Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / CINEB FAZ SESSÃO AO AR LIVRE NO CEU PARELHEIROS

CINEB FAZ SESSÃO AO AR LIVRE NO CEU PARELHEIROS

001

Por Paulo Castro - 

E na quinta-feira, dia 6 de junho, o CINEB foi lá pro extremo da zona sul, em Parelheiros, para exibir o filme VIPs, com Wagner Moura. Pela primeira vez com uma sessão ao ar livre, alunos do CEU tiveram uma exibição de cinema brasileiro gratuita e com filme qualidade, além da já tradicional pipoca do Seu Antônio. A maior parte deles estudam no programa supletivo  EJA (Educação de Jovens e adultos) e foram dispensados para assistirem ao filme.

Tudo pronto para a chegada dos alunos

A responsável por levar o CINEB até o CEU Parelheiros foi Francisca Andrade. Ela é assessora do deputado Luiz Cláudio Marcolino e coordenadora geral do projeto idealizado por ele e mantido pela Bancred, o Olhar Local, que realiza capacitação profissional e disponibiliza linhas de crédito para moradores da região. Francisca, que já levou o CINEB outras vezes para perto dali, em Vargem Grande, diz o por que gosta muito do projeto: “Eu sou totalmente apaixonada pelo CINEB. Acho fundamental levar cultura para as pessoas, especialmente dando a oportunidade para aquelas que nunca foram ao cinema assistirem a um filme de qualidade”.

Cidálio Vieira Santos e os professores do EJA: "Quando vim aqui divulgar o CINEB fui muito bem recebido pelos professores e alunos", conta Cidálio

A sessão do CINEB virou um evento no CEU Parelheiros. A coordenadora pedagógica do EJA de lá, Vanda Andrade, conta por que os alunos foram dispensados para ver o filme: “A sessão de hoje casa com toda a nossa proposta de educação e cultura, além de ser algo diferente por aqui, principalmente por vocês trazerem toda esta estrutura com telão, pipoca e som”. Vanda disse, ainda, que combinou com todos os professores que, após a sessão, eles trabalhassem o filme em sala de aula. O professor Ailton Pessã disse que vai discutir com os alunos a questão da busca pelo sonho e de como ir atrás dele.

Francisca Andrade, Vanda Andrade e Cidálio Vieira Santos

O professor Ailton Pessã em sala de aula com os alunos do EJA

Na abertura, a diretora do CEU, Valquiriia Prado, elogiou o projeto: “Parabéns por este trabalho e obrigado pelo carinho de trazer cultura e educação para nós de Parelheiros através do cinema”. E o pessoal parecia empolgado mesmo, pois 250 pessoas lotaram todas as cadeiras, mesmo com o friozinho que estava por lá.

Valquiria Prado, Cidálio Vieira Santos, Vanda Andrade e Francisca Andrade na abertura da sessão em Parelheiros

E uma outra coisa muito legal aconteceu nesta sessão: 12 de pessoas que nunca tinham ido ao cinema na vida, graças à nossa sessão, puderam conhecer a experiência do cinema. Maria Aparecida, de 29 anos, disse que o som alto foi o que mais chamou a atenção dela. Antônio Vasconcelos falou que “o filme visto na telona é muito mais legal que na tevê”. Gerson Coelho, de 64 anos, falou que a imagem é bem melhor no cinema do que quando ele assiste a algum filme em casa. Porém, o que ele mais gostou foi mesmo do enredo: “Isto tem a ver com a nossa história. Esta relação de pai e filho é a realidade. A gente cria o nossos filhos com uma educação, mas nunca sabe como vai ser mesmo. Foi o caso do menino do filme: o pai dele ensinou uma coisa pra ele, mas ele acabou invertendo tudo e levando para o  lado ruim”. Gerson disse que a sua esposa sempre pedia pra ir ao cinema, mas ele nunca tinha interesse. Após a sessão, ele confessou: “Gostei bastante. Agora vou levar a minha esposa ao cinema”.

Alunos que nunca tinham ido ao cinema até a nossa sessão por lá

Pela 1ª vez no cinema: Gerson Coelho, Antônio Vasconcelos, e Maria Aparecida acompanhados da diretora Valquíria Prado

 Muito bom poder conhecer Parelheiros, uma região muito distante do centro da capital e também totalmente carente de atividades culturais. Melhor ainda foi poder levar cinema para estas pessoas e ver a empolgação que estavam para o filme começar, além de terem ocupado todas as cadeiras que levamos. Queremos voltar em breve com mais um filme brasileiro contando a história da nossa gente.

Após a sessão, alunos voltaram para a sala de aula, responderam à pesquisa sobre o que acharam da sessão e participaram de sorteio de brindes do CINEB
 OUTROS CLICKS

Alunas do EJA: a costureira Maria de Fátima e as amigas Roseli Lima e Viviane Sales

Edmilson Silva, David Fontes e Elaine Lopes

 

Moradores da região, os professores Tania Mello e Luis Pereira ficaram sabendo da sessão e foram curtir o filme VIPs no CEU Parelheiros

 

Antes do filme, Cidálio Vieira Santos conversou com os alunos e brincou com o público presente. "Esta sessão é muito boa, pois vamos trabalhar o filme com os alunos em sala", contou a educadora Adriana Melo, que está na foto.

PARA MAIS FOTOS DESTA SESSÃO, ACESSE O NOSSO FLICKR  E FACEBOOK

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>