CineB Solar na janela apresenta seleção especial de curtas na zona leste da capital paulista

As sessões acontecerão nos dias 21 e 28 de agosto na região de Sapopemba, com a exibição de curtas nacionais premiados

 

texto: Eduardo Viné Boldt

Curtas metragens nacionais premiados farão parte das próximas sessões do CineB Solar na janela. O projeto apresentará 5 filmes em sessões ao ar livre, para condomínios da zona leste da capital paulista.

A programação contará com os seguintes filmes: Carne (dir. Camila Karter, 2019), Gato the cat – o gato sem botas (dir. Paula de Abreu, 2019), Um café com meu avô Durval (dir. Anna Muylaert, 2021), Umbrella (dir. Helena Hilario e Mario Pece, 2019) e A Invenções de Akins (dir. Ulisver Silva, 2018).

No sábado (21) a exibição acontecerá no condomínio Vilage, no Jardim Sapopemba, às 19h. Na sexta-feira (27) o cinema chega mais uma vez à fazenda da Juta, agora no bloco D do condomínio Dom Luciano, às 19h.

Tânia Maria Minervina Rodrigues é síndica do condomínio Vilage

Por causa da pandemia, o projeto permanece em sua versão “na janela”, exibindo os filmes no estacionamento dos condomínios, seguindo rigorosamente as condutas sanitárias. Uma hora antes das sessões serão distribuídos milho e saquinhos de pipoca aos condôminos, para que eles acompanhem os filmes de seus próprios apartamentos em um clima de cinema.

 

Curtas

Cinco curtas dirigidos por cineastas brasileiros serão exibidos nas sessões do CineB Solar nesse mês de agosto. Todos eles com sólida carreira em mostras e festivais nacionais e internacionais.

O curta Carne (2019) de Camila Kater é um documentário de animação que compartilha os relatos íntimos de cinco mulheres e suas relações com seus corpos.  Rachel Patrício, Larissa Rahal, Raquel Virgínia, Valquiria Rosa e Helena Ignez discorrem sobre assuntos como climatério, violência, gordofobia entre outros temas do universo feminino.

O filme foi qualificado no início do ano para concorrer ao Oscar em 2021. Ao todo, o curta já recebeu mais de 70 prêmios.

Gato the cat – o gato sem botas (2019) é um curta de animação produzido pelo estúdio Paulares, da cineasta mineira Paula de Abreu. A obra narra a aventura de um gatinho de rua que se une a uma bota falante para escapar de uma família de vilões viajantes do tempo.

O filme foi realizado com recursos oriundos de edital e tem previsão de virar uma série de animação.

A premiada cineasta Ana Muylaert lançou Um café com meu avô Durval (2021) este ano. O curta foi realizado durante a pandemia do novo coronavírus e teve pré-estreia no CineB online em maio. A obra tem um caráter pessoal e afetivo, que envolve a relação da diretora com seu avô e uma reflexão sobre a produção audiovisual em tempos de superexposição nas redes sociais.

O curta-metragem de animação Umbrella (2019), dos diretores Helena Hilario e Mario Pece também esteve na fila para o Oscar deste ano. O filme, inspirado em eventos reais da vida da própria diretora, segue a história de um garoto que vive em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo, objeto que remete a memória de seu pai.

A Invenções de Akins (2018) de Ulisver Silva, é um curta infantil que apresenta o jovem Akins, um menino constrói seus próprios brinquedos. Inspirado por um programa de TV, resolve construir sozinho uma máquina de Rube Goldberg, feita com sucatas e material disponível. Também com forte inspiração pessoal, o filme destaca história de autoestima do pequeno garoto.

 

 

Programação

•Condomínio Vilage

21 de agosto, sábado às 19 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

•Condomínio Residência Dom Luciano (bloco D)

27 de agosto, sexta-feira às 19 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.