Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias Cine B / 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro

19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro

IMG-20150619-WA0005

HOJE É DIA DO CINEMA BRASILEIRO!

19 de junho de 1898. O italiano Afonso Segreto regressa ao Brasil depois de uma das suas viagens comerciais e traz na bagagem um equipamento que até então nunca tinha sido utilizado no país, o cinematógrafo. Ao chegar no Rio de Janeiro, ainda a bordo do navio francês Brêsil, Segreto faz imagens da baia de Guanabara. O registro ficou marcado na história como o primeiro filme genuinamente nacional e a data foi oficializada como o Dia do Cinema Brasileiro.

Após 116 anos, nosso cinema já contou muitas histórias, contribuiu com a formação da identidade brasileira, enfrentou a censura dos anos de chumbo, passou por dificuldades econômicas e, sobretudo, emocionou e inspirou várias gerações. Entretanto, tanto tempo depois de Segreto nos apresentar a invenção dos irmãos Lumiére, muitos brasileiros ainda não têm acesso aos cinemas do circuito comercial.

Pensando nestas pessoas e também em colaborar com a difusão do cinema nacional, o Sindicato criou o projeto CineB, em parceria com a produtora Brazucah Filmes, que leva longas e curtas-metragens brasileiros para lugares onde o circuito comercial não chega. As produções são exibidas em igrejas, escolas, associações de moradores, quadras de esportes e ao ar livre, em praças, campinhos e até debaixo de um viaduto.

Um dia após a celebração do Dia do Cinema Brasileiro, o CineB exibirá no sábado 20 o longa de animação Rio 2 e o curta-metragem Pajerama na sede do PROCEDU – Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal, localizada no bairro da União Nova, zona leste da capital paulista. A sessão tem início às 19h e os interessados devem retirar com antecedência os convites no local. O PROCEDU fica na Rua 5 de novembro, 713 (próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida). Celebre e prestigie o cinema brasileiro, este jovem senhor de 116 anos.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>