Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Em dia de Virada Cultural, Cine B vai ao Pantanal

Em dia de Virada Cultural, Cine B vai ao Pantanal

DSC_0162

Texto e fotos por Carlos Rizzo

São Paulo estava em festa com a 11ª Virada Cultural. E o Cine B não podia deixar de contribuir com uma sessão pra lá de especial no Procedu, Jardim Pantanal, zona Leste de São Paulo. Salão da entidade ficou pequeno para as mais de 400 pessoas presentes

Era noite de sábado, 20 de junho, e a 11ª Virada Cultural de São Paulo estava começando na região central quando o Cine B abriu as portas para mais uma sessão, de número 357 em oito anos de existência, num dos bairros mais carentes de São Paulo: o Jardim Pantanal, que fica na Zona Leste, margeada pelo rio Tietê.

Área conhecida pelas constantes cheias e uma das regiões mais atingidas pela recente crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo, Pantanal contou, pela segunda vez, com uma sessão do Cine B, que lotou o salão do Projeto Cultural e Educacional Novo Pantanal (Procedu), ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com mais de 400 convidados. Em cartaz, o filme Rio 2, animação de Carlos Saldanha, grande sucesso nos cinemas, que conta a história de Blu e Jade, um casal de araras azuis, e de seus filhos durante uma jornada à Floresta Amazônica.

Casa cheia já é comum nas sessões do Jardim Pantanal

A sessão de Rio 2 integra a programação especial da 16ª edição do Cinema Petrobras em Movimento, iniciativa que difunde e exibe filmes de longa-metragem da recente produção nacional por todo o país. A parceria com o Cine B, vai possibilitar levar o filme a outras sessões, durante o mês de junho.

Os presentes ao Cine B participam de brincadeiras e sorteios de brindes

Muitas crianças para assistir a animação Rio 2

A chegada do Cine B no Pantanal gera uma grande expectativa na comunidade segundo Edilma Suênia Linhares, gerente do Procedu. Isso porque o projeto já esteve lá no ano passado com o Cine Comunidade, projeto do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em parceria com a Brazucah Produções. “Infelizmente os moradores não têm acesso à cultura. Hoje é dia da Virada Cultural e as pessoas querem ter atividades por aqui também. Com o Cine B as famílias vem para cá, e fortalece o vínculo entre a comunidade e a entidade. Tudo com apoio do Sindicato”, comemora.

Seu Antonio, fez pipoca para mais de 400 pessoas e ainda teve tempo de sortear brinde. Na foto, ao lado de Cidálio Vieira Santos, coordenador do Cine B

O Procedu é uma grande referência no Jardim Pantanal. Criada em 2007, a entidade desenvolve trabalho com crianças, famílias e idosos nas áreas de educação, serviço social e cultura. Em parceria com a prefeitura de São Paulo, oferece serviços como o Centro para Criança e Adolescente (CCA) que atende 120 crianças, o Núcleo de Convivência para o Idoso (NCI) que atende 200 pessoas e o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) que acompanha 1.036 famílias. Também disponibiliza um polo de moda e cursos profissionalizantes na área de construção civil. Além disso, oferece diversos cursos na área cultural como música e dança. Dois dos grupos, o Balé do SASF e o Street Dance do CCA, formados por crianças e adolescentes, fizeram apresentações antes do início da sessão.

Grupo de Street Dance, formado alunos do CCA Procedu

Grupo de Balé formado por crianças e adolescentes atendidos pelo SASF ao final da apresentação antes da sessão de cinema

Para José Mário Ladislau de Queiroz, conhecido como Zé Mário, funcionário do Sindicato dos Bancários e responsável para que o Cine B chegasse até o Jardim Pantanal, é sempre bom ver a casa cheia. Sinal do grande prestígio que o projeto vem conquistando junto à comunidade. Foi possível encontrar muitas famílias indo à sessão juntos, com filhos, netos e sobrinhos.

Zé Mario, do Sindicato dos Bancários, Suênia, do Procedu, Cidálio, do Cine B, e Aline Cabral da Silva, também do Procedu

Assunção Maria da Conceição, 54 anos, estava pela primeira vez numa sessão. Moradora do Pantanal há 15 anos, trouxe os sobrinhos para acompanhar uma sessão. Vera Lúcia do Carmo Moreira, 31 anos, era outra estreante numa sala da sétima arte. Moradora da região há nove anos, estava acompanhada do filho Matheus. “Amei o filme, a organização, os brindes, vocês estão de parabéns”, elogiou.

Vera Lúcia e o filho. “Amei a organização”

Muita gente presente pela primeira vez numa sessão de cinema

No final, rolou muitos brindes e uma grande confraternização entre os profissionais do Procedu e Cine B pelo belo trabalho realizado. Valeu pessoal e até a próxima sessão.

As irmãs Mari Pereira Santiago e Luciane Pereira Santiago vencedoras da gincana de nome de filmes brasileiros

Muitas camisetas sorteadas entre os que responderam a pesquisa de satisfação

Cidálio, Zé Mário e profissionais do Procedu

Até a próxima sessão!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 40 mil espectadores em mais de 350 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>