Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Primeira sessão do CINEB nas Universidades 2013

Primeira sessão do CINEB nas Universidades 2013

16

Olha o CINEB UNIVERSIDADES fazendo a sua primeira exibição do ano com direito a presença dos diretores Beto Brant e Renato Ciasca!

Na última segunda-feira, dia 13, mais de 250 pessoas assistiram ao filme Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, que contou com duas sessões, uma pela manhã e outra a tarde, na FATEC BARUERI. Nesta unidade, 804 alunos frequentam os cursos nas áreas de Gestão e Infraestrutura.

“Desde o ano passado, já queríamos trazer o CINEB pra cá”, contou o diretor geral Evandro da Silva. Para ele, o cinema auxilia na proposta pedagógica da faculdade: “Esta sessão é importante para a interação entre os cursos, o que cumpre com o dever da FATEC de integração e universalização do conhecimento. Além do mais, contribui na reflexão e formação crítica dos alunos”, completa o diretor. Renata Giovanoni, professora do curso de Tecnologia em Comércio Exterior, acha que “o aluno poder se projetar no filme faz com que ele ligue a atividade acadêmica com a vida profissional”, ponte que, segundo ela, é uma das grandes dificuldades do curso.

 

As professoras Carla Bootz, Regina Barbosa e Renata Giovanoni

Após a sessão da tarde, os diretores dos sucessos O Invasor e Ação entre Amigos foram para um bate-papo com os alunos. Brant e Ciasca iniciaram falando das dificuldades logísticas em se filmar no interior do Pará com uma equipe de 40 profissionais: “Com a falta de infraestrutura que encontramos por lá, se houvesse uma chuva, poderíamos demorar dias entre uma locação e outra”, conta Brant. Aliás, essas dificuldades chamaram bastante a atenção dos alunos do curso de Tecnologia em Transportes Terrestres, Ronaldo Souza e Airton Martins: “Nossa, imagino quanto planejamento vocês devem ter feito para conseguir realizar o filme. Está vendo, Airton, planejamento e mais planejamento!!!”, brincou Ronaldo com o amigo.

 

Airton Martins, Renato Ciasca, Ronaldo Souza, Beto Brant e Marco Costa

Embora o longa tenha como tema central o amor proibido entre um homem e uma mulher, a questão político-social do filme também foi tema de curiosidade dos presentes. Beto Brant contou  o porquê optou por alterar o pano de fundo da história: “No texto original, Marçal Aquino trata da questão do garimpo. Porém, quando nós fomos pra lá pesquisar, percebemos que atualmente a questão do tráfico de madeira é muito mais impactante para aquelas pessoas. Tratamos de um assunto que mexe com muitos poderosos até hoje”.

O diretor Beto Brant em debate após o filme

As estudantes do curso de Tecnologia em Comércio Exterior, Marília Moura e Kelen Cerqueira, são responsáveis pelo Cine Fatec de lá e estavam animadas com a nossa presença: “Achei excelente poder ter os diretores aqui debatendo com a gente, pois isto diminui a distância entre a gente que vê e eles que produzem”, disse a jovem Kelen, de 18 anos. “No Cine Fatec também trazemos alguém para debater conosco o tema do filme, assim acreditamos que nos ajuda a formar uma análise crítica sobre as coisas”, completa Marília.

 

As estudantes Marília Moura e Kelen Cerqueira são responsáveis pelo Cine Fatec

Renato Ciasca também gostou bastante da sessão na FATEC: “Geralmente, quando vamos em faculdades falar do filme, sempre somos questionados sobre aspectos da estética ou técnica de realização do filme. Aqui, as curiosidades foram mais sobre logística de produção e teor político. É muito bom poder diversificar o público do nosso filme”, contou animado.

 

Diretores debatem filme após a sessão

Muito bacana mesmo realizar esta primeira sessão na FATEC BARUERI. E o CINEB UNIVERSIDADES não pára não: nosso próximo encontro será na terça-feira, 21, no CINUSP.

Confira mais detalhes na nossa PROGRAMAÇÃO.

Por Paulo Castro

 

Alunos chegam para a sessão da manhã

 

Olha a pipoca do Seu Antônio fazendo sucesso

 

Todos sentados para o início da sessão da manhã

Sortudos que faturaram brindes após a sessão

Pessoal faz fila para pegar a pipoca e entrar na sessão da tarde.

Auditório cheio na sessão da tarde

Auditório cheio na sessão da tarde

Os alunos Lucas Novaes, Iara Tavares e Adna Duarte: "Bem diferente passar este filme aqui. Gostei", disse Lucas

 

Diretores debatem filme após a sessão

Renato Ciasca e Beto Brant

 

A professora Carla Bootz curtiu a sessão com seus alunos

 

 

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>