Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Tudo que Aprendemos Juntos em Paraisópolis

Tudo que Aprendemos Juntos em Paraisópolis

DSC_0577

Foto e texto: Carlos Rizzo

CINEB esteve no último sábado (4/6) no CCA São José, em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, para exibir mais uma sessão do filme Tudo que Aprendemos Juntos. A atriz Bruna Oliveira da Silva esteve presente e participou de um debate ao final da sessão.

Nem a chuva constante que caiu sobre a cidade de São Paulo durante toda a tarde e noite de sábado (4/6) foi motivo para afastar os moradores do bairro Paraisópolis de mais uma sessão do CINEB. A sala de cinema montada improvisadamente na laje coberta da edícula da casa que abriga o CCA São José foi o suficiente para acolher cerca de 80 moradores e frequentadores do espaço.

Compareceram à sessão moradores do Paraisópolis e famílias que frequentam o CCA São José

Em cartaz, o longa Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado. O filme conta a história de Laerte, um talentoso violinista que se vê obrigado a dar aulas de música na comunidade Heliópolis depois da tentativa fracassada de ingressar na Osesp. Tem como ponto de partida a peça Acorda Brasil, escrita por Antonio Ermínio de Moraes sobre a experiência do Instituto Bacarelli na comunidade Heliópolis, em São Paulo. Sua estreia nacional aconteceu em dezembro do ano passado, já passou pelo circuito comercial e segue uma carreira internacional com os direitos vendidos para ser exibido em 22 países.

Na abertura oficial da sessão, o gerente do CCA Fábio Vicente Souza, a atriz Bruna Oliveira da Silva e o coordenador do CINEB Cidálio Vieira Santos

O CCA São José é uma parceria entre Prefeitura de São Paulo e a Cáritas da Diocese de Campo Limpo. Atende cerca de 250 crianças de 6 a 14 anos no contra-turno escolar.  As crianças e adolescentes contam com alimentação, e participam oficina de artes, música, informática e reforço escolar.

Mesmo com a chuva, moradores saíram de casa para acompanhar a sessão.

O CINEB chegou pela primeira vez ao Paraisópolis por meio de uma outra sessão, que aconteceu na Paróquia dos Santos Mártires, no Jardim Ângela, em maio. Lá, Fábio Vicente Souza, gerente do CCA São José conhecei pela primeira vez o projeto e se interessou bastante em levar o projeto a uma das comunidades mais carentes da cidade de São Paulo. Segundo Souza, “a comunidade é muito carente de cultura. As pessoas não têm oportunidade de ir a um cinema aqui na região do Morumbi. A média das famílias são de seis pessoas. Imagine o custo desse tipo de lazer para uma família que ganha um ou dois salários mínimos. Por isso o projeto de vocês é fundamental. Para levar a cultura, o cinema brasileiro para quem não tem condições”, reflete.

Bruna respondeu várias perguntas e curiosidades sobre a produção do filme e sua trajetória profissional.

Bruna Oliveira da Silva, integrante do elenco do filme, que faz a personagem Tati, participou de um debate com o público logo após a sessão. Moradora de Osasco, ela conta que foi descoberta pela produção do filme através do Facebook. “Tinha feito um curta metragem através de um projeto social da comunidade e também tinha trabalhado em comerciais. Para mim foi um sonho, sempre quis trabalhar com o Lázaro Ramos – que faz o papel do professor de violino – e quando vi estrava contracenando com ela”, explicou a plateia atenta.

Bruna recebeu carinho e tietagem do público presente.

Bruna conta que toda a produção do filme durou cerca de quatro anos. “Nós ficamos um ano estudando música e o instrumentos que iríamos tocar, mais um ano de preparação. Eu aprendi bastante”, comenta. A atriz não parou por aí. Depois do filme ela já atuou no seriado Pedro e Bianca da TV Cultura e no filme A Despedida, de Marcelo Galvão, com estreia marcada para junho (9/6). “Adorei o projeto e o clima aqui em Paraisópolis”, comentou após a sessão.

Valeu, pessoal. Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>