CineB on-line retoma atividades com participação do cineasta Anderson Lado Beco

Texto: Eduardo Viné Boldt

O CineB retornou às suas atividades com a exibição do curta-metragem “Dono de casa”, do cineasta Anderson Lado Beco. O filme foi apresentado em duas lives, realizadas na sexta (16) e na segunda (19) com a participação de alunos da rede estadual de ensino e de curso profissionalizante da zona leste da cidade de São Paulo. Durante as apresentações, foi divulgado o novo canal de Youtube do projeto CineB Solar (link aqui).

Na Sexta-feira (16) foi realizada a live com a participação dos alunos e professores da Escola Estadual Professor Leopoldo Santana. Localizada no Capão Redondo (zona sul de São Paulo) a escola atende nas modalidades de ensino médio e profissionalizante (Novotec), além de oferecer ensino de idiomas.

A apresentação contou com a participação de Anderson Lado Beco (diretor do curta), Lilian Oliveira e Tatiane Santos (coordenadoras pedagógicas), Cidálio Vieira (coordenador do cineB), Cynthia Alário (diretora da Brazucah Produções) e Marcelo Gonçalves (secretário de cultura do Sindicato dos Bancários). Marcelo ressaltou a importância do projeto para garantir acesso à cultura a uma parcela importante da população: “Apesar do Brasil ser um país muito rico na cidade de São Paulo, que é a principal cidade do país, tem gente que ainda não teve experiência com a sétima arte”, aponta.

 

Professor Leopoldo Santana (link da live)

A escola já recebeu o CineB 2 vezes, e participou da pré-estreia do filme Bacurau (dir. Kleber Mendonça) na sede do sindicato, no edifício Martinelli em 2019. A coordenadora pedagógica Tatiane Silva afirma que as exibições não saíram da cabeça dos alunos e relembra momentos emocionantes.

Um deles foi poder proporcionar a uma família da região a oportunidade de assistir filme no telão pela primeira vez: “Eles passaram e viram a movimentação. A gente explicou que estava acontecendo uma sessão de cinema. A menina pediu para vir, porque ela nunca tinha ido ao cinema e não tinha condições (financeiras). A gente deixou. Veio pai, mãe, filho, irmão… veio a família inteira”, relembra Tatiane. O cinema mais próximo da escola fica a quase 4 quilômetros, dentro de um shopping center.

 

Juntos (Link da live)

Na segunda (19) a live foi realizada com os alunos do Centro para a Juventude Juntos IV. Na sessão esteve presente Anderson Lado Beco, Cidálio Vieira e Douglas Carvalho (gerente do Juntos IV).

Por causa da pandemia a instituição diminuiu sua capacidade de atendimento, mas em tempos normais chega a ter 60 alunos, divididos em dois períodos. O projeto atua na formação humana e orientação profissional a jovens e adolescentes de 15 a 17 anos da Cidade Líder, região de Itaquera, zona leste de São Paulo. O Juntos é parceiro antigo do CineB: desde 2010 já recebeu 18 exibições de cinema atingindo um público total de 1710 pessoas.

 

Dono de casa

O curta-metragem “Dono de casa” foi apresentado nas duas exibições com a presença do diretor. O filme foi produzido em 2017 durante o 7º Cinecipó – Festival de Cinema Insurgente. O diretor realizou uma oficina de cinema com crianças da ocupação Rosa Leão, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, durante o festival. O resultado da oficina foi o curta-metragem produzido pelos participantes da atividade.

O filme apresenta uma brincadeira de criança. Eric se viu sozinho e pede para participar da brincadeira de “casinha” de suas colegas. Raiane então permite que ele brinque, com a condição de desempenhar o papel de “papai”, trabalhando como mecânico. Eric fica frustrado com o seu personagem e troca de função com a própria Raiane, passando a desenvolver as atividades domésticas da casa. Raiane se torna veterinária e vai trabalhar fora do lar. Você pode assistir o curta aqui. (link do curta)

O diretor mostra através do curta o papel estereotipado da atividade dos pais, já presentes desde a infância no imaginário das crianças. De forma leve, o cineasta busca discutir a desigualdade de gênero dentro do ambiente familiar. “Ironizar esse tipo de coisa é fazer o pessoal refletir sobre o que está acontecendo e fazer refletir o quanto que isso é desigual” afirma Anderson.

 

CineB no youtube

O CineB Solar apresentou ainda ao público seu novo canal. Através do youtube o projeto disponibilizará as lives realizadas durante a pandemia, além de conteúdos produzidos durante as exibições presenciais. Se inscrevam no canal e acompanhem as nossas atividades.

 

CineB Solar

O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema com exibição de filmes brasileiros em espaços comunitários e universidades de São Paulo, Osasco e região. O projeto é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, e produzido pela Brazucah Produções.

O projeto existe há 14 anos e atingiu um público superior a 75 mil espectadores em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.

Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.