CINEB traz “Chico” para Regional Paulista

O CINEB exibiu na última quinta-feira, (9/6) o documentário Chico – Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr. A sessão aconteceu na Regional Paulista e contou com a apresentação do coletivo Educulturapopular e grupo Fauv’s, que cantaram canções de Chico Buarque antes da exibição do filme.

Nem o frio atrapalhou os fãs de Chico Barque, quem compareceram à sessão na Regional Paulista.

O CINEB estreou mais um filme brasileiro em junho: Chico – Artista Brasileiro, uma documentário sobre a trajetória de Chico Buarque de Hollanda, presença permanente no cenário cultural e no imaginário coletivo dos brasileiros pela riqueza de música, poemas, dramartugia e romances construídos ao longo dos últimos 50 anos. A sessão aconteceu na última quinta-feira, (9/6) na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Luiz Cláudio Marcolino, idealizador do CINEB e Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

No filme de Miguel Faria Jr, Chico conta os acontecimentos marcantes de sua vida, mostra seu cotidiano, seu método de trabalho, seu processo criativo, sua trajetória. A montagem de um show com Chico e convidados é o eixo ao redor do qual irá gira o filme. A partir das canções apresentadas, o protagonista vai nos contar como nasceu cada uma delas, irá nos conduzir a outras canções e assim iremos acompanhar seu percurso, sempre tendo em foto as canções e a palavra escrita, ou seja, o artista.

Luciano Nogueira, professor de filosofia da EE João XXIII com a esposa e filho.

A sessão atraiu a atenção de muitos moradores da região da Paulista, Augusta e Consolação que foram conferir o documentário que ficou no circuito comercial por um período muito curto no final do ano passado. Mas quem chegou para assistir ao filme teve uma surpresa: o CINEB convidou o Coletivo Educulturapopular, formado por Analu de Camargo, Analu Nogueira e Daniela Bontempi para cantar duas canções de Chico Buarque. Acompanhadas por dois integrantes da Banda Fauv’s, Vinicius Trindade e Raphael Bontempi, o coletivo interpretou Geni e o Zepelim e Roda Viva.

Show com o coletivo Educulturapopular e a banda Fauv’s.

Analu de Camargo, ex-bancária e moradora do Parque Bristol, região da Saúde, conta que o coletivo atua nas áreas de educação e cultura. “Levamos nosso trabalho para escolas buscamos dar formação para os artistas da região” expõe. A educadora e atriz Daniela Bontempi conta que acompanha o CINEB há muito tempo. Para ela o trabalho que o projeto faz é essencial na cidade de São Paulo, porque “proporciona a possibilidade das pessoas conheceram o cinema brasileiro, principalmente à que não tem acesso”, comenta.

Poliana Su e a filha Saanjh Su Kumar, moradoras da região: “Uma surpresa descobrir que temos cinema aqui”.

A sessão contou com a presença de Luis Cláudio Marcolino, ex-deputado estadual e o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Marcolino foi o idealizador do projeto CINEB e contou para o público os primeiros passos do projeto: “queríamos levar cultura para lugares diferentes daqueles onde aconteciam as atividades do Sindicato. Então fizemos um projeto piloto com três sessões nas comunidades da Zona Oeste. Deu muito certo. Já se passaram oito anos e nós cobrimos todos os cantos do território da cidade de São Paulo, Osasco e Região levando o cinema e a cultura”, comemora.

Maria das Graças: “Essa é a quinta vez”.

Maria da Graça Ramos Pereira, moradora da região da Paulista é fã do projeto. “Sempre que posso eu venho à sessão. Essa é a quinta vez”, comenta. Já o professor de filosofia Luciano Nogueira saiu do Butantã com esposa e filho para assistir ao filme. Fã de cineclubismo, ele dá aulas na EE João XXII, que recebeu o projeto no último dia 3 de junho. “Quando morava na Zona Leste, acompanhava um projeto chamado Cine Beco. Era uma iniciativa parecida com a de vocês. Lá na escola todos elogiaram muito a sessão”.

Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

CineB Regional Paulista

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *