêncio
Será uma ótima oportunidade para quem quer saber mais sobre o filme, e o melhor, é que vamos disponibiliza-lo para os participantes.

Sobre o CineB Solar
Criado em 2007, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 71 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

8 comments

  1. O Cine B Solar está de parabéns em levar a oportunidade de cultura momentos de lazer e alegrias para as comunidades é um belo trabalho.
    Foi gratificante recebê-los em nosso condomínio.

  2. Amei o projeto.Uma forma de trazer cultura e conhecimento aos menos favorecidos. Estão de parabéns e espero que continuem,Pois precisamos.

  3. Tenho a honra e a felicidade de ser um dos 7I mil espectadores desse grande projeto que é O CINEB SOLAR, projeto de inclusão cultural que já está marcado na história das ações cidadãs do Sindicato dos Bancários de São Paulo!

  4. Quero parabenizar todos os envolvidos nesse projeto, que é de suma importância para a divulgação do cinema nacional, trazendo tambem diversão e entretenimento as regiões periféricas que nesse momento de reclusão carece de lazer.

  5. Eu e minha família gostamos muito do projeto CineB Janela no jardim foi tudo muito bom filme a carinho dos colaboradores enfim estamos ansiosos p o próximo evento

  6. Foi com enorme satisfação que participei dessa sessão no Jd Belcito, era notório a alegria dos moradores da região, importante papel do Cine B trazer lazer e cultura aos locais mais distantes principalmente nessa época de pandemia, onde a população carece de diversão carinho e muito afeto, parabéns a todos !!!!

  7. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, onde o Cine B além de divulgar o cinema nacional, também leva diversão aos locais perifericos, As pessoas tem mais dificuldades de acesso ao lazer, portanto a importância a continuidade desse lindo trabalho é essencial.

  8. Parabéns ao Projeto Cine B, sempre se renovando, não importa a situação do país, o Cine B leva a cultura e o entretenimento a todos os lugares!
    Tive o prazer de participar de sessões, e é lindo e emocionante ver todo o empenho e carinho desta equipe!
    PARABÉNS que cresce e se multiplique!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.