Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Diretora de Apart Horta vai à sessão no Procedu

Diretora de Apart Horta vai à sessão no Procedu

DSC_0491

Texto e fotos: Camila Villa

Na última sexta-feira, 29 de julho, o CINEB foi pela quarta vez ao Procedu, Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal, também conhecido como Procedu Novo Pantanal, uma entidade localizada no bairro de União Vila Nova, distrito de Vila Jacuí, próximo a São Miguel Paulista para exibir o filme Apart Horta de Cecília Engels.

Além da exibição do filme, a própria diretora foi até a comunidade conversar diretamente com o público. A entidade tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento das pessoas preparando o individuo para o exercício da cidadania, vida familiar, qualificação para o trabalho, ajudar na solução das necessidades dos moradores do bairro e adjacências, agindo nos problemas de caráter educacional, cultural e social desenvolvendo atividades assistenciais e socioeducativas junto aos moradores de situação mais vulnerável, atendendo aproximadamente 1.040 famílias.

Sessão cheia para debater a agricultura urbana.

Apart Horta é um filme que mistura ficção e realidade e retrata a agricultura urbana, ou seja, como cultivar uma horta dentro de apartamentos, casas e nas grandes metrópoles. De acordo com Cecília Engels, a ideia do filme partiu de um projeto de alimentação saudável na internet. A exibição do filme pelo CINEB no Procedu contou com a presença de 150 pessoas, entre adultos e crianças que acabaram se interessando pelo tema e pela proposta de fazer uma horta em casa.

Everton, coordenador do Procedu, Cidálio Vieira Santos do CINEB e a diretora do filme Cecília Engels

Algumas senhoras que estavam presentes, como a dona Maria dos Reis Santos, já possuem uma horta bem rica em verduras, temperos e até algumas frutas “Já tenho a horta há mais de anos. O hábito de cultivar vem desde a infância quando eu morava na fazenda, agora eu compro terra e planto na laje. Tem de tudo, cidreira, pitanga, hortelã, capim santo, cenoura, caqui”. Além da dona Maria, Miriam Glicério da Silva, também moradora da comunidade nos contou que há três anos já cultiva algumas coisas, como cheiro verde, cenoura, salsinha, cebola, cebolinha, tomate e alface. Mas diferente da dona Maria, Miriam teve a idéia devido ao aumento nos preços das verduras e legumes nos últimos anos, aproveitando para economizar o dinheiro que seria gasto com esses alimentos.

Público do Procedu participa do debate com a diretora

A criançada também não ficou para trás. Durante a conversa com a diretora do filme, Cecília, muitas se empolgaram em contar suas aventuras de plantio de pequenas mudas, como feijão e mostraram interesse em ajudar a família a manter uma horta caseira.

Cecília ao lado dos moradores que ganharam brindes

Algumas das pessoas que estavam presentes na exibição de Apart Horta nunca haviam ido ao cinema e gostaram da iniciativa do CINEB de levar o cinema à associação de forma gratuita e divertida e já aguardam por uma próxima. Além da exibição no Procedu, o filme de Cecília também foi exibido no domingo, 31 de julho no Canal Brasil as 12h30. No final da apresentação o CINEB fez um sorteio de mudas de plantas e camisetas do projeto para o público.

Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>