Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Jardim Brasília prestigia mais uma sessão do Cine B

Jardim Brasília prestigia mais uma sessão do Cine B

IMG-20150626-WA0009

Texto e fotos por Carlos Rizzo

 Mais de 200 pessoas lotaram o salão de atividades da ONG Juntos, que fica na Zonal Leste, para assistir a animação Rio 2. Foi a quinta vez que os moradores da região receberam o projeto

Os moradores do Jardim Brasília, que fica na região do Aricanduva, Zona Leste de São Paulo, contaram com mais uma sessão do Cine B na última quinta, 25 de junho. A ONG Jardins Unidos num Trabalho de Obras Sociais, ou simplesmente Juntos, como é conhecida, recebeu pela quinta vez o projeto. Agora para acompanhar as ararinhas azuis Blu, Jade e seus filhos numa aventura pela Floresta Amazônica, na animação Rio 2, produção com roteiro e direção do brasileiro Carlos Saldanha.

Moradores do Jardim Brasília marcaram presença na sessão do Cine B

A sessão de Rio 2 integra a programação especial da 16ª edição do Cinema Petrobras em Movimento, iniciativa que difunde e exibe filmes de longa-metragem da recente produção nacional por todo o país. A parceria com o Cine B, vai possibilitar levar o filme a outras sessões, durante o mês de junho. No Jardim Brasília também foi exibido o curta-metragem Pajerama, que acompanha a caçada de um índio em meio a acontecimentos estranhos. A animação tem roteiro e direção de Leonardo Cadaval.

Em cartaz a história do casal de ararinhas azuis

O Cine B é sempre bem-vindo, conta Humberto Canavesi, diretor da entidade e um de seus fundadores, há mais de 35 anos. “É uma excelente parceria, movimenta a comunidade além de divulgar o cinema nacional. Hoje temos aqui várias pessoas que nunca foram ao cinema, prova de que sempre vem gente nova participar da atividade. É uma iniciativa brilhante do Sindicato dos Bancários”, destaca.

Vai uma pipoquinha aí?

A entidade conta com atividades para a terceira idade por meio do Núcleo de Convivência para o Idoso, em convênio com a prefeitura de São Paulo. Mas também oferece atividades para crianças e adolescentes. Segundo a professora Cibele Moura, o espaço é um Ponto de Cultura que abre as portas para a prática da capoeira. Antes da sessão, os alunos fizeram uma bonita apresentação de maculelê e capoeira, comandados pelo contra-mestre Pavão.

Grupo de Capoeira Mandinga apresenta uma dança de maculelê

E a tradicional capoeira, um show à parte

Raulina Araújo Ruiz, 70 anos, moradora do bairro há mais de 40 anos e frequentadora do espaço, conta que foi a primeira vez que pôs os pés numa sessão de cinema. “Nunca tive interesse, não encontrava tempo para sair, mas confesso que adorei a sessão, é muito bom”, avalia. Já Marina Matias, 68 anos, moradora do bairro há mais de 20 anos, explica que foi a primeira vez a uma sessão por vontade própria. “Uma vez, há mais de 50 anos, fui levada ao cinema pela dona da casa que trabalhava, logo que cheguei de Alagoas. Depois não tive mais oportunidade”, relembra.

Marina, Raulina e seu Luiz com os brindes da Surya Brasil

Mesmo aqueles que já foram ao cinema aprovaram o projeto. Wildejany Santo da Silva, 38 anos e sua filha Amanda de Fátima, 10 anos, aluna de capoeira, ficaram até o final da sessão para acompanhar os sorteios dos brindes. “É a primeira vez que eu participo e estou gostando”, comentou Wildejany. Como acontece em toda a sessão, muitos dos presentes, além de prestigiar um filme brasileiro com pipoca de graça, ainda podem levar brindes para casa.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do Cine B e Humberto Canevasi, diretor da ONG Juntos, sorteando os brindes

Brindes para todas as idades

Até a próxima sessão!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 40 mil espectadores em mais de 350 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>