Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / CINEB aborda agricultura urbana em novo filme

CINEB aborda agricultura urbana em novo filme

still01174101

Apart-Horta, média metragem escrito e dirigido por Cecília Engels, será exibido entre os meses de julho e agosto. A produção independente aborda questões ligadas à agricultura urbana. A cineasta estará presente nas sessões do dia 29 e 30 de julho.

Entre os meses de julho e agosto, o CINEB exibirá cinco sessões do média-metragem Apart-Horta, escrito e dirigido pela jovem cineasta paulista Cecília Engels. O filme aborda uma questão cada vez mais presente na vida das pessoas que moram  nos grandes centros: a agricultura urbana.

O filme conta a história da baiana Nazaré que vai a São Paulo pela primeira vez para visitar seu irmão Natanael, que vive na cidade há oito anos. Natanael tem um estilo de vida voltado ao trabalho, já Nazaré vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Aos poucos trazendo seu axé e cultivando alimentos no apartamento, Nazaré germina a transformação no ambiente da vida de Natanael e do prédio em que ele vive.

O filme é entrecortado com quatro mini-documentários de personagens reais que realizam experiências de cultivo de alimentos na cidade, como Claudia Visoni, jornalista e ativista do movimento da agricultura urbana, que trabalha nas hortas Comunitárias da Paulista e do Parque das Corujas; e os Moradores da Comunidade Caminho da União, que realizaram um sonho coletivo ao se unir para ocupar um terreno, que antes era só mato, para cultivar uma horta coletiva.

Engels conta que o argumento do filme foi escrito para um concurso de roteiro, foi premiado e recebeu a verba para ser produzido. Ficou pronto em 2015 e está rodando o circuito de mostras e festivais, e já foi exibido no Itaú Cultural e na Virada da Saúde. “O filme contagia as pessoas com o interesse em cultivar alimentos em casa. Além da trama de Nazaré e Natanael o filme mostra experiências reais que reafirmam: sim isso é possível! Tem gente plantando em espaços muito pequenos”, explica.

Os personagens do filme tocam no tema da reciclagem, do preço dos alimentos, do reaproveitamento da matéria orgânica (minhocários) e também do preconceito e da desinformação que rondam estes temas. A cineasta estará presente nas sessões do dia 29 e 30 de julho, que acontecem na Zonal Leste e Zona Sul respectivamente – veja a programação.

Sobre a diretora

Cecilia Engels nasceu e cresceu em São Paulo. Se formou em Cinema na FAAP. Começou sua carreira roteirizando e dirigindo o curta metragem Um Par a Outro (12min, 35mm), que trata do desejo de um casal gay de ter um filho. O filme foi apresentado em mais de 30 importantes festivais pelo mundo e recebeu diversos prêmios. Seguiu no estilo do cinema independente realizando outros três curtas metragens: Não Deixe Joana Só, Meu nome é Bongo eu toco djembe e No que me toca. Sua estréia com média metragem foi no documentário O Povo Dourado Somos Todos Nós, que neste momento faz parte da programação do Canal Brasil. Em 2014 escreveu o roteiro de Apart Horta para o concurso Filma Brasil – um concurso online com a temática da alimentação e energia. O roteiro foi premiado e recebeu a verba para ser produzido.

 

SERVIÇO

DIA: 22 DE JULHO –  sexta-feira – 19H

LOCAL: Associação Defesa da Cidadania / Associação Sonhos Dourados

ENDEREÇO: Rua Corumbataí 950 – Parque Paraiso, São Paulo.

 

DIA: 29 DE JULHO – Sexta-feira – 19H

LOCAL: Procedu – Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal

ENDEREÇO: Rua 5 de novembro, 713 – União de Vila Nova, São Paulo

 

DIA: 30 DE JULHO – Sábado – 19h, ao ar livre

LOCAL: Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

ENDEREÇO: Rua Sachio Nakao, 28 – Colônia Paulista, Parelheiros, São Paulo

 

DIA: 6 de AGOSTO – Sábado  – 19H

LOCAL: Centro Comunitário Conquista em Cristo

ENDEREÇO: Rua Alagoa Nova, 501 – Perus, São Paulo

 

DIA: 19 DE AGOSTO – Sexta-feira – 19H

LOCAL: Salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

ENDEREÇO: Rua Brentano,437 – Vila Hamburguesa, São Paulo

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>