CineB e Letraria Cultural firmam parceria

Texto: Eduardo Viné Boldt

Levar cultura aos mais distantes bairros da região metropolitana de São Paulo, Osasco e região já é vocação do CineB Solar, projeto que há 14 anos promove o cinema nacional em exibições itinerantes. Agora a iniciativa contará com um novo parceiro nessa jornada.

A Letraria é um coletivo formado por “militantes” da boa leitura. O grupo arrecada livros usados e distribui em bairros da cidade de São Paulo. Formado exclusivamente por voluntários, o projeto se mantém pelo trabalho de seus colaboradores. A Letraria recebe doações de bibliotecas, editoras e livrarias. Recebe também livros de leitores que querem dar uma nova oportunidade àquelas obras que muitas vezes estão acumulando pó, esquecidas, nas prateleiras de suas casas. Após a arrecadação, os livros são organizados e preparados para serem entregues a moradores de bairros previamente escolhidos, e também a bibliotecas comunitárias.

Livros doados pela Letraria para serem distribuídos durante as exibições do CineB Solar

Nessa primeira etapa da parceria, mais de 30 livros serão distribuídos para os espectadores das sessões itinerantes. Alguns dos exemplares foram doados pelos próprios autores, com dedicatórias exclusiva para a Letraria.

Livros com dedicatória e assinatura dos autores exclusivamente para o projeto

O coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos, afirma que a parceria procura potencializar o acesso a cultura aos moradores de bairros que tenham pouca oferta dessas atividades: “Num primeiro momento o objetivo da parceria é divulgar o trabalho da Letraria e incentivar a arrecadação de livros. Em etapa futura, pretendemos incorporar a entrega de livros às atividades do próprio CineB Solar, ampliando assim a possibilidade de acesso as mais diversas formas de expressão artística”, afirma.

Cidálio destaca ainda que essa experiência tem tudo para dar certo: “Já tivemos está experiência com outra entidade e foi um sucesso descobrir que as pessoas gostam bastante de ler, basta ter acesso aos livros”, conclui.

As doações de livros para a Letraria Cultural podem ser feitas através do telefone 11 97126 9706 (falar com Aurea) ou pelos canais do coletivo nas redes sociais.

 

facebook.com/letraria.cultural

https://www.instagram.com/letraria.cultural

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.