Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / UNESP RECEBE CINEB NAS UNIVERSIDADES

UNESP RECEBE CINEB NAS UNIVERSIDADES

8883085272_ed241ccdd2

Por Paulo Castro –  

O CINEB NAS UNIVERSIDADES realizou mais uma sessão do filme Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, com a presença dos diretores Beto Brant e Renato Ciasca. Desta vez, fomos ao campus da UNESP, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Lá funciona o Instituto de Artes (IA), que oferece cursos de graduação em Artes Visuais, Arte Teatro e Música.

Auditório da Unesp, na Barra Funda

Presentes na sessão do último domingo do CINEB, na Praça Bendito Calixto, os atores Marco Antonio Valerot e Ivan Valerot – que são pai e filho – foram curtir mais esta exibição gratuita. Marco, que já havia assistido o filme há algum tempo, disse que adora prestigiar o cinema nacional: “Tem muita gente que não gosta da nossa produção, mas é porque não a conhece, pois tem tanta coisa boa que é impossível não apreciar”. Para ele, o que mais chama a atenção em nosso cinema são os recursos técnicos: “O que mais gosto de notar é a fotografia dos filmes”. Já o fllho estava lá por adorar o trabalho do diretor Beto Brant: “Eu gosto bastane do outro filme dele, o Ação entre Amigos. Por eu atuar, o que mais presto atenção nos filmes é a interpretação dos atores”.

Marco Antônio e o filho Ivan

Já os estudantes Pedro Rogata, do curso de Artes Visuais, e Catarina Milani, do Arte Teatro, ficaram sabendo da sessão pela divulgação no Facebook da faculdade. “Eu já tinha ouvido falar do filme e vim por curiosidade”, conta Pedro. Já Catarina, teve outro interesse: “Eu vim sem saber nada, apenas me interessei muito pelo nome. Sem contar que esse tempinho de chuva e frio é muito propício a um cineminha”.

Pedro Rogata e Catarina Milani

Como sempre, após a sessão rolou aquele bate-papo com Beto e Renato, que foram questionados sobre o trabalho de preparação com os atores. Beto falou do seu estilo de filmar: “Eu não gosto de usar preparador de elenco. Acho que o processo de direção é exatamente este trabalho conjunto com o ator, ainda mais pelo pequeno elenco que costumo trabalhar nos meus filmes”. Já Renato falou um pouco do processo de montagem: “A gente tem uma montagem muito livre, sem produtor ou produtora dizer o que devemos fazer. Sempre quando chegamos ao corte final, mostramos para os atores. Este processo é muito bacana, pois eles sempre dão uma sugestão ou mostram uma outra visão de quem estava no set conosco”.

Os diretores Renato Ciasca e Beto Brant

Para o professor Pelópidas Cypriano, chefe do departamento de Artes Visuais, a exibição do filme e a conversa com os diretores foram bem produtivas para os alunos: “Muito bacana vocês virem aqui neste bate-papo. Além disto, esta atividade vai ter mais repercussão dentro da faculdade e nas salas de aula, pois esta sessão estimula a produção e a reflexão aqui dentro”, disse o professor.

Beto Brant, Pelópidas Cypriano e Ivan Valerot

 

Alunos da rádio online da faculdade, a “RADIA LIVRE“, gravaram e transmitiram ao vivo o debate com Beto e Renato. A rádio,  que além de transmitir eventos e atividades do compus da Unesp, também realiza um programa semanal de música ao vivo, o “Toda Quinta”.

"RADIA LIVRE", da Unesp, transmitiu o debate ao vivo pela internet

Alunos da Unesp responsáveis pela RADIA LIVRE

Muito bacana poder conhecer o campus da UNESP aqui em São Paulo e poder promover mais um debate entre produtores audiovisuais e público. CINEB NAS UNIVERSIDADES fará sua próxima sessão na EACH-USP, Zona Leste, no dia 06 de junho. Até lá pessoal.

Projeção do filme no audítório da Unesp

 

 

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>