Cineb Solar na Janela em São Matheus

Neste sábado passado , dia 24 de outubro, a quinta sessão do CineB Solar na Janela foi no Condomínio Luci Valente, em São Mateus, zona Leste de SP.
A fina garoa no bairro Iguatemi, não tirou o a alegria dos moradores em receber o projeto.
A programação seguiu seu curso natural, enquanto a equipe do projeto montava a tela e toda a infraestrutura no estacionamento do Residencial Luci Valente, um grupo de moradores montava o kit Cineb Solar ( milho de pipoca e saquinhos personalizados do projeto), para entregar de porta em porta nos apartamentos, para que todos tivessem sua experiência completa do cinema. Cerca de 60 famílias assistiram aos curtas metragens nacionais e internacionais exibidos pelo CineB Solar na Janela.
Para esquentar a participação de todos moradores, antes da sessão foi feito sorteio de brindes pelo Instagram do projeto (@projeto_cineb).
A abertura da sessão foi às 19h e contou com as presenças de: Valdemir – síndico do condomínio, Eunice da Mata Peruci, Luciana da Silva, moradoras do local e Cidálio Vieira Santos- coordenador do CineB Solar

Tivemos também a ilustre presença da vereadora Juliana Cardoso, que além de moradora da zona leste de SP é também uma pessoa muito importante no Residencial Luci Valente, pois foi uma liderança fundamental para que estas pessoas conseguissem moradia de qualidade.

Uma novidade nesta sessão: a contagem regressiva para o início da sessão foi com o piscar de luzes dos apartamentos, luzes das lanternas dos celulares e as buzinas dos carros, foi um início emocionante.
O CineB Solar na Janela, por vezes tem essa característica de receber carros no formato drive in, o que é ótimo pois no caso do Residencial Luci Valente, os moradores dos blocos distantes assistiram aos filmes dentro dos carros, remetendo ao projeto CineB Autorama.
De dentro dos carros ou das suas janelas, Os moradores puderam se deliciar com vários curtas metragens nacionais e internacionais, com pipoca e a emoção do cinema. 

“Eu achei uma ótima iniciativa do CineB Solar; além de levar entretenimento , leva a cultura para os menos privilegiados, sendo que muitos nunca puderam ir ao cinema e com isso tiveram essa oportunidade . Eles adoraram, com certeza, afinal é uma forma de ter um momento de distração, divertimento e de ver a vida de uma forma mais leve e alegre”. Depoimento de Luciana da Silva, moradora .
Dona Eunice também moradora do condomínio deu seu depoimento: ” …Achei excelente, tem crianças que nunca irão esquecer esse dia, já me perguntaram quando vocês vão voltar”.
No bloco 2, no apto 23 a família Ilheos , estava reunida na janela com olho vidrado na tela do CineB Solar. O casal Marcelo e Alexsandra Ilheos junto com suas filhas Gabriela e Nicole.
“Foi uma atividade diferente no nosso condomínio. Acho que tem que voltar nossas crianças gostaram muito e é algo educacional para elas”. Depoimento Alexsandra.
Sem dúvida mais uma sessão que ficará na memória do CineB Solar na Janela.

Sobre o CineB Solar
Criado em 2007, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 71 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

2 comments

  1. Excelente esse evento realizado aqui no condomínio.
    Os moradores acharam diferente.
    Eu adorei.
    Será que teremos novamente.

  2. Foi experiência boa porque foi diferente pra alguns moradores porque são poucos que têm condições de ir a um cinema, como esse foi no condomínio deu pra maioria participar, espero que tão ligo tenha outra evento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.