Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Cine B presente na Grande São Paulo

Cine B presente na Grande São Paulo

DSC_0043

Texto e fotos por Carlos Rizzo

Itapecerica da Serra, que fica na região metropolitana de São Paulo recebeu, pela décima vez, uma sessão do Cine B. Dessa vez foi na E.E. Paulo de Castro Ferreira Júnior Jornalista

O Cine B é o maior projeto de democratização do cinema brasileiro em São Paulo. Há mais de oito anos leva o cinema brasileiro aos mais diversos públicos da região metropolitana de São Paulo. No último dia 19 de junho, foi a vez da comunidade do entorno da Escola Estadual Paulo de Castro Ferreira Júnior Jornalista, que fica no bairro Parque Paraíso, em Itapecerica da Serra, região oeste da Grande São Paulo, receber uma sessão de cinema. Em cartaz, o filme Rio 2, animação de Carlos Saldanha, grande sucesso nos cinemas, que conta a história de Blu e Jade, um casal de araras azuis, e de seus filhos durante uma jornada à Floresta Amazônica.

Cerca de 150 moradores da região compareceram à sessão na escola Paulo de Castro Ferreira Júnior Jornalista

A sessão de Rio 2 integra a programação especial da 16ª edição do Cinema Petrobras em Movimento, iniciativa que difunde e exibe filmes de longa-metragem da recente produção nacional por todo o país. A parceria com o Cine B, vai possibilitar levar o filme a outras sessões, durante o mês de junho.

Sessão teve como parceira o projeto Cinema Petrobras em Movimento

Foi a décima vez que a cidade de Itapecerica da Serra pode acompanhar uma sessão do Cine B. Em 2014 o Cine B esteve na Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes, e foi por sugestão do administrador de empresas Cícero Aparecido de Melo e do técnico eletrônico Gilberto Moraes, ambos militante de movimentos sociais, que o Cine B chegou à escola estadual. A vice-diretora Suren Fabiana Galate de Oliveira conta que a comunidade é muito carente, principalmente de atividades culturais. “E é papel da escola oferecer oportunidades como a vinda do Cine B”, explica. Por isso mobilizou alunos e familiares para a sessão de cinema.

Gilberto e Cícero, integrantes da comunidade, a vice-diretora Suren e o coordenador do Cine B, Cidálio Santos

A escola também contribuiu artisticamente para o evento com a apresentação do grupo de capoeira, comandado pelo instrutor Jovino Francisco de Paula. Jovino integra o Grupo de Capoeira Tupinambá, que difunde a dança afro-brasileira na região e oferece aulas gratuitas na escola aos sábados. Cerca de vinte alunos fizeram uma apresentação antes do início da sessão.

Alunos fazem demonstração de capoeira na abertura da sessão do Cine B

Grupo de Capoeira Tupinambá oferece aulas gratuitas na escola aos sábados

Érica Conceição, 33 anos, moradora do bairro há mais de 15 anos nunca tinha ido à uma sessão de cinema e aprovou a iniciativa. Ela tomou conhecimento da atividade por meio da filha Evelyn Sahayane, aluna da escola, e aproveitou para levar o filho mais novo, Davi Luis e a irmã Elza Conceição. “Gostei muito, vocês estão de parabéns”, comentou, depois da sessão.

Érica e Elza seguram o cartaz com as informações da sessão

Giovana, Tatiane e as irmãs gêmeas Cassiela e Cassiane, que ganharam camisetas do projeto

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 40 mil espectadores em mais de 350 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>